Dentro do universo do marketing digital, é muito importante mensurar o tempo que você gasta para cada ação realizada. Mais do que isso, ter suas tarefas organizadas e fazer uma boa gestão do tempo, é algo fundamental para cumprir prazos e economizar recursos e dinheiro. Nosso CEO, Fábio Ricotta, gravou um vídeo exclusivo, recheado de dicas de ferramentas que você pode utilizar para ser mais produtivo e organizado. Dê o play e confira:

Organização do Trabalho e Gestão do Tempo

Quando Fábio iniciou sua trajetória no marketing digital, já costumava utilizar uma ferramenta para organizar suas tarefas. Conhecida como “Tasklist”, a ferramenta era bem simples e listava as tarefas que deveriam ser executadas durante o dia. Para uma melhor gestão do tempo, a ferramenta também contava com recursos para você informar a pausa para o café no período da manhã e da tarde, bem como início e término do horário de almoço.

Utilizar uma ferramenta como essa pode parecer algo muito controlador ou regrado, mas o fato é que isso ajuda de mais no fator produtividade. Ter controle sobre algo que precisa ser feito e administrar seu tempo, é algo valioso para se entregar melhores resultados e obter altos níveis de excelência em seus trabalhos.

Ferramentas Para Organizar Tarefas

Atualmente, você encontrará com facilidade uma série de ferramentas de gestão de projetos e apps para organizar tarefas. No artigo de hoje, faremos a indicação de algumas que já tivemos contato e que certamente ajudarão você a aumentar sua produtividade no trabalho. Um dos maiores erros de quem não utiliza uma ferramenta para manter suas tarefas organizadas, é querer fazer tudo ao mesmo tempo, ou ainda, não saber o que precisa ser feito. Quem não tem esse controle, acaba ficando perdido ou desperdiça seu tempo com coisas que não precisam ser feitas.

A ideia de utilizar uma ferramenta, é ter blocos definidos de atividades recorrentes, seja responder e-mails, fazer ligações, escrever artigos, otimizar campanhas de marketing, etc. Além disso, é necessário incluir as atividades novas também, que apesar de não serem corriqueiras, precisam ser mensuradas. Isso permitirá que você mantenha seu foco em algo que já está programado para ser feito.

Trello

Hoje, quando o assunto é organização de tarefas, um dos softwares mais conhecidos do mercado é o Trello, o qual possui uma interface muito simples e intuitiva e que ajuda você a dividir as atividades em blocos. O interessante do Trello é que ela é uma ferramenta bem visual, ou seja, você consegue identificar facilmente quais são as atividades que precisam ser realizadas, as que estão em andamento e as que já foram concluídas!

Além de utilizar a interface WEB do Trello no seu computador, suas tarefas ficam sincronizadas e também podem ser visualizadas no tablet ou no smartphone. Para isso, basta fazer o download do app na App Store ou no Google Play!

Runrun.it

A Runrun.it é a ferramenta que atualmente utilizamos na Agência Mestre para gerenciar e organizar as tarefas. Ela possui alguns recursos que não encontramos no Trello, tais como a contagem de tempo para realizar uma tarefa (com botão de play e pause) e também dependências e interdependências entre tarefas. Ou seja, é possível mensurar corretamente o tempo gasto em cada tarefa e também é possível identificar o que é necessário que aconteça para que uma tarefa possa ser iniciada ou entregue.

Por ser uma ferramenta mais robusta e com recursos mais avançados, a Runrun.it é um gerenciador de tarefas e projetos, voltada para empresas e corporações que possuem mais colaboradores. Se você é um profissional liberal, um freelancer ou possui uma agência de pequeno porte, pode utilizar o Trello, tranquilamente.

Asana

Outra ferramenta similiar a Runrun.it, é a Asana, a qual possui recursos bem interessantes para que você gerencie facilmente a sua equipe de trabalho. O aspecto visual da ferramenta é um dos pontos fortes, o que permite que você entenda facilmente o fluxo de atividades em sua empresa. Por ser uma ferramenta mais completa, também é indicada para empresas.

Todoist

Uma ferramenta bem simples e prática, e que podemos dizer que é intermediária entre o Trello e a Runrun.it, é a ferramenta Todoist, a qual possui um design clean, sem distrações e também oferece bons recursos para se trabalhar em equipe. A Todoist permite você trabalhar com tarefas, subtarefas, projetos e subprojetos e também conta com notificações, gráficos de produtividade e tudo aquilo que uma boa ferramenta precisa ter!

Pipefy

Outra ferramenta que você pode testar, é a Pipefy, a qual também tem sua organização pautada nos cards, seguindo o mesmo estilo do Trello. É uma ferramenta que vem ganhando espaço e notoriedade no mercado de marketing digital e vale a pena ser testada, pois criar uma conta por lá é grátis!

Conclusões

No final das contas, não existe apenas uma ferramenta de gestão de projetos e organização de tarefas que seja ideal para todos. Você precisa implantar aquela que funciona melhor para o seu caso e para o cenário da sua empresa. Por isso, teste as opções listadas nesse artigo e escolha a que melhor atende as suas necessidades. Mais importante da ferramenta, é o controle que você faz, mesmo que esse seja feito através de uma planilha do Google Docs.

Quando você utiliza uma ferramenta, você consegue estimar o tempo médio das tarefas que são realizadas por você ou por seus colaboradores. Crie também o hábito de compartilhar sua agenda com as pessoas que você precisa falar ao longo da semana. Dessa forma, todos estarão cientes de que aquele tempo já estará destinado para esse propósito.

Aprenda Mais!

Gostou desse vídeo e desse conteúdo? Assine o canal do Fábio Ricotta no YouTube, para receber as dicas em primeira mão. Ah, e não esqueça de inscrever-se gratuitamente em nossa newsletter, para que nossos conteúdos cheguem semanalmente direto na sua caixa de e-mail.

Um abraço e sucesso!