Como Criar Um Infográfico de Qualidade

Quer aprender quais elementos são importantes na hora de criar um infográfico de qualidade? Então, dê o play no vídeo que nosso CEO Fábio Ricotta preparou pra gente:

O Que é Infográfico?

Um infográfico é a representação visual de uma informação. Em resumo, são imagens, focadas em transmitir uma informação de forma dinâmica, rápida e útil para o seu público alvo.

Um dos pontos mais interessantes de se produzir infográficos é a capacidade de viralização que eles têm. Quando você produz um infográfico com boas informações, com um design atraente e um assunto que seja relevante, as chances desse conteúdo ser compartilhado em redes sociais e em outros sites que atuam no mesmo nicho, são enormes. Isso dá visibilidade para o seu negócio e pode até lhe posicionar como autoridade em seu nicho.

Processo de Criação

O primeiro passo é entender qual é o público-alvo do infográfico, quem irá consumir tal conteúdo. Por exemplo, imagine que você quer fazer um infográfico para um dos parques da Disney.

Provavelmente, esse conteúdo será útil para famílias e crianças e poderá representar através de figuras, ilustrações e textos, informações sobre: quantas pessoas frequentam tal parque por dia, quais são os brinquedos mais procurados, qual é a nacionalidade das pessoas que mais frequentam o parque e por aí vai. Portanto, o ideal é utilizar seções dentro do infográfico, com informações sobre história, estatísticas, informações âncoras, entre outas.

Depois de definirmos as seções, precisamos nos atentar para os elementos de design do infográfico. Ou seja, qual será o estilo das imagens, quais serão as cores utilizadas, etc. O ideal é buscar referências sobre o tema que será abordado em sua peça e o site Pinterest pode ser uma boa fonte de inspiração para você, pois lá você consegue fazer buscas e ter ideias sobre criações que foram feitas ao redor do mundo.

Além dos itens citados acima, atente-se sempre para a legibilidade do infográfico. Muitas vezes tentamos incluir tantas informações na peça, que o infográfico acaba ficando poluído e com difícil leitura. Para que o infográfico tenha boa leitura até mesmo em tablets e celulares, dê preferência para fontes um pouco maiores, com pelo menos 16px. Se você precisa utilizar muito texto para representar uma informação, provavelmente você está fazendo do jeito errado, pois a ideia é utilizar informações mais diretas. Quanto mais representação visual, melhor.

Arquitetura do Infográfico

É importante que a pessoa olhe para o seu infográfico e consiga ver uma sequência lógica de informações. Por isso, nossa recomendação é que você praticamente conte uma história através do infográfico. Normalmente, utilizamos 3 ou 4 seções em nossos infográficos, para termos um bom enredo.

Para ver na prática como funciona a organização das informações, conheça a galeria de infográficos da Mestre, na qual você encontra alguns dos trabalhos que já realizamos para nossos clientes.

Divulgação

Você pode utilizar o seu site/blog, sua lista de e-mail e também as redes sociais para divulgar os infográficos que produz. Pinterest e Facebook são excelentes opções para divulgação. No entanto, ao divulgar o trabalho, procure não entregar o infográfico por inteiro. Nossa recomendação é que você crie uma imagem menor, apenas com o título e uma ilustração que represente a arte como um todo e convide a pessoa a visitar seu site, onde ela encontrará o infográfico completo. Assim, você conseguirá mais visitas para o seu site.

Ferramentas

Na internet você encontra algumas ferramentas que facilitam a vida de quem quer criar infográficos. Visually e infogr.am podem ajudá-lo nesse processo.

Vídeos em Primeira Mão

Quer receber dicas diárias sobre SEO, marketing digital e empreendedorismo? Então, inscreva-se no canal do Fábio Ricotta no YouTube. Todo dia tem um vídeo novo por lá! Um abraço!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “Como Criar Um Infográfico de Qualidade”

  1. David Galisteo

    Boas dicas! Uma ferramenta muito boa que eu recomendo para fazer infográficos é Genially. Se gostam da interatividade e da animação nos infográficos, eu recomendo que experimentem. É muito fácil de usar e os resultados vão surpreender-vos pela sua qualidade e originalidade.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>