Como Mensurar Resultados com Agências ou Profissionais Diferentes no Projeto

Se você é uma agência de Marketing Digital ou que atende alguns dos pilares da área (como mídia, conteúdo, SEO, etc), certamente já se deparou com projetos que envolvem outras empresas e profissionais. Mas, nesses casos, a grande dúvida que surge é como mensurar resultados com agências ou profissionais diferentes em um mesmo trabalho.

É sobre isso que o Fábio Ricotta, CEO da Mestre, vai falar no episódio de hoje da Mestre TV. Dê o play e confira!

É normal para quem trabalha em uma agência de Marketing Digital ter que dividir alguns projetos com outras empresas. Nesses casos é inevitável haver interseções do trabalho de uma área na outra e, na mesma medida, que haja também contribuições de uma estratégia para a outra.

Neste cenário, quando há um entendimento do cliente que as agências precisam trabalhar juntas para trazer os resultados desejados e há sinergia entre as empresas, é o melhor dos mundos. O mesmo não acontece quando duas agências diferentes não conseguem alinhar suas estratégias e não falam a mesma língua. Aí, a dificuldade está em separar as responsabilidades e entender como é possível reverter uma situação negativa.

Conheça os diferentes tipos de conversão para mensurar resultados com agências

Se você é um profissional de Marketing Digital ou se é dono de uma empresa que contratou agências diferentes para um mesmo projeto, é importante que entenda as duas diferentes maneiras de analisar conversões para saber mensurar corretamente os resultados.

Conversões de Last Click: são ações que geram diretamente uma conversão. Exemplo: alguém clicou em um anúncio, viu o produto e comprou.

Conversões assistida: quando uma ação gera uma venda indireta. Exemplo: a pessoa clica no anúncio, inscreve-se na newsletter, recebe um e-mail, confere o produto e só depois ela efetua a compra.

Agora, você deve estar se perguntado porque conhecer esses tipos de conversão é importante, não é?

Pois tendo a clareza do caminho que o seu lead percorre até a conversão desejada, é possível notar o trabalho de cada área do seu projeto. Além disso, ao ter uma visão integrada, mesmo de um trabalho executado por equipes distintas, é possível otimizar as estratégias e ter um potencial de crescimento muito maior.

É mesma lógica de um jogo de futebol. Quando um time ganha, o atacante que marcou o gol não é o único responsável pela vitória. O goleiro que fez defesas, o zagueiro que segurou o ataque adversário e o meio campista que deu o passe também deram a sua contribuição!

Pense na sua estratégia digital com diferentes agência como  complementar

É preciso ter a visão que todas as empresas que estão envolvidas em um mesmo projeto trabalham para o sucesso. E ainda que seja necessário fazer a cobrança individual por resultados, é importantíssimo saber analisar todo o caminho percorrido pelo lead para saber onde estão acertando ou errando.

Como profissional, é de extrema importância não olhar o trabalho como algo individual quando ele é compartilhado com outras equipes e, como dono de agência, é essencial conhecer os dois tipo de conversão para poder cobrar e reconhecer corretamente cada empresa.

 

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>