Mestre TV Episódio 62 – Como aumentar o retorno do seu investimento

Olá Leitores da Mestre! Tudo bem com vocês? No episódio 62 da Mestre TV, nosso CEO Fábio Ricotta vai ensinar como aumentar o retorno do seu investimento, sem necessariamente aumentar o seu gasto. Dê o play e aprenda!

Se você já teve contato com algum profissional de marketing e perguntou “como posso aumentar o retorno do meu investimento? ”, provavelmente a resposta foi “investindo mais”.

Mas, o que acontece quando não dispomos de capital? Fique tranquilo, existem duas formas de aumentar os seus resultados, sem a necessidade de investir mais dinheiro. Aprenda a seguir!

1ª Forma: Mais eficiência nas suas páginas!

Mude a concepção de que é necessário investir mais para aumentar os resultados. Aumentar a eficiência do que você oferece para o usuário é uma excelente maneira de aumentar o seu retorno sobre o investimento. Seja na ponta que acontece a busca por ele, seja na ponta que você recebe ele.

Se tratando da ponta em que recebemos o usuário, uma técnica pouco explorada pelo mercado é melhorar a construção das páginas. Ou seja, depois do seu público ser impactado por algum anúncio, post em rede social ou realizar uma busca no Google, ele vai clicar em um link e ser direcionado para uma página.

A experiência nessa página deve ser perfeita e existem vários pontos de melhoria para maximizar os resultados dela, mas a técnica que vai ajudar você sem gastar muito é a realização de Testes A/B. A partir disso é possível mensurar a eficiência de títulos, imagens, vídeos e tudo mais que envolve a navegação do usuário. Assim você consegue otimizar a página e aumentar o retorno do seu investimento.

Outra dica importante é: não cultive verdades absolutas em sua comunicação na internet. Teste suas páginas incansavelmente e comprove a eficiência das cores, linguagens, mídias, formatos, fontes, etc. Para isso existem várias ferramentas gratuitas como o próprio Google Analytics.

2ª Forma: Avaliação completa de quais são os seus canais de aquisição do público!

A segunda etapa é um pouco mais complexa do que a primeira, mas com ela você consegue identificar se está atingindo com precisão o seu público.

Primeiro de tudo, anote essa dica: O dono de e-commerce não pode viver apenas de um canal de aquisição.

No caso dos profissionais que optam por apenas um canal, eles assumem o risco de perder muito dinheiro, pois nunca conseguirão mensurar a eficiência de outros canais, ou até mesmo responder qual é a melhor opção para o seu público-alvo.

Para uma avaliação de qualidade é preciso mensurar as compras dos leads. Pois, um canal de aquisição pode gerar 40 leads e nenhuma venda, já outro canal pode gerar 10 leads e 9 vendas com ticket médio alto. Entendeu?

Você deve saber quais são os canais que geram tráfego para você, além de calcular os custos de geração por leads (no caso do e-commerce, não necessariamente vai gerar um lead), e se ele está gerando vendas ou não. Somente assim você consegue avaliar os canais de aquisição e escalonar a verba para o canal que gera mais resultados.

Por exemplo: uma empresa investe R$10 mil reais em Facebook Ads e R$2 mil em Google AdWords. Mas, o Facebook está gerando menos resultados do que o Google, portanto não é necessário investir ainda mais no Google, é só remanejar a verba do Facebook e aumentar o retorno sobre investimento.

Caso você esteja perdido e não tenha ideia de como avaliar os seus canais de aquisição, uma excelente saída é realizar o nosso Curso de Google Analytics da Mestre Academy, que com certeza abrirá sua mente.

Recapitulando

1ª: Teste sempre as suas páginas;
2ª: Avalie a efetividade dos seus canais de aquisição;
3ª: Não tenha verdades absolutas.

As verdades absolutas podem ser muito prejudiciais para o seu retorno sobre investimento, pois hoje um canal de aquisição ou página pode gerar excelentes resultados, mas amanhã ou depois eles ficarão saturados.

Por isso é necessário buscar sempre outras alternativas, como usar as mídias sociais de forma orgânica, SEO, Youtube, etc.

Uma maneira eficiente de aumentar os resultados sem investir mais dinheiro é Melhorando o seu Processo de Venda. Acesse o link, confira o vídeo e inscreva-se no canal da Mestre Academy!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>