Analisando a Concorrência em Links Patrocinados

Analisando a Concorrência em Links Patrocinados

Olá leitores da Mestre,

Um trabalho muito comum em marketing é a análise de concorrentes. Com ela, você pode identificar os pontos fortes e fracos deles para melhorar o seu produto e/ou serviço. No marketing digital não é diferente. Podemos realizar diversos tipos de análises dos concorrentes, objetivando áreas do marketing digital, tal como SEO, conteúdo ou até mesmo links patrocinados.

Quando estamos gerenciando uma campanha de links patrocinados, uma das tarefas é realmente analisar o que os concorrentes do meu cliente estão fazendo, para que possamos melhorar ou estruturar melhor a nossa campanha de Google Adwords.

Neste tipo de análise, o que recomendo é a utilização da SEM Rush, uma ferramenta que já cobrimos aqui no blog da Mestre por diversas vezes.

Visão Geral

A primeira coisa que você deve saber sobre a SEM Rush é que ela não é uma ferramenta do Google, ou seja, os dados são apenas uma amostra do cenário total, pois eles analisam diversos resultados de busca e sites na Internet para colher os dados. Sendo assim, os números absolutos apresentados nem sempre vão coincidir com o Google Analytics, por exemplo.

Dado esta introdução, passamos ao custo. Ela é uma ferramenta onde o plano mensal mais barato requer um investimento de 69 dólares por mês, cerca de 150 reais. Acredite, é um ótimo investimento!

Analisando com o SEM Rush

A utilização é bem simples, ao acessar a ferramenta basta inserir um domínio para realizar a busca. Para ilustrar o artigo, escolhi utilizar um concorrente do website Giuliana Flores, a qual não atendemos com o serviço de links patrocinados, mas sim SEO. O concorrente escolhido é o website FloresOnline.com.br.

SEM Rush - Visão Geral

Logo de início, ao colocar o domínio do concorrente do seu projeto, você verá dois tipos de caixas: as referentes a busca orgânica e as referentes a anúncios. Neste artigo, o foco é apenas nas caixas refentes a anúncios.

Gráfico de evolução

Esta visão pode lhe dar uma noção se o concorrente está investindo mais ou menos ao longo do tempo.

Evolução do tráfego pago

Um detalhe aqui interessante: a SEM Rush deixa você selecionar um período de dados muito amplo, facilitando uma análise de sazonalidade, ou seja, você pode avaliar se existem épocas do ano que o concorrente investe mais ou menos, ganhando uma opção de contra-atacar.

Palavras-chave de Anúncios

Talvez o relatório mais interessante para os analistas de links patrocinados seja este:

Palavras anunciadas no Adwords

Ao clicar em relatório completo, você terá uma lista de palavras-chave, o seu volume de busca, o CPC e ainda qual a landing page do concorrente é relacionada para quem busca.

Relatório detalhado de palavras anunciadas

Aqui a noção principal é não pensar em obter a lista de palavras e simplesmente criar anúncios para ela, mas sim ter em mãos quais são as grandes direcionadoras de tráfego e qual a landing page indicada para que o visitante chegue no site. Tente observar se a landing page é mais focada em vendas ou em conhecimento. Só assim você poderá saber a intenção da campanha do seu concorrente.

Competidores em Anúncios

Outro ponto forte da ferramenta é detectar quem são os concorrentes que mais aparecem em uma palavra-chave juntamente com você.

Competidores de Anúncios

Com este relatório fica muito mais fácil saber quem são os concorrentes e monitorar se algum novo concorrente começa a se destacar, uma vez que o índice da SEM Rush é atualizado com uma frequência diária.

Uma dica final sobre este relatório é clicar na opção “Competition Graph” para ter acesso a um comparativo entre o site e os concorrentes detectados. O gráfico de evolução é bem interessante e importante de ter o controle a cada mês:

Gráfico de Competidores

Anúncios dos Competidores

Algo sensacional que a SEM Rush possui é a visualização dos anúncios que eles encontraram do seu concorrente. Ela chega a exibir exatamente o visual utilizado, contendo o título, descrição e URL visível.

Anúncios dos Competidores

A melhor parte deste relatório é entender quais são os call-to-actions que o seu concorrente usa, quais as formas de cativar o visitante e quais as landing pages que ele utiliza para cada tipo de anúncio. Tudo isso em um único lugar!

Locais para anunciar na Rede de Display

Por fim, um relatório útil, é o de sites que aparecem nos resultados orgânicos para as palavras-chave que o seu concorrente anuncia. Parece estranho mas a dica aqui é procurar os domínios que aparecem com a marcação abaixo:

Anúncios na Rede de Display

Isto mostra que aquele domínio possui em alguma (ou todas) página o código do Adsense, ou seja, você pode criar anúncios dentro daquele site. Vale ressaltar que é muito importante que você escolha bem quais sites anunciar, analisando caso a caso, para direcionar anúncios para os sites que realmente falam do seu assunto.

Principais Pontos

É de suma importância que você entenda que ferramentas apenas lhe trarão um complemento a sua estratégia e não podem ser a única fonte de sabedoria/inteligência dos seus trabalhos de marketing digital. Tendo isto em vista, utilize a SEM Rush para facilitar o seu dia, colhendo informações rapidamente sobre o seu concorrente e planeje novas ações baseado nestes dados.

Espero que você tenha gostado das dicas e nos vemos no próximo artigo!

Fonte da imagem: Brian Carson

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

2 Comentários para “Analisando a Concorrência em Links Patrocinados”

  1. Bruno Cruz

    Cara , vocês são fantásticos. Conteúdo de altíssima qualidade. Parabéns. Quero aproveitar e perguntar se vocês tem algum treinamento da ferramenta.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>