Como Analisar a Concorrência

Por Fábio Ricotta


Olá leitores da Agência Mestre,

Hoje em dia, a competição em qualquer nicho que se olhe é bem natural. Cada vez mais pessoas investem em empresas, tornando o mercado mais competitivo e fazendo com que os concorrentes tenham que “dividir” os consumidores que já possuem. Isto é algo natural, acontece há muito tempo antes da Internet. No nosso meio não é diferente.

Quando realizamos uma busca, no Google por exemplo, o mecanismo tenta identificar os documentos mais relevantes de websites espalhados pela Internet e assim exibe os mais relevantes. O que vemos aí é a listagem de competidores, ou melhor, páginas que competem pelo mesmo usuário naquela determinada busca.

O ponto, é que como profissionais de SEO, queremos que os nossos projetos/clientes tenham grande relevância, para que que sejam exibidos à frente dos concorrentes nos resultados das buscas. É bem óbvio isso. Mas em certos momentos, tais como na vida real, queremos identificar os movimentos dos nossos concorrentes, sabendo quantos visitantes eles possuem, qual o seu foco e como ele faz para ter mais relevância para os mecanismos de busca.

Em uma análise dos concorrentes na Internet, podemos dividir em 3 grandes frentes: quanto de tráfego ele possui, como ele tenta mostrar relevância e como o mercado produz a relevância daquele negócio.

Para isto, separei o artigo nas três frentes, onde foco em como estimar o tráfego do seu concorrente, em seguida passamos por análise on-page e por fim focamos em entender melhor os backlinks da concorrência. Vamos lá:

Estimativa de Tráfego

A importância de saber o tráfego do seu concorrente é basicamente a comparação direta: quantas visitas ele possui VS quantas eu possuo. Desta forma posso saber quão bem em termos de possibilidade de tráfego estou e assim adaptar melhor as minhas estratégias.

Google Trends

A ferramenta mais básica para esta análise é o Google Trends. Esta ferramenta oferecida pelo Google tem o propósito de estimar as visitas únicas diárias que um site recebe, exibindo um gráfico sobre este dado. Mas nem todo site tem o gráfico exibido. Em testes, observamos que para aparecer o gráfico, um site precisa ter cerca de 5 mil visitas diárias.

O interessante é que o Google anunciou semana passada que o Google Trends agora pode fazer comparação de dados entre subdomínios, logo, caso o seu concorrente utilize-se de estratégias de subdomínios, basta você analisá-los de forma separada para ter uma noção de qual área está mais relevante.

Google Insights

Certa vez a Nathalia detalhou em um artigo o funcionamento do Google Insights e o que eu mais gosto da ferramenta é que você consegue estimar o tráfego de palavras-chave, baseando em palavras que você já está em primeiro. Por exemplo, você é o primeiro lugar para a palavra-chave “sapatos masculinos” e deseja saber o volume de tráfego que o seu concorrente possui por ser o primeiro lugar para a palavra-chave “sapatos femininos”.

É um trabalho muito fácil de se fazer com o Google Insights e realmente pode-se direcionar a sua estratégia para diversas palavras-chave que você não “ataca”.

Análise On-Page

Depois de analisar um pouco a quantidade de tráfego que a sua concorrência possui, o próximo passo é entender qual a estrutura das páginas do website da concorrência. Navegue por cada site de concorrente observando todos os detalhes:

  • Como é a linkagem interna?
  • Quais textos âncoras são usados?
  • Existe um breadcrumb navigation otimizado?
  • Como é apresentado o conteúdo?
  • Que tipo de conteúdo é oferecido?
  • Qual o foco(palavra-chave) de cada página?
  • São utilizadas URLs amigáveis?

Preste atenção a todo detalhe, até mesmo sobre o layout e design das páginas, forma de escrita e linguagem utilizada – Tudo é motivo para que uma pessoa escolha outro site.

SEOmoz Term Target

Continuando a análise On-Page, o SEOmoz provê uma ferramenta interessante para verificação do uso de uma determinada keyword ao longo de uma página, é a Term Target – uma ferramenta disponível para assinantes do site que avalia o uso da keyword e dá uma nota (de F- a A+) com essa avaliação:

Esta ferramenta avalia o uso do termo escolhido considerando título, heading tags, negrito (tags strong ou b), description e alguns outros fatores. Com ela, você pode comparar o uso de uma palavra por vários websites (cada um de uma vez) e descobrir em quais pontos o seu website ainda pode melhorar.

Análise Off-Page

Sem sombra de dúvidas, o próximo passo é entender o porque das páginas dos seus concorrentes aparecerem tão bem. Neste ponto temos poucas ferramentas para entender mais sobre os backlinks de um website.

Open Site Explorer

Comentei bastante sobre a nova ferramenta do SEOmoz, a qual visa dar aos profissionais de Search uma visão mais clara de como os mecanismos de busca enxergam os links entre páginas.

Com esta ferramenta (OSE) podemos analisar quais as páginas que recebem mais links e de quais websites. Entendendo isso, podemos analisar cada página do nosso concorrente, identificando o porque daquela página receber bons links. É basicamente o processo realizado pelo blog SEO Doctor. Basta listar o conteúdo mais popular dos seus concorrentes e entender o porque aquilo gerou um apelo para o seu nicho.

Outro ponto importante é que com a OSE, podemos identificar diretórios em potencial, os quais ainda não estávamos cadastrados, e obviamente o nosso concorrente descobriu bem antes.

Conclusões

Sem sombra de dúvidas, analisar a concorrência bem pode lhe dar uma vantagem competitiva, uma vez que você sabe o que eles estão fazendo é possível procurar formas de se adaptar ou melhorar o seu website, visando ganhar mais visibilidade nos mecanismos de busca.

Este artigo mostrou de forma rápida como fazer uma análise de concorrência e se você deseja mais detalhes, vale a pena assinar um de nossos planos e obter acesso ao manual sobre análise de concorrência.

Espero que tenham gostado e até a próxima.

Crédito da Imagem: (cc) Randy Son Of Robert

LEIA MAIS
Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Comentários
  1. Ótima matéria Fábio.
    Lembrando também que analisando o trabalho de SEO do seu concorrente, você já tem um caminho do que fazer para chegar ao topo das SERP’s.

    Sabendo quais as técnicas usadas pelo concorrente, você monta a sua estratégia e adiciona o restante do seu conhecimento, produzindo assim a melhor estratégia.

    Mas, o seu concorrente também pode fazer o mesmo. Por isso, o trabalho contínuo e a Criatividade precisam andar lado a lado. Toda vez que seu concorrente descobrir uma nova estratégia sua, você precisa já estar implementando outra. Sempre estar um passo a frente. Parece meio óbvio e é na verdade. Porém, aí percebemos o valor de um profissional e equipe SEO, que tenham na veia estratégia e não só técnica.

  2. Parabéns Ricotta pelo excelente texto! Muito esclarecedor, eu diria que “a competição em qualquer nicho que se olhe é bem SOBREnatural”! haha ; )

  3. No segmento da empresa que trabalho é fatal essa analise de concorrentes, a briga na SERP é “bite a bite” e agora com a enorme quantidade de fatores para indexação fica ainda mais importante.
    Minha dúvida é quando eu tenho enorme vantagem sobre o meu concorrente em determinada Keyword e na SERP aparecem resultados do meu site até como referências de outros sites, o Google não presa diversificação de resultados, naõ vou ser um pouco prejudicado? No search cast vocês até comentaram a respeito.

  4. Ao ler o artigo fiquei com uma dúvida, por exemplo o que me adianta saber o quanto de tráfego aquele domínio recebe? Isso é fator de rankeamento ?

  5. Essa é a parte que eu mais gosto, analisar a concorrência é um passo muito importante dentro da estratégia de SEO abordada. Mais um belo artigo do pessoal da mestreseo, Abs;

  6. Sim o Open Site Explorer é muito bom para analisar os backlinks da concorrência.

    Outro que costumo usar, para análises mais rápidas em relação ao número de backlinks quer no Google, Yahoo e Bing:
    http://www.seocentro.com/tools/search-engines/link-popularity.html

    vendo ai o mestreseo está quase a chegar à cor cinzenta, que já é muito bom em quantidade de backlinks

  7. Parabéns a todos da MestreSeo, estão me ajudando muito a melhorar meu site.

  8. Ola pessoal, voces tem algum artigo sobre analise on-page detalhado, por exemplo, passo a passo?

    • Olá Helen, veja se esse artigo te ajuda melhor: Checklist de SEO.

  9. O que vale é a intensão. A concorrência as vezes tem carta na manga.

Deixe seu comentário abaixo