50+ Ferramentas de SEO para Melhorar o Seu Desempenho

Ferramentas de SEO

Olá leitores da Mestre,

Quando falamos de SEO sabemos que para muitas das nossas tarefas existem ferramentas que podem nos ajudar a poupar tempo. Aqui na Mestre não é diferente. Quando realizamos o serviço de otimização de sites também precisamos de muitas ferramentas. Neste artigo, separei diversas ferramentas que podem lhe ajudar em várias tarefas do cotidiano de um profissional de SEO. Vamos lá?

Análise On-Page

Google Webmaster Tools (Grátis)

Talvez a ferramenta mais utilizadas pelos profissionais de SEO seja esta. Como é uma ferramenta oficial do Google ela pode lhe dar excelentes dicas sobre problemas em títulos, meta descriptions, erros de crawling entre outros. Temos no Curso Avançado de SEO um módulo só sobre esta ferramenta.

Bing Webmaster Tools (Grátis)

O Bing também possui a sua plataforma para ajudar webmasters. Por incrível que pareça, ela é uma ferramenta mais completa que a do Google e pode lhe dar vários insights interessantes.

Screaming Frog (Freemium)

O Screaming Frog é um grande aliado dos nossos projetos de SEO. Com ele podemos varrer um site para ler todas as informações contidas nele. É super útil para projetos de médio porte, encontrando problemas de redirecionamento, falta de alt text em imagens, documentos duplicados, entre outros. Temos no Curso Avançado de SEO um módulo só sobre esta ferramenta.

DeepCrawl (Pago)

A DeepCrawl também é uma ferramenta que faz a varredura em seu site para encontrar problemas. A diferença é que é uma ferramenta na nuvem, então você não precisa se importar com a memória ou tráfego de internet utilizado. Vale a pena conferir!

CopyScape (Freemium)

A Copyscape é a nossa aliada para verificar se está copiando o nosso conteúdo ou se um texto que acabamos de receber está duplicado na Internet.

Web-Sniffer (Grátis)

É uma ferramenta bem simples para analisar os dados de resposta de cabeçalho de uma requisição. Muito útil para verificar redirecionamentos.

Pagespeed Insights (Grátis)

O Pagespeed Insights é a nossa escolha quando precisamos avaliar o tempo de carregamento e otimizações em HTML/CSS/JS de uma página. Ele te dá um guia completo do que fazer.

Pingdom Tools (Freemium)

A versão gratuita é muito parecida com o Pagespeed Insights. Já a parte paga permite o monitoramento de sites, aplicativos e outros. É uma solução muito interessante.


Pesquisa de Palavras-chave

SEM Rush (Pago)

Com a SEM Rush fica muito mais fácil avaliar o seu mercado e quais palavras você pode utilizar em seus projetos. Temos alguns artigos aqui na Mestre sobre a ferramenta.

Ubbersuggest (Grátis)

Uma das ferramentas mais simples e úteis de pesquisa de palavras-chave é esta. Basta entrar com uma palavra-chave e solicitar que a ferramenta verifique no Google quais são as sugestões que ele normalmente oferece para usuários. É uma forma muito boa de aumentar a sua lista e conhecer mais sobre um mercado. Temos no Curso Avançado de SEO um módulo só sobre esta ferramenta.

Google Keyword Planner (Grátis)

É a ferramenta oficial do Google para pesquisa de palavra-chave. É muito útil em Links Patrocinados mas também pode ser utilizada em SEO.

Merge Words (Grátis)

É uma ferramenta bem simples para você realizar combinações entre palavras, obtendo um número maior de palavras-chave. Um exemplo útil é colocar todas as cidades em uma coluna e, em outra, colocar os seus termos principais. Assim você terá todas as combinações possíveis.


Link Building

Open Site Explorer (Pago)

A Open Site Explorer possui um índice para você analisar quantos links qualquer website possui. Ele também dá diversas informações complementares, tais como informações sociais, títulos de páginas e códigos de retorno. É um bom investimento.

Majestic SEO (Freemium)

Uma das melhores ferramentas de análise de backlinks é esta. A grande novidade é que se você autenticar o seu website na Majestic, você tem os seus relatórios de graça. Você precisará pagar apenas para analisar outros websites que não sejam seus.

Ahrefs (Pago)

A Ahrefs vem crescendo muito na adoção pelos profissionais de SEO pela quantidade de informação que ela possui. Atualmente possui um preço muito justo e mais acessível do que outras ferramentas do segmento.

Open Link Profiler (Grátis)

Caso você ainda não tenha uma verba para direcionar para ferramentas de link building, você pode utilizar esta de graça. O ponto fraco é que as vezes a ferramenta fica um pouco lenta, mas nada que atrapalhe a sua vontade de utilizá-la.

Cognitive SEO (Pago)

A Cognitive é uma junção das ferramentas anteriores, pois utiliza a API delas, organizando a informação em um único lugar. É uma boa ferramenta para quem deseja centralizar tudo em um único local.

Ontolo (Pago)

Além de saber quem linka para você é importante saber onde achar locais para ganhar links. Este é o foco da Ontolo. Direcionar você a encontrar bons prospects para outreach.

Buzzstream (Pago)

Uma combinação de CognitiveSEO e Ontolo, é assim que eu defino a Buzzstream. Eles possuem muitas funcionalidades para quem deseja trabalhar com link building e assessoria de imprensa.


Monitoramento de Rankings

WebXtool (Freemium)

Com a WebXTool é possível monitorar rankings em formato diário sem perder qualquer mudança. É possível criar uma conta grátis e monitorar até 10 palavras-chave. Acima disto é pago.

Advanced Web Ranking (Pago)

É uma das ferramentas mais antigas do mercado. Possui uma app e uma versão para desktop.

Google Free Monitor (Grátis)

Uma das primeiras ferramentas que eu utilizei foi esta para monitorar rankings. Ela é bem simples e faz consultas de palavras-chave. Não abuse na busca pelos rankings pois o Google pode bloquear o seu IP.

Rank Tracker – Link Assistant (Pago)

Uma ferramenta bem confiável e que possui sua base em desktop.

SERPs.com (Pago)

Uma ferramenta focada em monitoramento de rankings mas está baseada nas nuvens. Não existe uma versão desktop.

Positionly (Pago)

Assim como a SERPs a Positionly é uma ferramenta web para monitoramento de rankings.


Local Search

Whitespark (Pago)

A melhor ferramenta para local search é esta. Eles possuem monitoramento de rankings local além de outras funcionalidades para encontrar boas fontes de reviews.

Moz Local (Pago)

É uma ferramenta recente da Moz que monitora as suas menções e sugere diversos ajustes que você pode realizar com a finalidade de aparecer melhor posicionado nas buscas locais.

Bright Local (Pago)

Ela é uma combinação das duas acima. Ela monitora os rankings locais e suas menções online.


Extensões e Plugins

Niels Bosma SEO Tools (Grátis)

Para quem gosta de Excel como eu não pode ficar sem esta extensão. Ela traz uma série de funcionalidades de SEO para o seu Excel, tais como: obter o título de uma página, o código de retorno, integração com o MajesticSEO e outros.

SEO Gadget for Excel (Grátis)

Criada com a finalidade de ser um grande mashup de várias ferramentas, a SEO Gadget for Excel reúne uma série de APIs para dentro do seu Excel. É muito boa mesmo!

SEO Quake (Grátis)

Uma das extensões mais antigas que já utilizei é esta. Com ela você consegue ver diversas informações de um website quando visualiza os resultados de busca do Google.

Mozbar (Grátis)

É um plugin muito bom para o seu navegador. Ele deixa as ferramentas da Moz mais próximas de um único clique.

Webdeveloper (Grátis)

Os profissionais de SEO adoram olhar o código fonte, desativar o CSS ou Javascript de uma página para testar como ela ficaria aos olhos do Google. É com esta ferramenta que fazemos isto.

MajesticSEO Toolbar (Grátis)

Assim como a Moz, a Majestic SEO também possui os seus plugins para browsers.

Redirect Path (Grátis)

É usuário de Chrome? Use esta extensão para ver todo o caminho de um redirecionamento. É super fácil de utilizar!

Rapportive (Grátis)

Para quem trabalha com Link Building e/ou Outreach este plugin é uma mão na roda! Ele adiciona uma série de informações sobre um determinado email, fazendo com que você saiba mais sobre a pessoa que está conversando.

FireFox SEO (Grátis)

Uma ferramenta completa de SEO em seu browser. É um simples plugin que você instala e pode gerar relatórios de sites no momento.

WordPress SEO – Yoast (Freemium)

O melhor plugin de SEO para WordPress, com inúmeras funcionalidades.

SEO Suite Ultimate Magento Extension (Pago)

O módulo número 1 para Magento. Com ele você conseguirá configurar diversas necessidades de SEO na plataforma.


Ferramentas mais completas

Moz Analytics (Pago)

Eles possuem mais de 12 ferramentas para lhe ajudar em SEO. Desde análise de Backlinks, passando por análise de palavras-chave e fechando com um gerenciador de projetos. É uma das melhores do mercado.

Raven Tools (Pago)

A Raven é uma excelente ferramenta para agências de marketing digital. Ela possui toda uma estrutura para times de SEO, PPC e Social Media.

WebXTool (Freemium)

A WebXTool é direcionada a profissionais e agências de SEO. Ela possui um módulo de tarefas, de SEO e fecha com um módulo de relatórios. Tudo para você manter o seu projeto bem organizado e monitorado em um único lugar.

Linkdex (Pago)

Uma das ferramentas que vem mais surpreendendo pelo nível técnico é a Lindex. Ela possui diversas ferramentas/módulos dentro dela que poderão lhe ajudar em projetos de SEO.

WooRank (Freemium)

A Woorank é um software voltado a freelancers ou projetos pequenos. Ela pode lhe ajudar na identificação de problemas e dar um direcionamento para a resolução de casos.

Search Metrics (Pago)

Uma das ferramentas mais robustas e caras é esta. Ela é direcionada a grandes websites e agências pois possuem diversos recursos para um projeto grande.

SEO Power Suite (Pago)

Uma das últimas ferramentas para desktop que ainda existem. Ela é uma plataforma completa para você ter instalada em sua máquina.

Sistrix (Pago)

A Sistrix possui também uma série de funcionalidades que se parecem muito com a Moz e Linkdex. Eles ganharam recentemente o prêmio de melhor ferramenta de SEO.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

46 Comentários para “50+ Ferramentas de SEO para Melhorar o Seu Desempenho”

  1. Danilo

    Muito interessante. Um ótimo sumário de ferramentas de SEO. Já uso algumas destas ferramentas, e funcionam!
    Neste post encontrei outras, e já comecei a utilizar.
    Um abraço!

    Responder
  2. Breno CaSCAn

    Otimo post… sem sombra de duvidas um dos melhores q já vi sobre SEO , muito bom msmo !!
    Bem completo e facil de entender, vlw kra !!
    Otimo pra quem já ta no ramo ou começando !

    Responder
  3. Guilherme Marques

    Fala galera, muito legal estas ferramentas. Cara, se puder, me de uma luz. Uma página em meu site perdeu uma posição p/ outro resultado que estava logo em seguida. Analisei tudo que me veio a mente como inlinks, out, etc. Meta tags, titles, bom, um bucado de coisas. Em todos os aspectos minha página é melhor que a outra, mas ainda sim ela tem uma melhor posição. Alguma idéia por onde continuar a análise?

    Responder
  4. Jeferson

    Bom dia, estou seguindo as dicas desse maravilhoso site para aprender mais sobre SEO!!!
    Estou fazendo muitos teste para tentar melhorar meu posicionamento nos mecanismo de busca e aprender sobre o assunto!
    Tenho uma dúvida, em meu blog que é wordpress, tenho algumas palavras que não gostaria de indexar.
    Fui fazer um teste pelo Analisador de Meta-Tags que vocês indicaram e nas estatística aparece isso:
    Title relevancy to page content is fair, 50%.
    Description meta tag relevancy to page content is fair, 55%.
    Keywords meta tag relevancy to page content is fair, 57%.
    Ou seja, nada está em verde, tudo em vermelho.
    Ai fui olhar o que poderia fazer para melhorar e vi que tem palavras que não uso para SEO na página que repete muitas vezes, por isso meu titulo etc não tem relevância.
    Exemplo de 2 palavras que não gostaria de indexar mais aparece muitas vezes.
    1ª palavra é “zoom” aparece 23 vezes.
    2ª expressão é “leia mais” aparece 21 vezes.

    Como apresento uma parte do meu portfolio na HOME, ele coloca varias vezes essas palavras.
    Minha dúvida é, sera que tem como eu bloquear essas palavras para meu titulo ter mais relevância?

    Obrigado enhi!!!!

    Responder
    • Frank Marcel

      Bom, para uma palavra não indexar junto com seu conteúdo você precisa não usar essa palavra ao longo do conteúdo.

      Mas é preciso pesar usabilidade com SEO – esses links “leia mais” são úteis para o usuário, eu não tiraria. Ao contrário, procuraria fazer outras ocorrências das palavras que eu preciso em pontos importantes: título, meta description, h1, etc.

      Talvez o ponto não seja bloquear palavras, mas usar mais vezes as que você precisa, mas usar com inteligência, e não simplesmente repetir tantas vezes quanto for possível.

      Boa sorte!

      Responder
  5. Paulo Alberto

    Olá, Frank

    O que tem mais valor para o google/yahoo/bing (seo), uma linkagem interna excelente ou backlinks de sites com page rank 0 ?

    Comecei a ter essa dúvida depois de checar vários sites através dessas ferramentas disponibilizadas no artigo.

    Atenciosamente,
    Paulo

    Responder
    • Frank Marcel

      Me senti ouvindo o pirata Alma-Negra agora: “O que vale mais? 19 torrões de açucar ou 7 canecas de rum?”

      Se te dissessem que vale mais backlinks com texto âncora perfeito ao invés de títulos otimizados, você pararia de fazer títulos otimizados?

      Inpedente de qual tenha mais valor, trabalhe com inteligência os 2.

      Responder
  6. Julio Cesar

    Trabalho como Motoboy, mas tenho a dificil tarefa de fazer a publicação de marketing da empresa que trabalho, faço isso por intermedio de 4 sites, que divulgados na internet e gera o retorno necessario.

    Um deles tem pagerank 3, mas os outros tem pagarank 0, em que momento o pagerank de um site começa a influenciar os outros sites lincados?
    Quanto tempo demora a verificação do google para pagerank? Qual a melhor forma de avaliar a concorrecia, trabalho com a palavra chave MOTOBOY.

    Responder
  7. Jediael Job

    Nossa… muito bom esse artigo!

    Estou usando muito essas ferramentas para otimizar o meu site (loja virtual) e está sendo bem útil.

    Valew..!

    =D

    Abraços

    Responder
  8. eder luis

    alguem pode me dizer pq meus backlinks nao aparecem na ferramentas de buscas?
    será pq meu site foi feito gratuitamente pelo yola?

    Responder
  9. raiane

    Olá, recentemente ouvi falar sobre o Rapid Seo, uma ferramenta para otimização. Vcs conhecem? Alguém sabe se ela é eficaz?

    Responder
  10. Fábio Breitenschmitzer

    Muitas dicas boas!
    Só uma coisinha, a ferramenta Searchmetrics tem uma função gratuita que é extremamente útil. Com um olhar posso ver as principais palavras chave com quais um certo site está ranqueando. Também se sofreu uma queda na visibilidade.
    (suite.searchmetrics.com/en/research/domains/organic/?url=site.com.br&cc=BR)
    Outra ferramenta que não citaste é a Cemper LinkResearchTools, extremamente poderoso, mas tb bastante caro (uns EUR400 / mês).

    Abraços

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>