Ferramentas

Google Lança Novos Elementos de IA para Descoberta de Produtos

Por Raquel Pereira

Acompanhe as novidades de IA que estão sendo implementadas pelo Google na aba Shopping da pesquisa.

Raquel Pereira

Conforme anunciado em 27 de março, o buscador está expandindo seus recursos de IA para o Google Shopping.

Com as novas tecnologias, o buscador pretende refinar o processo de descoberta de novos produtos, dando mais visibilidade para os e-commerces. Confira os detalhes:

Recomendações de Estilo do Google

Um dos primeiros recursos anunciados pelo buscador é a seção de “Recomendação de estilo” no Google Shopping, onde os usuários podem avaliar as opções e encontrar resultados personalizados deslizando para a direita ou para a esquerda.

Recomendações de Estilo do Google

Segundo o Google, essas avaliações são processadas e armazenadas para que o buscador possa estar em constante atualização, segundo o estilo de cada usuário.

Como as marcas podem aproveitar essa novidade?

Entendendo o “gosto” dos usuários, é mais fácil realizar recomendações de outros itens que eles possam se interessar.

Além disso, é possível utilizar o recurso para entender como o Google processa as preferências de cada usuário e realizar suas próprias recomendações no e-commerce.

Marcas Favoritas no Google Shopping

Além das recomendações, os usuários agora podem especificar para o buscador quais são suas marcas preferidas.

Ao selecionar determinada marca, o buscador começará a exibir outros produtos daquela empresa quando o usuário demonstrar interesse por determinado produto.

Marcas Favoritas no Google Shopping

Geração de Imagens com IA no Google Shopping

Segundo compartilhado pelo buscador, 20% das consultas por produtos no Shopping têm cerca de 5 palavras ou mais, o que representa que os usuários têm ideias muito específicas sobre os produtos que estão buscando.

Por isso, o buscador está inserindo uma nova funcionalidade de geração de imagens de produtos com base em prompts.

Geração de Imagens com IA no Google Shopping

Essa funcionalidade funciona como um guia para o usuário: ele descreve o produto que está buscando e pede que o SGE gere uma imagem. Dessa forma, ele pode “rolar” a página e encontrar opções semelhantes ao que ele estava buscando.

Essa funcionalidade gera imagens “super realistas”, que podem ser úteis para o seu e-commerce variar as cores e modelos dos produtos que já possui.

Provador Virtual no Google Shopping

Por fim, a última novidade anunciada oferece uma ferramenta de prova virtual para que os usuários vejam como as roupas ficariam em diferentes modelos, aumentando a confiança na escolha.

Provador Virtual no Google Shopping

Por enquanto, os recursos estão disponíveis apenas para usuários nos EUA, mas a previsão é que – com o avanço da Experiência Generativa de Pesquisa, eles sejam lançados globalmente em breve.

Amplie seu E-commerce com ferramentas já disponíveis

Se está em busca de ferramentas que possam levar o seu e-commerce ao próximo nível, nós temos as melhores opções do mercado – que quase ninguém está olhando ainda!

Confira o vídeo completo e aprenda com nosso CEO, Fabio Ricotta, quais são as ferramentas que vão ampliar o alcance do seu e-commerce:

E, se estiver em busca de uma estratégia personalizada para alcançar ainda mais clientes, conheça nossos serviços exclusivos para lojas virtuais.

LEIA MAIS

SEMrush: O Que é e Como Utilizar Para Aumentar o Tráfego do Seu Site

Saiba quais são as funcionalidades da Semrush, ferramenta muito importante para o SEO e que você precisa começar a usar.

Google Trends: Descubra Tendências de Busca

Saiba o que é e como utilizar o Google Trends, uma ferramenta que irá ajudar você a descobrir novas palavras-chave a serem exploradas. Confira!

Melhores Ferramentas de SEO Para Otimizar o Desempenho do Seu Site

Confira aqui uma lista completa com mais de 50 ferramentas de SEO que irão ajudar você a conquistar as melhores posições nos mecanismos de busca!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?