Blogs

KPIs para Blogs – Sucesso ou Fracasso?

Por Fábio Ricotta

Quando você possui um blog e não faz a menor ideia se ele está dando certo ou não, você precisa recorrer a indicadores de desempenho. Neste artigo debatemos os principais indicadores e como eles podem lhe ajudar a entender os resultados do seu blog. CLIQUE e confira!

Fábio Ricotta

KPIs para Blogs

Olá leitores da Mestre,

Sempre que começamos o nosso curso de SEO, falamos sobre o objetivo do trabalho, que é sempre focar em conversão. Isto porque, todo website na Internet é feito para atender algum objetivo, seja ele uma compra, uma geração de lead ou até mesmo um pageview.

KPIs para Blogs

Quando falamos de blogs, podemos entender eles como mini-portais, onde os objetivos são mais relacionados a ganhar uma base de usuários e produzir mais pageviews. Desta forma, venho trazer para vocês algumas métricas (KPIs) boas para você mensurar em seu blog.

Pageviews

O primeiro KPI que você pode utilizar é o número de pageviews mensais. Este valor é facilmente extraído utilizando o Google Analytics e serve diretamente para você mostrar para uma agência de publicidade.

Leitores de RSS

Ainda que o Google Reader esteja descontinuado, muitas pessoas continuam assinando o RSS de diversos blogs para acompanhar o seu conteúdo. Desta forma, serviços como o Feedburner podem lhe ajudar a monitorar quantos leitores de RSS você possui. Esta métrica lhe ajuda a saber quantas pessoas são impactadas com as suas publicações.

Compartilhamentos Sociais

Uma das novas métricas que os donos de blogs acompanham é quantas vezes um artigo/post é compartilhado em redes sociais. Aqui você pode fazer de duas formas. Utilizar uma ferramenta como a WebXTool, que monitora as suas URLs e lhe informa os números de Likes, Tweets e +1s ou você pode recorrer ao Google Analytics para monitorar estas interações com os botões.

Comentários

Assim como os anteriores, nosso ponto é monitorar tudo o que o website receba de interações. Desta forma, monitorar quantos comentários você recebe é fundamental. Você pode olhar diretamente no seu CMS de Blog ou pode ainda utilizar as metas do Google Analytics para monitorar estas interações.

Valor com Publicidade

Se você utiliza publicidade, mais especificamente o Google Adsense, você pode fazer uma integração do Google Analytics com o Adsense para saber quais artigos e palavras trazem mais tráfego.

Sucesso ou Fracasso?

A grande pergunta de um dono de blog é: quando sei que o meu site é um sucesso ou um fracasso?

Meu ponto principal ao responder este tipo de pergunta é: o blog está cumprindo o seu papel? Você está investindo (tempo e dinheiro) no projeto para ter o retorno esperado?

Com estas respostas você pode juntar aos KPIs que listamos aqui comparar mês a mês a evolução. Sinta o seu site e se realmente ele está aumentando e como você pode acelerar o crescimento.

Lembre-se sempre, sem mensurar, você nunca vai saber se está crescendo ou caindo em termos de resultados. “Feeling” não é métrica. Mensure de verdade!

LEIA MAIS

WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

Olá leitores do Agência Mestre! Na última semana, em um dos artigos da série sobre SEO no WordPress, mostrei a importância da criação de uma…

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Quer criar um blog de sucesso e não sabe o que fazer para começar? Confira as dicas que separamos para você fazer um blog com qualidade profissional.

WordPress SEO: Otimizando o Título e Meta Tags do Seu Blog

Na otimização de blogs um dos grandes passos é fazer um bom título e uma boa meta description para atrair mais visitantes e rankear melhor nos mecanismos de busca. Confira neste primeiro artigo como utilizar o All in One SEO Pack, o melhor plugin para Wordpress no ramo.

Comentários
  1. Avatar

    Realmente, feeling não é métrica. Adorei o artigo, serve pra nortear muita gente que se sente perdida ou desmotivada (ou o que for) com o próprio projeto. 🙂

  2. Avatar

    Olá Fábio Ricotta

    Muito bom saber que nosso blog evolui com o passar do tempo.
    Só que é um trabalho paulatino.
    Tem de acreditar que seja possível.
    E tem de trabalhar lendo o que outros escrevem.
    Assim, queremos sempre aprender mais.

    Grato pelas dicas.

  3. Avatar

    Excelente artigo! A partir do momento que começamos a investir em sites e blogs,o trabalho nunca acaba,a tendência é essa,todo dia descobrir e aprender novos métodos e técnicas,conhecimentos,nunca é demais! Depois que passei a frequentar este site,aprendi muito,administro meu blog com mais conhecimento e profissionalismo! Abraço e sucessos a todos,fiquem com Deus!

  4. Avatar

    O que não medimos, não controlamos. É o que se diz em consultoria empresarial, e é simples assim.

  5. Avatar

    Muito interessante. Vários fatores que estão no artigo eu nunca tinha dado atenção mas eles realmente contam e ajudam a definir melhor as ações de marketing da empresa. Obrigado pelas dicas!

  6. Avatar

    realmente, você tem que sentir a reação do seu publico, e ver se o seu blog está cumprindo o seu propósito , e realmente temos como aliados, essas ferramentas para nos ajudar, no crescimento do blog. ótimo artigo.

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?