KPIs para Blogs – Sucesso ou Fracasso?

KPIs para Blogs

Olá leitores da Mestre,

Sempre que começamos o nosso curso de SEO, falamos sobre o objetivo do trabalho, que é sempre focar em conversão. Isto porque, todo website na Internet é feito para atender algum objetivo, seja ele uma compra, uma geração de lead ou até mesmo um pageview.

KPIs para Blogs

Quando falamos de blogs, podemos entender eles como mini-portais, onde os objetivos são mais relacionados a ganhar uma base de usuários e produzir mais pageviews. Desta forma, venho trazer para vocês algumas métricas (KPIs) boas para você mensurar em seu blog.

Pageviews

O primeiro KPI que você pode utilizar é o número de pageviews mensais. Este valor é facilmente extraído utilizando o Google Analytics e serve diretamente para você mostrar para uma agência de publicidade.

Leitores de RSS

Ainda que o Google Reader esteja descontinuado, muitas pessoas continuam assinando o RSS de diversos blogs para acompanhar o seu conteúdo. Desta forma, serviços como o Feedburner podem lhe ajudar a monitorar quantos leitores de RSS você possui. Esta métrica lhe ajuda a saber quantas pessoas são impactadas com as suas publicações.

Compartilhamentos Sociais

Uma das novas métricas que os donos de blogs acompanham é quantas vezes um artigo/post é compartilhado em redes sociais. Aqui você pode fazer de duas formas. Utilizar uma ferramenta como a WebXTool, que monitora as suas URLs e lhe informa os números de Likes, Tweets e +1s ou você pode recorrer ao Google Analytics para monitorar estas interações com os botões.

Comentários

Assim como os anteriores, nosso ponto é monitorar tudo o que o website receba de interações. Desta forma, monitorar quantos comentários você recebe é fundamental. Você pode olhar diretamente no seu CMS de Blog ou pode ainda utilizar as metas do Google Analytics para monitorar estas interações.

Valor com Publicidade

Se você utiliza publicidade, mais especificamente o Google Adsense, você pode fazer uma integração do Google Analytics com o Adsense para saber quais artigos e palavras trazem mais tráfego.

Sucesso ou Fracasso?

A grande pergunta de um dono de blog é: quando sei que o meu site é um sucesso ou um fracasso?

Meu ponto principal ao responder este tipo de pergunta é: o blog está cumprindo o seu papel? Você está investindo (tempo e dinheiro) no projeto para ter o retorno esperado?

Com estas respostas você pode juntar aos KPIs que listamos aqui comparar mês a mês a evolução. Sinta o seu site e se realmente ele está aumentando e como você pode acelerar o crescimento.

Lembre-se sempre, sem mensurar, você nunca vai saber se está crescendo ou caindo em termos de resultados. “Feeling” não é métrica. Mensure de verdade!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

6 Comentários para “KPIs para Blogs – Sucesso ou Fracasso?”

  1. Raquel Moritz

    Realmente, feeling não é métrica. Adorei o artigo, serve pra nortear muita gente que se sente perdida ou desmotivada (ou o que for) com o próprio projeto. :)

    Responder
  2. Paulo Santos

    Excelente artigo! A partir do momento que começamos a investir em sites e blogs,o trabalho nunca acaba,a tendência é essa,todo dia descobrir e aprender novos métodos e técnicas,conhecimentos,nunca é demais! Depois que passei a frequentar este site,aprendi muito,administro meu blog com mais conhecimento e profissionalismo! Abraço e sucessos a todos,fiquem com Deus!

    Responder
  3. Rafael Almeida

    Muito interessante. Vários fatores que estão no artigo eu nunca tinha dado atenção mas eles realmente contam e ajudam a definir melhor as ações de marketing da empresa. Obrigado pelas dicas!

    Responder
  4. Breno Uchoa

    realmente, você tem que sentir a reação do seu publico, e ver se o seu blog está cumprindo o seu propósito , e realmente temos como aliados, essas ferramentas para nos ajudar, no crescimento do blog. ótimo artigo.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>