Olá leitores do blog da Mestre! Sejam bem-vindos a mais um episódio do Mestre TV! Vamos tratar sobre um questionamento que o Fabio Ricotta, CEO da agência, recebeu diretamente nas redes sociais: “como mensurar ROI de plataformas como o Facebook ou Instagram?

Ou seja, hoje vamos falar sobre como você pode registrar sua venda mesmo que você não tenha um site. Confira!

Mensurar o ROI — como fazer?

ROI significa Return Over Investment, ou Retorno Sobre Investimento. Esse termo é muito usado no marketing digital, pois com ele você pode saber todos os retornos que obteve frente a um determinado investimento.

A maior dúvida sobre mensurar ROI são de pessoas que não possuem um site, ou seja, não conseguem determinar por meio do Google Analytics por onde seus acessos estão vindo.

Então,  confira algumas saídas para resolver esse problema!

Site com URL exclusiva

Para entender como mensurar o ROI com URL exclusiva, imagine o exemplo de uma propaganda de televisão para uma montadora de carros.

Se você assiste TV, já deve ter percebido que muitas vezes é informado um site para você acessar e conferir alguma oferta. Na maioria dos casos, essa URL é exclusiva, ou seja, só existe para aquela campanha e para pessoas que viram o comercial.

Por consequência, a concessionária sabe que todos os acessos desta página são decorrentes do comercial, pois o site foi divulgado somente neste meio. Desta forma, é possível saber se o investimento em propaganda vale a pena baseando-se no retorno que você obteve.

Após receber os acessos, você pode traquear esse usuário com um cookie específico. Assim, o seu Analytics vai poder mensurar todos que assistiram a sua propaganda e entram no endereço do site mencionado.

Assim como uma propaganda de televisão, você pode mensurar ROI criando uma URL para jornal, revista impressa e até para o Instagram.

Também pode colocar esse link em sua bio, e assim que a pessoa clicar, um cookie ou parâmetro pode identificar que ela acessou por meio desta rede social.

Mas, se você está se perguntando “e se eu não tenho site?”. Calma que temos mais uma solução abaixo, veja!

Cupons

Retorne para a técnica antiga de utilizar cupons para mensurar o ROI. Mas, como assim?

Você lembra que antigamente as lojas faziam cupons de desconto? Com o advento da internet, essa estratégia também evoluiu e os lojistas passaram a colocar códigos nos cupons para saber de qual campanha é proveniente.

A boa notícia é que você pode fazer isso com campanhas on-line também. Por exemplo, se você tem um canal no YouTube e vende um curso de marketing digital. Se a cada vídeo oferecer um código de cadastro ou desconto, vai saber por qual vídeo as pessoas estão fazendo mais inscrições.

Com uma tabela de controle de qual código pertencente a cada vídeo, vai pode identificar esse tráfego facilmente. Assim, ao invés de um código por campanha, você deve criar um código por canal, como Facebook, Instagram, Stories e vídeos, por exemplo.

Lembre-se de oferecer um incentivo especial para a pessoa usar o cupom, como um desconto ou vantagem especial.

Essa é também uma ótima ideia para mensurar o trabalho de influenciadores, que muitas vezes, é difícil de metrificar.

Se fizer uma campanha e solicitar que o influenciador fale para as pessoas irem às lojas e utilizarem um cupom de desconto específico, você vai saber quantos usuários foram impactados somente pelo uso do cupom especial.

Telefone marcado

Essa estratégia funciona da seguinte maneira. Imagine que você tem uma campanha de outdoors, e quer mensurar as ligações provenientes desta ação. A solução é criar um número de telefone diferente para cada região, campanha ou outdoor que você deseja mensurar.

Isso também é feito para propagandas de TV. Assim, todas as ligações de um número específico podem ser especificadas como provenientes de determinada propaganda.

Então, existe sim a facilidade de identificar tráfego mesmo se você não tem um site, e assim, mensurar o ROI e saber se o investimento valeu a pena.

Esperamos que tenha gostado das dicas, e se tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários!

Inscreva-se no canal do Mestre Academy se deseja aprender mais sobre o mundo do marketing digital, e ative o sininho para receber as novidades! Nos vemos no próximo Mestre TV!