Tráfego Pago

As Recomendações “Remover Palavras-chave Redundantes” do Google Mudaram

Por Raquel Pereira

Veja como seus anúncios podem ser impactados pelas mudanças do Google na política sobre as recomendações de remoção de palavras-chave.

Raquel Pereira

No começo do mês (04/01), o Google compartilhou com os anunciantes sua nova política com relação às palavras-chave redundantes, via e-mail.

De acordo com o buscador, as novas práticas não afetarão o desempenho das campanhas PPC de forma negativa. Confira quais são as mudanças e como se adaptar:

Remoção de Palavras-Chave Redundantes

A recomendação de “remover palavras-chave redundantes” é um mecanismo do Google Ads que informa aos anunciantes quando há palavras-chave supérfluas ou “desnecessárias” em um conjunto de anúncios.

Basicamente, essas palavras são consideradas redundantes quando já existe uma palavra-chave muito parecida naquele conjunto. Para informar aos anunciantes, o Google exibe uma notificação no canto superior direito do painel de anúncios.

O que muda a partir de janeiro?

Na próxima semana, a partir do dia 19, o Google passará a incluir palavras-chave em diferentes tipos de correspondência em suas recomendações de redundância, além de remover frases redundantes e palavras-chave de correspondência exata em favor de palavras-chave amplas.

Um dos primeiros a notar a mudança, informada por e-mail, foi o assistente de PPC, Robert Brady. Confira o tweet:

Por que o Google está mudando suas recomendações?

No e-mail de notificação enviado aos anunciantes, o Google esclarece que:

“Palavras-chave redundantes são equivalentes a palavras-chave de alto desempenho ou palavras-chave em tipos de correspondência mais amplos. Remover essas palavras-chave redundantes e consolidar suas palavras-chave nos tipos de correspondência ajudará você a gerenciar sua conta com mais facilidade. Ele não afeta negativamente seu desempenho e ainda permite que seus anúncios sejam exibidos nas mesmas pesquisas.”

Apesar dessa nova ação do Google ser automática, é possível desativá-la no no Editor e no front-end de anúncios clicando em “desativar” na seção de recomendações.

O Google está realizando diversas mudanças para otimizar e expandir o uso para palavras-chave de correspondência ampla. No entanto, especialistas recomendam que as automações não sejam habilitadas a menos que sejam realizados testes dessa nova funcionalidade para identificar os benefícios e revezes.

Ou seja, se você não estiver certo sobre a utilização da correspondência ampla, desative a aplicação automática e teste.

Aprenda mais sobre Google Ads

Aprenda as possibilidades que os anúncios no Google Ads oferecem para elevar a visibilidade digital da sua empresa! Baixe nosso e-book sobre Como Anunciar no Google e veja todos os formatos de anúncios, como eles funcionam e como você pode otimizar o uso de palavras-chaves.

LEIA MAIS

Google Ads: 15 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Aprenda a criar uma campanha de sucesso no Google Ads. Confira neste artigo, 15 dicas que farão total diferença na hora de criar seus anúncios no Google.

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Melhor Horário Para Anunciar no Google ou Facebook

Qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook Ads? Descubra no artigo!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?