SEO: O Que NÃO Fazer

Por Fábio Ricotta


Olá amigos do Agência Mestre.
Hoje irei postar algumas dicas do que você não deve fazer pelo bem do SEO e SEM. Se por acaso acabei citando seu site, não tome como ofensa, mas sim como uma crítica construtiva, ok?

Black Hat

www.filhote.com – Bom, apenas dê um scroll na página veja que algumas keywords foram explicitamente spammeadas. NUNCA FAÇA ISSO. Apesar de ainda estar indexado no google brasil e rankeando bem para algumas keywords, é questão de tempo até ser banido. Este é apenas um dos inúmeros exemplos de black hat que você não deve usar.

Title tag mal definida

www.frnz.de – Note a title tag. Ela não está explicando de forma clara o conteúdo da página. Não possui nenhuma keyword coerente e que faça alusão ao contexto do site.

Interface não amigável

www.dokimos.org/ajff/ – Ao entrar num site, o usuário espera algo que não agrida visualmente. Sempre pense no design do site.

Usabilidade Zero

www.arngren.net – Neste exemplo, note que apesar da variedade de coisas listadas, você não consegue achar o que quer. A parte inferior é praticamente inútil, uma vez que você já desisitiu de procurar.

Flash

www.publicis-mk.com – Site bonito, explicativo criativo, porém, em flash. O google ainda não indexa conteúdos em flash como deveria. Então por hora, evite usar flash nas partes que queira que sejam indexadas pelo google.

Url não amigável

BB Agronomia – Sabemos que o site do Banco do Brasil é muito importante e famoso para depender de SEO. Mas serve de contra exemplo. Note que http://www.bb.com.br/portalbb/home4,107,107,9,1,1,2.bb não é a mais amigável e legível das URLs. Se for para você interpretar, o que você acha que o link quer dizer? Para mim, é um punhado de números não coesos. Além disso, você perde a chance de ter a keyword na URL, o que melhoraria o rankeamento.

Css e Js no código da página

www.fragmentum.com.br – Abra o código e note que há vários elementos de javascript e css no próprio código da página. Além de não ser muito elegante, também é péssimo pro SEO. Sabemos que o quanto antes aparecer o conteúdo de interesse para o crawler, melhor rankeada é sua página. Esses elementos fazem com que o conteúdo seja lido depois.

Estes foram alguns dos exemplos que sempre encontro em muitos sites e facilmente podem ser evitados. Fique sempre de olho.

Grande abraço!

LEIA MAIS
O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Comentários
  1. Olá, gostei muito dessas dicas suas. Parabéns pelo excelente blog. Abraços

  2. Rapaz, onde você achou exemplos tão bons? Quase fiquei cego aqui!

  3. “…também é péssimo pro SEO. Sabemos que o quanto antes aparecer o conteúdo de interesse para o crawler, melhor rankeada é sua página. Esses elementos fazem com que o conteúdo seja lido depois.”

    Só não entendi/concordo muito com essa parte. Não entendi o problema pro coletor ter javascript e CSS no código. O parser HTML do coletor vai remover estes elementos de qualquer forma e deixar só o texto para ser indexado.

    Não creio que isso vá resultar em problemas para o site.
    Mas concordo em dizer que não é muito elegante hehehe. Realmente fica uma bagunça só.

    Abraço!

  4. 🙂 Está engraçada a compilação de situações e ainda mais os respectivos exemplos 🙂 – é incrível como há sites desses por aí 😉

  5. Ótimas dicas amigão, principalmente para quem está começando.

    abração

  6. Excelente post Heron! Gostei muito… hehe, os exemplos já comentamos dentro da empresa…. 😀

    Show de bola!

  7. Quase tive um ataque epiléptico ao abrir o terceiro exemplo. 😛

  8. Agradeço à atenção e elogios recebidos nesse post. Fico muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho. :o)

    Walmar, para os exemplos, eu procurei por “worst web design ever” no google. Deu no que deu!
    :p

    Hummel, também concordo em partes com o que você falou, mas é que ninguém garante que TODOS os crawlers de SE’s trabalham dessa maneira. Pode ter alguns bots que consideram css/js no código, uma vez que isso não é bom pra leitura do crawler. Se pensarmos como um crawler chato e exigente, seria como: “CSS e JS devem estar num arquivo à parte com os caminhos no cabeçalho. Se isso não ocorre, o Webmaster não deve seguir padrões, e os que seguem devem ser melhor avaliados”. Apenas opinião minha, uma vez que o mundo do SEO é baseado em achismos e testes empíricos.

    abração

  9. Hum plugin bom para esconder os scripts do google adsense?

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?