Este tema não é uma super novidade, mas recentemente o Yahoo! teve uma patente sobre Page Segmentation publicada e é bom ficar por dentro deste conceito, pois não só o Yahoo!, mas o Google tem patente sobre o assunto com data de 2006 e a Microsoft, 2003. Mas o que é Page Segmentation e por que ela é importante?

O que é Page Segmentation?

Page Segmentation é um processo pelo qual Search Engines procuram segmentar e identificar diferentes áreas de diferentes conteúdos em uma página. Seu objetivo é marcar, em cada página, onde fica o cabeçalho com menu, o rodapé e seus links, sidebars, zonas para publicidade e, principalmente, o conteúdo principal da página.

page segmentation

No fim das contas, a Search Engine identifica como é o template do site e ganha a possibilidade de distribuir mais precisamente a devida importância em cada área, seja para dar maior relevância aos links, ou para identificar links pagos, ou simplesmente identificar onde está o conteúdo relevante de tal página. Entre as possibilidades de uso dessa informação, destacam-se:

  • Crawling/indexação – fica direcionado para áreas onde o conteúdo realmente está.
  • Identificação de tópicos – algumas páginas tratam mais de um tópico – com a segmentação é possível identificá-los e tratá-los adequadamente.
  • Conteúdo não relacionado – é possível identificar quando um determinado trecho não está relacionado ao conteúdo da página.
  • Detecção de spam – poderia facilitar a detecção de spam ou zonas de spam em uma página.
  • Links pagos – facilitaria a correta valorização de links, identificando em qual porção da página estão os links pagos.

Ainda, com a correta identificação das áreas de uma página e a Search Engine avaliando precisamente o valor de cada link, ela poderá, também, desvalorizar regiões menos importantes:

  • Header/footer links
  • Links de navegação
  • Blog rolls
  • Áreas dedicadas a publicidade
  • Assinaturas em Fórum
  • Comentários em Blogs

Por consequência, links de conteúdo, ou seja, os links mais importantes em uma página, são mais valorizados.

SEO e Segmentação de Páginas

É óbvio que isto tem uma implicação forte no SEO de um site. Com a segmentação realizada e o template identificado, links otimizados em áreas como header ou footer, blog rolls, etc., perdem sua força. O mesmo vale para links comprados ou troca de links envolvendo essas regiões.

Isso faz com que seja mais importante o cuidado com a linkagem interna do site. O planejamento de links entre as páginas deve ser totalmente voltado a links em conteúdo propriamente, o que, no fim, aumenta o valor do link.

No final do ano passado, o Google deu mostras de que consegue identificar blog rolls e é praticamente certo que os sitewide links (links que se repetem em todas as páginas – footer, header, …) estejam desvalorizados. Duas razões a mais para se rever a linkagem do site embutir os melhores links, nos melhores conteúdos para garantir a sua relevância. Até a próxima!