Olá leitores da Agência Mestre. Hoje vou dar uma dica para aqueles que escrevem seu código fonte de qualquer jeito podendo prejudicar de certa maneira seu rankeamento.

Spiderbot são vários computadores que varrem a web automaticamente coletando informações para que os motores de busca possam gerar um resultado quando feita uma busca pelo usuário.

O spiderbot sabe do que se trata seu site fazendo a leitura de seu código fonte. É no código fonte que o spiderbot acha as keywords, description, e todo texto de conteúdo. Logo se as coisas não estiverem em ordem o spiderbot pode indexar parcialmente essas informações ou até mesmo nenhum conteúdo o que é extremamente ruim para seu rankeamento.

O que não é conteúdo indexável em seu código fonte é chamado de clutter (ex: scripts, css, etc). Quanto mais clutter pior.

A idéia principal é externar o máximo possível o que não é conteúdo, ou seja colocar em arquivos externos tudo que for scripts, css, entre outros. Então não coloque trechos de css na página. coloque tudo em um arquivo externo e chame-o com este comando já conhecido :

<link href=”css/styles.css” rel=”stylesheet” type=”text/css” />

A mesma idéia deve ser usada para scripts e outras linguagens que você utilizar.
Se você usa image maps muito grandes não é interessante deixá-lo no início de seu site.

Outras vantagens :

  • Será mais fácil manipular seus arquivos, já que será criada uma biblioteca de funções
  • Fácil reutilizar, não precisa ficar copiando e colando trechos de código, basta apenas chamá-los quando necessário
  • Caso tenha que utilizar esses arquivos em varias páginas, essas páginas serão carregadas mais rapidamente porque esses arquivos externos ficaram no cachê e não será necessário fazer o download toda vez que houver troca de páginas

Utilize uma ferramenta interessante e muito útil é o spider simulator. Esta ferramenta simula uma indexação pelo spiderbot mostrando que conteúdo seria indexado, dando-lhe uma idéia de como seu site é visto pelos motores de busca e apontando possíveis erros no seu código.

Se grande parte do seu site é feito em flash, asp entre outras ou possui frames é importantíssimo fazer esta simulação.

Qualquer dúvida é só perguntar. Consulte também nosso glossário SEO e SEM.

Abraços.