Olá! Neste post vou abordar algumas questões interessantes sobre palavras-chave, que é o que faz um site aparecer como resposta à uma busca ou não.

Palavras-chave

Essas são as palavras que as pessoas digitam nos motores de busca da web quando procuram alguma informação, serviço ou produto.

Acerca do mesmo tema, existem várias formas de se pesquisar. Se quero saber sobre a seleção brasileira de futebol, posso pesquisar seleção de futebol, seleção do brasil, ou até mesmo CBF. Quer dizer, essas são algumas palavras-chave para se chegar até informações sobre a seleção brasileira de futebol.

A ordem segundo a qual os sites que contêm as palavras-chave pesquisadas aparecem nas páginas de resultados de busca, dentre outros fatores, depende da desidade de palavras-chave do site.

Densidade de Palavras-chave

Essa densidade é a porcentagem de palavras no conteúdo de um site (incluindo o código html) que combinam com as palavras-chave pesquisadas. Os motores de busca valorizam, ou seja, priorizam páginas da web que apresentam uma alta densidade de palavras-chave.

Naturalmente, alguém pode até pensar “vou escrever várias, repetidas e incansáveis vezes as palavras-chave relevantes para o meu site e aparecer primeiro no google!”

Leviano erro…

Keyword Stuffing

Entupir o site com palavras-chave não é a solução para ser top ten nos motores de busca. O Keyword Stuffing (abarrotamento? entupimento? uso excessivo? não encontrei um termo muito satisfatório, mas gostei de uso excessivo…) já é conhecido e tratado pelos principais motores de busca, de modo que não passa nem perto de ser uma alternativa para se obter uma boa qualificação para um site. Na verdade, um webmaster que implemente uma técnica assim, invariavelmente vai obter desqualificações para seu site.

Por fim

O uso excessivo de palavras-chave é uma forma negativa de atrair tráfego para o site, que mais cedo ou mais tarde é penalizado pelos motores de busca. Por outro lado, uma alta densidade de palavras-chave é uma boa forma de dizer aos motores de busca que seu site é de qualidade e é informativo sobre um determinado assunto.

A melhor forma de lidar com isso é ser natural. Colocando textos coerentes, coesos, que não fiquem chatos para leitura ou estagnados em baixa e repetitiva informação, quer dizer, se um site é sobre linux, relacione vários assuntos sobre linux, ao invés de escrever “linux” 999.999 vezes por página…

Acho que este post esclarece um pouco o assunto e espero que faça surgir outras dúvidas e reflexões. Não deixe de compartilhar conosco nos comentários! Até a próxima!