Processo de Conversão em SEO

Olá leitores da Agência Mestre,

Quando trabalhamos em um projeto de SEO, logo pensamos, vou fazer uma estratégia para as palavras mais importantes e outro para a long tail. É algo bem comum de acontecer, onde simplesmente ignoramos o momento do usuário, ou seja, qual a intenção dele com aquela palavra-chave.

Neste artigo eu gostaria de trazer uma visão mais interessante para vocês, onde avaliamos a intenção do usuário, organizando o nosso trabalho de SEO por etapas do momento de conversão.

Como exemplo, vamos seguir o fluxo de uma pessoa interessada em hospedar o seu novo site:

Momento de Conversão em SEO

Passo 1: Pesquisa Genérica

Neste passo, o usuário está buscando algo bem genérico para satisfazer o seu problema. Neste caso, a pessoa está interessada em um servidor, digitando “hospedagem de sites na internet”. Aqui é o momento onde a head tail ou mid tail deve estar bem trabalhada. Um usuário que tem um problema bem genérico assim pode ser impactado pela sua marca, dando uma certa credibilidade à ela. É importante saber que ele ainda não está propenso a converter, passando assim, para a próxima etapa.

Passo 2: Pesquisa de Nicho

O usuário tendo o conhecimento que precisa ser um pouco mais específico, ele tenta a busca por “hospedagem de sites php”, pois o seu site é feito na tecnologia PHP. Aqui é o caso onde ele vai buscar algumas referências de marca e por isto a sua empresa precisa estar bem posicionado junto aos canais de notícias e matérias especializadas. Este é um trabalho feito principalmente pela assessoria de imprensa mas também pode ser feito através de guest posts em canais relevantes.

Passo 3: Descobrimento de Marca

Descobrindo um canal de notícias de sua confiança que fala sobre o assunto, a pessoa se sente mais à vontade para buscar algo como “hospedagem php netrevenda”, onde ele especifica o assunto + uma marca. Neste momento é muito importante que a sua empresa esteja bem posicionado para buscas importantes e com sua marca. É algo que simplesmente com fatores On-Page você resolve.

Passo 4: Investigação de Marca

Após descobrir mais detalhes sobre uma empresa e o seu serviço é hora do usuário buscar mais informações sobre a confiabilidade daquela empresa. Para isto ele pode digitar algo como “netrevenda reviews”. Neste ponto é fundamental que você monitore os seus casos bons e ruins, pois se você tiver algum conteúdo na internet denegrindo a imagem da sua empresa, pode ser que ela deixe de converter o usuário.

Passo 5: Navegação de Marca

Entendendo que aquela marca é muito boa, o usuário pode realizar uma busca como “netrevenda site” para acessar o site da empresa. Parece simples, mas em muitos casos que trabalhamos a marca sequer aparece para o próprio nome. É algo bem grave que pode atrapalhar em seu momento com o usuário. Faça o teste, busque pela sua marca + site ou website.

Passo 6: Compra

Entusiasmado com a sua marca e serviço, o usuário deseja aquele “descontinho”. É bem provável que ele vá procurar um cupom de desconto ou um link que provê o desconto. Desta forma ele pode executar consultas como “cupom de desconto netrevenda”. É fundamental que você fique de olho e, se possível, tenha uma página do seu website que ofereça algum desconto ao usuário, para alavancar ainda mais as vendas.

Passo 7: Avaliação

Por fim, um pouco preocupado depois da compra, o usuário começa a ter dúvidas sobre o que adquiriu, podendo pesquisar algo como “como instalar wordpress netrevenda”. Ele precisa desta informação para continuar fiel à sua aquisição. Desta forma, veja com o seu call center, o seu email de suporte ou outros canais de atendimento ao usuário, quais são as dúvidas principais. Com elas em mãos, crie conteúdo que ajude o usuário.

Visão Geral

Processo de SEO

Conclusões

O trabalho de SEO deve ser sempre olhando todo o caminho do usuário e considerando todas as palavras envolvidas.. No próximo projeto que você trabalhar ou até mesmo no atual, pense neste modelo e aplique em seus projetos.

Um abraço e até o próximo artigo!