Olá leitores da Mestre, bem-vindos a mais um episódio do Mestre TV! Hoje nosso CEO, Fabio Ricotta, vai responder uma dúvida muito comum internamente da agência, como criar uma meta de SEO?

Meta de SEO — O que considerar?

Se você trabalha com SEO, deve ter uma meta atrelada a este projeto. Isso é essencial para que você tenha uma visão a longo prazo do que você quer atingir, como ir do ponto A ao B.

Para saber se você está indo no caminho certo, é preciso prestar atenção em alguns indicadores de sucesso.

Normalmente as pessoas acabam considerando o “posicionamento”. Querer sair da sétima posição para a primeira em um mecanismo de busca é o pensamento mais óbvio, para quem é mais leigo em SEO.

Será que realmente essa é uma meta válida? E é aqui que entra o conceito de meta SMART.

Meta SMART

No modelo SMART você tem metas:

  • específicas (specific) — aspectos pontuais;
  • mensuráveis (measurable) — ou seja, podem ser medidas;
  • alcançáveis (attainable) — dá para trabalhar, não é uma meta impossível;
  • relevantes (relevant) — meta atrelada ao negócio;
  • temporais (time-based) — é um objetivo que, implementando todos os pontos anteriores, pode ser realizado em um período de tempo.

O Ricotta no ponto de meta temporal, gosta muito de medir baseando-se em um período mensal, mas também pode ser semanal, trimestral, semestral ou anual, etc.

Mas, é preciso entender que se alguém só olha as metas de três em três meses, vai demorar mais tempo para descobrir que algo está errado caso ela não esteja indo bem.

Indicadores de SEO

Indicadores comuns podem ser os rankings (posicionamento), ou visitas. Esses dois tipos de indicadores para metas de SEO vão esbarrar em algum ponto das metas SMART. Por exemplo, o objetivo “estar posicionado em uma palavra-chave” é uma característica que se encaixa em “específico”.

Mas ao chegar na característica de “relevância” esses dois objetivos — ranking e visitas — tropeçam um pouco, pois são fatores indiretos para o faturamento. Por quê? Estar posicionado em uma palavra-chave não necessariamente vai te trazer algum lucro.

Para ter um objetivo mais diretamente ligado ao lucro, você precisa olhar para as conversões. Se você define uma meta de SEO ligada à isso, estará mais próximo ao faturamento em dinheiro. Pois, se você converteu mais, a chance de ter mais lucro é maior.

Como comparar os indicadores?

Já falamos no modelo de metas — SMART — tratamos sobre a importância das conversões, e um ponto que o Ricotta também gosta de sempre conferir, que é as visitas.

Então, no modo de ver de nosso CEO, um relatório macro deve ter um acompanhamento de visitas e conversões. E qual a comparação temporal que é feita na Mestre? Sempre o período de um mês.

Porém, como na agência são realizadas reuniões semanais, se faz uma comparação interessante, sete dias versus o ano anterior.

E por que isso importa em SEO? Por que, por exemplo, um feriado muda tudo! Há feriados que em um ano caem durante a semana e no outro no fim de semana. E aí, teoricamente, sua semana foi pior do que comparado com o ano anterior.

Mas, quando se identifica esse ponto do feriado, realmente entendemos que deveria haver uma queda. Por isso, é preciso tomar cuidado com o fator de sazonalidade e dependendo do cliente, ele vende até mais em feriados.

Assim, quando olhamos a janela de um mês, nunca comparamos com o mês anterior. Tanto a semana quanto o mês, na Mestre, a comparação é feita com o mesmo período no ano anterior.

E isso é também por conta da sazonalidade. Por que, por exemplo, temos clientes que vendem muito no Dia dos Namorados. E se compararmos esse mês com o anterior, ele nunca vai bater, pois é uma das maiores datas de vendas desse cliente específico.

Por isso, quando você trata de otimização para mecanismos de busca, precisa ter o cuidado de sempre comparar um período deste ano com o mesmo período do ano anterior.

Quando você faz a comparação de um ano inteiro com outro, também é preciso muita análise, pois você precisa saber tudo o que foi implementado durante aquele ano.

Nuances como sazonalidade, feriados na semana, eventos importantes como Copa do Mundo devem ser levados em conta. Por isso, você tem que ter um cuidado maior com a comparação anual.

Como estipular o quanto o cliente vai crescer?

Normalmente, a agência tem algumas tabelas que detalham quais sugestões de SEO a serem feitas e o seu impacto esperado. Por exemplo, se o cliente colocar todos os titles de forma correta, vai aumentar 10% o tráfego orgânico.

No geral, você pode pegar uma base dos últimos três meses deste ano, e comparar com o mesmo período do ano anterior e conferir o quanto você cresceu. Depois disso, avance o mês no futuro — aquele que você quer estimar — e compare novamente.

Por exemplo, se você está em no mês de agosto, pegue o mês cinco, seis e sete e compare com o ano anterior. Após descobrir a taxa de crescimento faça uma nova comparação, desta vez incluindo o mês futuro em que você quer fazer a estimativa, neste caso mês seis, sete e oito.

Comparando com dados passados, você consegue estipular uma meta realista. Mas é preciso olhar uma janela um pouco maior de tempo. Não basta, por exemplo, comparar o mês de julho do ano passado com o deste ano e achar que a estimativa de crescimento será a mesma.

Então, analise a jornada trimestral, o bimestre e também o semestre. Assim, você tem certeza que a taxa de crescimento está bem adequada. E esse processo todo é feito para você definir uma meta de SEO que pode ser alcançada.

Para sua meta ser interessante, além de ela ser desafiadora, ela tem que ser alcançável. Pois, se os objetivos não são realistas, e as metas nunca batidas, isso começa a gerar um efeito negativo na equipe que está trabalhando no projeto.

Espero que agora você tenha mais clareza sobre metas de SEO. Então lembre-se, trabalhe com metas SMART, tenha clareza de onde quer chegar e sempre olhe as suas conversões em um modelo de comparação com o ano anterior. Para definir a meta, analise a janela trimestral para saber se você realmente está crescendo!

Gostou das dicas? Então confira muito mais conteúdos sobre marketing digital no canal do Mestre Academy!