No novo vídeo da Mestre TV, o CEO da Agência Mestre, Fábio Ricotta, vai falar sobre um assunto importante em qualquer projeto que envolve marketing digital: o custo do lead. Dê play e saiba mais!

Já aconteceu de um cliente ou seu chefe pedir para que você fazer uma previsão em relação a resultados, por exemplo, como garantir que será possível alcançar um custo do lead ou aquisição por “x”? Segundo Fábio, prometer alcançar uma meta antes de iniciar e conhecer o processo do funil de vendas específico para cada caso, é um grande erro que pode trazer problemas posteriores.

Sendo assim, caso não exista um histórico de trabalho, fica muito difícil se comprometer em alcançar um resultado. Pode ser que ao prometer algo, você dê sorte e consiga alcançar, porém, existem grandes chances do resultado não ser alcançado como esperado.

Previsão de custo do Lead

Quando uma empresa solicita que seja feita uma previsão e seja garantido um valor teto de custo do lead, é necessário apresentar alguns fatores que fogem ao controle dos serviços prestados pela agência. Não tem como criar uma previsibilidade, pois não conhecemos o funil de vendas do negócio. Você estará mentindo caso faça uma suposição de resultados.

Essa situação também vale para serviços realizados internamente, na própria empresa em que você trabalha. Para Ricotta, é melhor o colaborador assumir que não é possível fazer uma estimativa nem garantir resultados sem o conhecimento do funil.

Quando é possível garantir resultados?

Fábio fornece um exemplo claro de quando é possível realizar uma previsão, principalmente quando o cliente pede por dados visuais. Por exemplo, um cliente solicitou auxílio para construir um “Business Plan”. De acordo com o CEO da Agência Mestre, a empresa já trabalha 15 meses com o cliente, portanto, consegue realizar uma boa análise dos resultados obtidos durante este período.  Afinal, temos em mãos informações, como a taxa de conversão por canal de mídia, conhecemos a estrutura do funil de vendas, ou seja, é possível prever resultados.

No entanto, ao expor ganhos e prever futuros avanços, é interessante abordar com o cliente que o crescimento não ocorre de maneira linear. E destacar que em relação ao custo por aquisição, quanto mais investimento, a tendência é que aumente.

Gostou desde vídeo? Comente e compartilhe! Aproveite também para assistir o vídeo recomendado por Fábio Ricotta, o Episódio 144 – Quanto Posso Investir em Campanhas de Mídia. Confira!