Quanto Posso Investir em Campanhas de Mídia

Por Redator Mestre


Neste novo vídeo da Mestre TV, Fábio Ricotta, CEO da Agência Mestre, vai tratar sobre o orçamento investido em campanhas em mídia e ensinar a mensurar os degraus de investimento necessários para que resultados esperados sejam alcançados.

A primeira dica dada por Fábio é ter a chamada verba de guerra. Explicando o termo, seria um valor inicial investido nos anúncios para que possa ser analisado o quanto é entregado de retorno. As opções são Facebook, Linkedln, Google, entre outras. Cada uma vai ser mais adequada dependendo para uma ocasião em questão, por exemplo, o Facebook costuma ser mais barato que o Linkedln e o Google ficaria na posição intermediária em relação aos valores dos anúncios.

Valor de guerra para campanhas de mídia

Quando tratamos de orçamento destinado aos anúncios, como Fábio enfatizou, é necessário uma verba de guerra.  A dúvida que surge é de quanto deve ser a verba inicial? Claro que essa dimensão gira na proporção da empresa. Contudo, Ricotta sugere que os valores sejam entre 2.000 a 10.000 reais. É bom lembrar que essa referência é fornecida para quem nunca fez um investimento em campanhas de mídia.

A sugestão de é que o valor investido rode por dois meses, para que seja feita uma comparação dos resultados obtidos a cada mês. É possível também analisar métricas como a taxa de conversão, CTR (relação de cliques e impressões) dos anúncios.

Expectativa de retorno de investimento em campanhas de mídia

Sem dúvidas, a meta principal dos custo com campanhas de mídia é entregar valores superiores ao que o que foi investido, ou seja, gerar lucro. Caso o valor investido for maior do que o valor obtido com a campanha, pode ser que exista um problema na forma como o anúncio é feito. Outro fator possível é que o tempo de compra do usuário seja longo. Fábio dá o exemplo da Agência Mestre, na qual o tempo de fechamento de contrato é de 45 dias.

Esse aspecto do tempo não é uma realidade vivida por e-commerces, pois a conversão ocorre de maneira mais rápida. Porém, quando falamos de empresas B2B, o ciclo de compra é mais longo, fato que vai justificar o tempo para enxergar e analisar os resultados dos valores investidos em mídia.

Caso o tempo de fechamento de uma compra da sua empresa ser mais que dois meses, o ideal é que seu investimento em mídia acompanhe esse período, se possível que seja o dobro.

Tempo de Fechamento

Para que fique claro, o tempo de fechamento para a ocorrência de uma conversão pode ser entendido por meio do CRM, pelo Pipedrive é possível estimar o ciclo de venda.

Como escalar a verba para campanhas de mídia?

Para conseguir mensurar qual o valor deve ser investido, é importante analisar a métrica do CPA, custo por aquisição. Ou seja, seria qual preço poderá ser pago por conversão e qual lucro esse investimento entregará para minha empresa. Para definir o custo máximo, alguns pontos devem ser analisado, como:

  • Preço de venda;
  • Margem de lucro (sem levar em consideração os lucros dos anúncios);
  • Lucro médio por venda;

Fábio exemplifica:

Imagine que seu preço de venda seja 100 reais e sua margem de lucro 30 reais, ou seja, seu lucro médio por venda será de 30 reais. Por meio desses valores, fica visível que o teto de gastos para investimento é de 30 reais. Contudo, com esse valor, não há lucro, apenas são cobertos todos os custos, sem que ocorra prejuízo. Caso contrário, sua empresa estará pagando para que aconteça a venda de um produto.

Calculando o CPA

Fábio explica, portanto, a importância de conhecer o CPA para que os valores de investimentos tenham efeito efetivo. Para ter esse dado, basta calcular: o valor gasto por campanhas de mídia divido pela quantidade de conversão. Exemplificando, imagine um gasto de 1000 reais em anúncios que renderam quatro conversões, fazendo uma divisão simples, é encontrado o valor de 250 reais por conversão ou aquisição.

É importante lembrar que para compreender se o valor encontrado é uma boa referência ou não, é preciso analisar sua taxa de lucro. Por fim, Fábio Ricotta esclarece a importância de realizar um investimento inicial com a verba de guerra, pois é a partir desse ponto que é possível realizar testes e conseguir mensurar o CPA. Lembrando que cada mídia terá um CPA diferente.

Gostou deste vídeo? Confira mais no episódio 135 – Por que Seus Anúncios Estão Vendendo Pouco?

LEIA MAIS
Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Google Ads: 15 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Google Ads: 15 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Aprenda a criar uma campanha de sucesso no Google Ads. Confira neste artigo, 15 dicas que farão total diferença na hora de criar seus anúncios no Google.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?