Marketing Digital

IA Responsável: Como Os Profissionais de Marketing devem Utilizar os Recursos de IA?

Por Raquel Pereira

Explore a opinião dos consumidores e CMOs sobre o uso responsável dos sistemas de IA!

Raquel Pereira

A Inteligência Artificial (IA) tem sido apontada como a tendência de consumo mais importante do ano, com a maioria dos profissionais de marketing acreditando que ela transformará seus empregos.

De acordo com um estudo recente da Dentsu, 28% dos mais de 600 CMOs nos EUA e Canadá acreditam que a IA revolucionará seus negócios, enquanto 51% acreditam que ela terá um impacto significativo em várias áreas de seus negócios.

No entanto, para que a IA seja utilizada de forma responsável, existem certas ações que as marcas precisam tomar. Confira os dados coletados pela Dentsu e entenda como utilizar a IA de forma responsável no seu negócio:

Ações Responsáveis para Marcas com uso de IA

Três em cada quatro CMOs (75%) concordam que, ao adotar a IA nos próximos cinco anos, as marcas devem informar aos consumidores quando um serviço (por exemplo, um serviço de concierge de hotel) é fornecido a eles usando IA.

Quase o mesmo número (73%), concorda que as marcas devem informar aos consumidores quando estão tendo interações alimentadas por IA e garantir que os vieses existentes e os sistemas de desigualdade não sejam propagados pelas aplicações baseadas em IA que utilizam.

Outras ações citadas pelos CMOs são:

  • comunicar quando um conteúdo é gerado por IA (69%);
  • divulgar quando um produto que os consumidores compram é gerado por IA (67%);
  • limitar o uso de sistemas de IA nos próximos 5 anos para proteger trabalhos “humanos” (60%)

Os CMOs acreditam que, ao tomar essas ações, suas respectivas marcas poderão adaptar melhor seus serviços às necessidades dos consumidores, de forma mais assertiva, com custos menores e de forma acelerada.

Percepção dos Consumidores

Conforme visto no gráfico, a pesquisa da Dentsu também leva em consideração a percepção dos consumidores (foram mais de 1.000 entrevistados), e revela algumas diferenças nas expectativas entre eles os CMOs.

Embora três quartos dos consumidores acreditem que as marcas devem informá-los se um conteúdo de marca que estão experimentando foi criado usando IA, menos CMOs (69%) concordam.

Além disso, enquanto 73% dos consumidores concordam que as marcas devem informar aos consumidores se um produto que podem comprar da marca foi projetado usando IA, os CMOs são um pouco menos propensos a concordar (67%).

Principais Áreas de Adoção das Tecnologias de IA

Atualmente, a IA está sendo mais utilizada para gerenciamento e análise de dados. As áreas de maior prioridade para adoção de tecnologia de IA e aplicativos baseados em IA no próximo ano são gerenciamento e análise de dados, interações com o cliente, design de experiência do cliente e produção criativa.

Como os profissionais de Marketing Digital podem aproveitar os recursos de IA no dia a dia

Os profissionais de marketing digital podem aproveitar a IA de várias maneiras. Ela pode ser usada para gerenciar e analisar grandes volumes de dados, permitindo que os profissionais de marketing obtenham insights valiosos sobre o comportamento do consumidor.

Além disso, a IA pode ser usada para melhorar as interações com o cliente, personalizando a experiência do cliente com base em seus comportamentos e preferências e também pode ser usada para melhorar a produção criativa, permitindo que as marcas criem conteúdo mais envolvente e personalizado, no entanto, isso é algo que preocupa os criadores de conteúdo.

Leia também: Como a Inteligência Artificial Vai Influenciar no Marketing de Conteúdo

No entanto, ao adotar a IA, é importante que as marcas sejam transparentes com os consumidores sobre o seu uso e garantam que seja de maneira responsável, para evitar a propagação de vieses e sistemas de desigualdade, segundo o estudo da Dentsu.

Desafios na Implementação da IA

O estudo aborda, principalmente, os desafios éticos relacionados ao uso de IA nas empresas, incluindo questões como a transparência no uso da IA e a garantia de que a IA é usada de maneira responsável.

Mas, além disso, existem desafios técnicos associados à implementação da IA, que envolvem a contratação de colaboradores com skills para fazer bom uso dessas ferramentas, além de revisores e editores para os conteúdos gerados por IA.

Nesse sentido, a Empregga pode auxiliar o seu negócio! Com esse software, você pode encontrar profissionais capacitados, com skills para implementar a IA no seu negócio e – o melhor – alinhados à cultura da sua empresa. Descubra como a Empregga pode te ajudar a encontrar o profissional ideal para o seu negócio.

Ferramentas de IA Disponíveis para Profissionais de Marketing

Existem muitas ferramentas de IA disponíveis que podem ajudar os profissionais de marketing a superar esses desafios e aproveitar ao máximo a IA.

Para a análise de dados, por exemplo, ferramentas como o IBM Watson Analytics e o Google Analytics com recursos de IA podem ajudar a identificar padrões e tendências nos dados, permitindo que os profissionais de marketing tomem decisões mais informadas.

A automação de marketing também é uma área onde os profissionais podem investir em ferramentas como o Marketo, o HubSpot e a RD Station para automatizar tarefas de marketing, como o envio de e-mails e a segmentação de anúncios. Essas ferramentas possuem seus próprios recursos de IA que vão liberar tempo para os profissionais de marketing se concentrarem em tarefas mais estratégicas.

Além disso, existem ferramentas como o ChatGPT da OpenAI, que usam a IA para fornecer assistentes de conversação avançados que podem interagir com os clientes de maneira natural e eficaz.

Seja um mestre em ferramentas de IA: Conheça o “Mestres do ChatGPT”, nosso curso online desenvolvido para você se tornar um profissional atualizado e expert na ferramenta de IA mais famosa do momento.

Conte com uma agência que vai colocar sua marca à frente da concorrência com apoio da IA

Aqui na Agência Mestre, nós reconhecemos o potencial de inovação que as ferramentas de Marketing Digital alimentadas por IA oferecem e, como um dos nossos valores é a melhoria contínua, estamos sempre atualizando nossos processos para utilizar a IA a favor do seu negócio. 

Sabemos que, muito provavelmente, você precisa se concentrar em aspectos mais estratégicos do seu negócio e não tenha tempo para desvendar todas as ferramentas interessantes para a sua estratégia de marketing digital. Por isso, nosso time de mestres está à disposição para fazer toda a operação funcionar, enquanto você se concentra no seu negócio!

Descubra como podemos auxiliar o seu negócio com nossos serviços de Marketing Digital!

LEIA MAIS

Como Usar o Whatsapp como Ferramenta de Vendas

Use o WhatsApp como ferramenta de vendas: configure corretamente, personalize mensagens, utilize automações e melhore o atendimento para aumentar suas conversões com a Agência Mestre.

O que é Inbound Marketing? Aprenda tudo que precisa saber sobre essa estratégia

Leia o artigo e aprenda como atrair, converter e encantar clientes com técnicas atualizadas de Inbound Marketing.

Como Mensurar Leads do WhatsApp

Aprenda como mensurar leads gerados pelo WhatsApp, abordando desde botões flutuantes em sites até integrações com CRM e campanhas de Lead Ads.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?