Blogs

Google Tag Manager no seu WordPress

Por Fábio Ricotta

Nos dias de hoje precisamos de facilidades para economizar tempo e direcionar esforços onde realmente é preciso. Uma destas facilidades é a utilização do Google Tag Manager para gerenciar os seus scripts em suas páginas. Confira neste artigo um plugin para integrar o seu Wordpress com o Google Tag Manager.

Fábio Ricotta

Google Tag Manager no WordPress

Olá leitores da Mestre,

Uma das facilidades que temos usado em alguns projetos aqui na Mestre é o Google Tag Manager. Com ele é possível alterar os códigos de scripts que você utiliza em um site ou aplicativo. Por exemplo, se você precisar mudar o código do Analytics ou ainda adicionar um novo script para remarketing, basta acessar a plataforma e inserir o código lá. Com isto, todas as suas páginas terão o código alterado. Tudo o que precisamos fazer é criar um código do tag manager, inserir em nosso site e depois gerenciar todos os nossos scripts através da plataforma do Google Tag Manager.

Iniciando no Google Tag Manager

O primeiro passo é ir na plataforma do Google Tag Manager e criar a sua conta. Com ela criada, basta acessar o painel e criar o seu site:

Em seguida escolha o nome da conta:

GTM escolha a conta

No passo seguinte você deve dar um nome ao container. No caso, coloque o nome do seu site. Este container irá guardar todas as tags/scripts do seu site.

GTM criação do container

Uma tela com os termos de serviço irá aparecer e você precisará aprovar.

Após isto, você verá uma tela com o seu código para adicionar em suas páginas:

Código do Google Tag Manager

Guarde o conjunto de identificação que fica ao lado do nome do seu container, nós já vamos utilizá-lo.

Neste momento, nós usuários de WordPress temos uma boa solução.

WordPress e o Google Tag Manager

Para a nossa felicidade, existe um plugin chamado WP Google Tag Manager, que pode ser instalado por você para deixar o nosso processo muito mais tranquilo.

Após a instalação, você será levado para uma página como esta:

WP Google Tag Manager

Aqui você precisará inserir aquele identificador que eu mencionei anteriormente. Insira-o e salve.

Agora todas as suas páginas terão o código do Google Tag Manager.

Gerenciando Scripts e Tags pelo Google Tag Manager

Agora ficou muito mais simples dar manutenção no código do seu site. Caso você precise adicionar a tag do Analytics, por exemplo, basta acessar o painel do Google Tag Manager, clicar em “Nova” e depois em “Tag”:

Adicionar Tag

O primeiro campo você poderá colocar o nome da tag. Já no segundo, você pode selecionar diversos tipos de tags / scripts pré configurados, ou adicionar um código HTML personalizado.

Basta escolher a tag que deseja e siga os passos seguintes.

Vídeo Tutorial

Caso você tenha ficado com dúvida, existe um vídeo tutorial do próprio Google sobre o Google Tag Manager. Vale a pena assitir:

Conclusões

Quando falamos em WordPress esperamos sempre uma facilidade relacionada à instalação de plugins. Neste caso, o plugin WP Google Tag Manager, deixa a tarefa super fácil.

Eu recomendo que você utilize mesmo o Google Tag Manager para gerenciar os seus scripts/tags. Fica muito fácil gerenciar o seu código com ele e assim você evita o famoso “aguarde a TI resolver”.

Espero que tenham gostado da dica e até a próxima!

LEIA MAIS

WordPress SEO: Otimizando o Título e Meta Tags do Seu Blog

Na otimização de blogs um dos grandes passos é fazer um bom título e uma boa meta description para atrair mais visitantes e rankear melhor nos mecanismos de busca. Confira neste primeiro artigo como utilizar o All in One SEO Pack, o melhor plugin para Wordpress no ramo.

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Quer criar um blog de sucesso e não sabe o que fazer para começar? Confira as dicas que separamos para você fazer um blog com qualidade profissional.

Redirecionamento 301 no WordPress

Muitas vezes no desenvolvimento de um blog queremos mudar uma URL de um artigo ou ainda criar uma nova página a partir do conteúdo do artigo. O problema é que não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve redirecioná-lo com o código 301. Entenda neste artigo como fazer este processo.

Comentários
  1. Avatar

    Valeu Ricotta, nem sabia da existência do plugin. WordPress é vida!

  2. Avatar

    Realmente muito bom,

    Facilita muito a vida na hora de administrar tanta coisa.
    Vlw a dica !

  3. Avatar
  4. Avatar

    No campo “Regras de ativação” a seguinte mensagem aparece: “Essa tag não será disparada porque não há regras de disparo. Clique no botão acima para adicionar regras e disparar essa tag.”

    O que seria?

    Abraços.

  5. Avatar

    Muito bom… Não conhecia esse serviço! Obrigado =]

  6. Avatar

    Excelente, esse plugin é uma mão na roda… valeu a dica! =D

  7. Avatar

    Legal, obrigado!

  8. Avatar

    Estou descobrindo agora esse plug-in que não conhecia. Interessante.

  9. Avatar

    Só agora entendi, obrigado! pois no curso não dizia isso. Lá o Frank disse que tinhamos que colocar o código em todas as páginas. Mas valeu!

  10. Avatar

    Oi! Esse plugin WP Google Tag Manager teve sua última atualização a 3 anos atrás, além disso, só é compatível até a versão 3.4.2 do wordpress. Tem algum outro plugin que eu possa usar? Obrigada!

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?