Como Otimizar Uma Landing Page

Como já está em nosso glossário de SEO e SEM, landing page ou página de entrada é a página por onde o visitante chega ao seu site. Muitas vezes ela não é a Home, mas sim uma página específica de um produto e de onde vai continuar o processo de venda após o click em um resultado de busca ou propaganda – seja por banner ou link patrocinado. Um passo importante na otimização de sites e um lugar onde o SEO é indispensável.

O grande problema com as landing pages é que elas só mostram uma característica do produto, o preço e um botão “comprar”. Juntamos tudo isso e ficamos pensando no motivo para as conversões serem baixas. Então, é hora de ir além disso e gastar um pouco mais de tempo em nossa landing page. Os usuários que chegam sempre se perguntam “Era isso mesmo que eu estava procurando? Esse site é real (ou confiável) ou é só spam? Vale a pena gastar tempo aqui?”.

O que você precisa fazer é parar de pensar “isto é o que eu quero” e começar a pensar em “isso é o que os clientes querem”. Usuários buscam por coisas – produtos, serviços, informação – e se você estiver aparecendo em algum resultado de busca, você precisa fornecer o que foi buscado e satisfazer as expectativas de quem clicou no seu site e chegou até sua landing page. Senão o visitante simplesmente clica no botão Voltar e procura outro site.

Além disso, sua landing page deve satisfazer também os objetivos do seu negócio. Você precisa coletar informações? Vender um produto? Divulgar seus serviços? Qualquer que seja o objetivo, sua landing page deve ser construída visando isso. Então, um passo importante é estabelecer seus objetivos.

Visto isso, vamos então às dicas de como otimizar suas Landing Pages:

Estabeleça credibilidade: seu design aparenta ser profissional? Nenhum espaçamento desnecessário ou problema de formatação? Não deixe passar erros de gramática ou digitação. A landing page será responsável pela primeira impressão sobre sua empresa.

Faça um design profissional de acordo com o seu ramo: pesquise em seus concorrentes quais são os padrões de landing page. Olhe cada uma e veja por que eles podem estar ganhando de você. Isso lhe dará uma boa idéia do que os consumidores estão acostumados a ver e o que funciona em seu ramo.

Deixe tudo funcionando: verifique todo o funcionamento da landing page. Todas as imagens, vídeos e links. Por que o cliente vai achar que seu produto funciona se sua página não funciona?

Reduza ou elimine a navegação: Na maioria das vezes o usuário não chega ao seu site para passear pelo resto dele. Elas chegam à landing page pelo que ela ofereceu e quer ver toda informação que ele precisa ali mesmo. Não dê motivos para que ele saia dessa página sem tudo que ele precisa para comprar. Ou ainda, sem comprar.

Utilize poucos, mas bons gráficos: não exagere nos gráficos, não decore sua página simplesmente por decorar. A informação é a parte mais importante e os gráficos não devem sobrepor ela.

Otimize a disposição do conteúdo: Coloque sempre a informação mais importante primeiro. E caso necessite rolar a página para ver toda ela, repita o botão de compra algumas vezes ao longo da landing page. Evite também que o usuário pense que chegou ao fim de sua landing page quando ainda existe mais informação a ser mostrada.

Encontre um meio termo no que mostrar: não coloque imagens, vídeos, enquetes e animações em Flash todos ao mesmo tempo em sua landing page. Coloque somente o necessário para não cansar nem irritar o visitante.

Deixe seus botões com aparência de botões e otimize-os: um ponto importante na sua landing page são os botões. Onde o cliente vai clicar para fazer a compra? Não tente inventar demais e confundir o visitante.

No mais, é importante também testar algumas versões de landing page para ver qual traz mais retorno.

Aqui estão mais algumas dicas em usabilidade que podem ajudar em sua landing page.

Fonte: seomoz.org

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

4 Comentários para “Como Otimizar Uma Landing Page”

  1. Vilson

    Você acredita que seguindo esses passos acima traga retorno rápido ? Pois estou promovendo um negócio de acordo com o seu post.

    Abraço.

    Responder
  2. Lucas Santos

    Muito bom artigo Flávio
    Muitos otimizadores otimizam sites sem técnicas de landing page. E acabam não obtendo o resultado esperado por isso.
    Landing page maximiza o poder de cada produto e também organiza melhor a otimização de uma forma mais utilizavel, e valoriza a estética do site.
    Muito bom!

    Responder
  3. Moises Santos

    Gostei desse artigo, estou começando nessa vida de mídia social e queria uma luz…agora já tenho uma ideia de como começar.
    Valeu mesmo!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>