Heat Map: Monitore Cliques e Ações dos Usuários em Seu Site

Por Felipe Rosa


Alguma vez você já ficou curioso para saber em quais lugares do seu site os visitantes mais clicam? Saiba que existem ferramentas que mostram o mapa de calor do site (heat map) e indicam as principais ações que os usuários realizaram. Para saber mais sobre o assunto, confira as dicas no vídeo abaixo:

Comportamento do Usuário

Uma das ferramentas mais completas do mercado para monitorarmos as ações de um usuário em um site é a Crazy Egg. Com ela, você identifica onde as pessoas clicam, quanto tempo elas ficam atentas a uma determinada região do site, quantas dão scroll na página e o que faz com que elas deixem o site.

Através do heat map, que nada mais é do que uma representação gráfica em cores, você consegue identificar o mapa de calor do site, ou seja, os pontos que mais chamam atenção do usuário em uma determinada página.

Funcionamento

Para começar a mapear as ações do usuário, basta inserir um código do Crazy Egg nas páginas que você deseja monitorar. A partir daí, o trabalho fica por conta da ferramenta, que será responsável por coletar os dados e disponibilizá-los em relatórios.

Crazy Egg

Os insights fornecidos pela ferramenta ajudarão você a melhorar a experiência do usuário e a conversão de suas páginas. Com a Crazy Egg você entenderá quais são os melhores lugares da página para inserir banners, formulários, caixas de captura de e-mails, entre outros elementos.

Resultados Práticos

Ao usar a ferramenta de heat map aqui na Agência Mestre, percebemos que os usuários estavam clicando em alguns elementos que pareciam ser clicáveis, mas na verdade não eram. Quando nós entendemos o comportamento do usuário nas páginas do site, conseguimos redesenhar o layout e aumentar nossa taxa de conversão.

Quando descobrimos que os usuários do nosso site não encontravam o formulário de contato e orçamento, decidimos deixar o menu superior do site fixo, para que quando eles rolassem a página, ainda pudessem enxergar o botão de orçamento. Isso deu muito certo! Os cliques no botão de orçamento aumentaram consideravelmente.

Conclusões

Quanto mais você otimizar a experiência do usuário, melhor serão seus resultados. Por isso, nosso conselho é que você busque a melhoria contínua. Procure entender de fato o que o seu usuário procura e como ele se comporta em suas páginas. Dessa forma você poderá deixar as coisas mais visíveis e fáceis para ele, o que consequentemente aumentará sua taxa de conversão e a satisfação do usuário.

Sucesso!

LEIA MAIS
7 Técnicas Para Aumentar a Taxa de Conversão em Sua Landing Page

7 Técnicas Para Aumentar a Taxa de Conversão em Sua Landing Page

Após todo o trabalho de aquisição de tráfego, você conseguiu um volume sólido de visitantes para suas páginas e o trabalho acabou? Não. Após conquistar um visitante e ele chegar a sua página, apenas metade do caminho foi percorrido. Agora é hora de conseguir que a visita se transforme em uma conversão: venda, assinatura, cadastro, pesquisa, enfim, o que você precisar. Neste artigo, 7 dicas para melhorar a conversão em landing pages.

CTA: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Call to Action

CTA: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Call to Action

CTA, ou call to action, são funções ou links que incitam o usuário a executar uma ação. Veja como utilizar da maneira certa para fazer seu público agir!

Google Website Optimizer – Como Funciona?

Google Website Optimizer – Como Funciona?

Sempre que é necessário alterar os elementos de uma página é importante realizar testes para verificar se as alterações foram convenientes. Em caso de páginas ligadas à conversão, esses testes são essenciais.
O Google Website Optimizer é uma ferramenta muito útil nesses casos, pois realiza testes A/B e multivariados nas páginas do site. Veja aqui como utilizar essa ferramenta.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo