Saiba Qual é o Tipo das Páginas do Seu Site

E ai galera…
Pensei em começar com algo ainda não comentado aqui no blog, e que pode ajudar em campanhas de link building, que é o relacionamento com a vizinhança. Como todos sabemos, o fator de maior potencia na otimização externa de uma página são os links de entrada e saída.
E uma vez em uma vizinhança, o tipo do site é definido a partir do cálculo do PageRank, se não houvesse nenhuma avaliação dos temas das páginas.
Podemos observar três tipos diferentes de sites se olharmos a maneira como o PageRank é calculado.

Tipos de páginas

  • Concentrador – Recebem uma grande quantidade de links, mas possuem poucos links de saída (não necessariamente poucos, mas bem menos do que recebem).
  • Hub – Recebem muitos links de entrada e geram muitos links de saída.
  • Dreno – recebem muitos links, mas não geram links de saída (ou geram poucos, quase nenhum).

Entendendo visualmente

As páginas 2, 3, 6 são páginas regulares, que recebem poucos links e geram muitos e vice versa. Não são páginas interessantes para o que queremos ver.

Dentro do nosso interesse ficam as páginas 1, 4, 5, que são respectivamente, Concentrador, Dreno e Hub.

As páginas concentradoras (site número 1), geralmente linkam para páginas do mesmo tipo ou para outras páginas maiores.

Na página 4 temos um exemplo de dreno, que recebe links, mas não gera nenhum link para saída. Se voltarmos a explicação matemática do calculo do PageRank, veremos que uma página dessas, tornaria a solução da matriz impossível, ou seja, sempre que o Google fosse calcular o PageRank e encontrasse uma página dreno, não teria como calcular o PageRank de nenhuma das páginas envolvidas.

Existem várias soluções para contornar este problema as três mais prováveis e mais aceitas (o Google não revela esta informação), são:

  • Considerar que a página dreno linka qualquer outra página na internet.
  • Considerar que a página dreno linka todas as outras páginas na internet.
  • Considerar que a página dreno possui as mesmas características de uma página com PR 1.

A página 5 é um hub, recebe vários links de várias outras páginas, e redistribui links para várias páginas vizinhas, se tornando um ponto focal nesta rede, em particular.

Considerações:
Cada página é considerada de uma forma pelo Google. Quase todo link é bom, mas dependendo do tipo de página pode ser melhor ou pior e o desempenho de cada página depende do tipo de página que ela é.

Em geral:

  • Hubs possuem o melhor desempenho, normalmente, são páginas que ficam muito bem posicionadas, pois são consideradas “autoridades” da rede, pelo Google. Além disso, possuem muita força para promoção de outras páginas.
  • Concentradores têm um desempenho mediano, conseguem boas posições, mas não possuem muita força para promover outras páginas.
  • Drenos têm um desempenho sofrível, com raríssimas exceções, possuem um posicionamento muito ruim, se comparado aos outros dois tipos de páginas.

Exemplos de sites em cada tipo:
Blogs, geralmente são hubs, pela característica do formato do site, no qual é usado uma quantidade muito grande de links.
Sites de comércio eletrônico, geralmente são drenos, principalmente quando possuem programas de afiliados.
Sites intermediários ou de notícias geralmente são concentradores (alguns de notícias são considerados drenos por não linkarem nenhum site).
Hubs: Agência Mestre, e blogs em geral etc…
Concentradores: G1, Terra, Uol etc…
Drenos: Wikpedia, Submarino etc…
Ao analisarmos, é fácil verificar que páginas hubs possuem melhor desempenho, mesmo possuindo menor PageRank, existem também outros fatores que influenciam no posicionamento, mas esse comportamento é bem constante. A única grande exceção é a Wikipédia, que mesmo sendo um enorme dreno, possui excelente posicionamento.

Concluindo, sempre que possível é melhor construir um hub e tentar obter links de hubs, pelos motivos já expostos acima.
Evidentemente ninguém sairá linkando todos os sites que aparecem na frente, isso acabará sendo prejudicial, mas sempre que possível crie vários links para sites que possuem assunto relacionado com o seu e nunca devemos nos esquecer de que um ótimo conteúdo nos leva a um ótimo posicionamento.

Bom pessoal era isso q eu tinha para passar…

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

13 Comentários para “Saiba Qual é o Tipo das Páginas do Seu Site”

  1. Matheus

    Cara, interessante teu post.
    Vou começar a prestar atenção nisso.
    Fora que aqui tem a explicação do PageRank, uma ótima mão na roda pra mim. :D
    ‘Brigadão.

    Responder
  2. Web Designer Demétrios

    Excelente explicação, não sabia que linkar pra fora era um ponto bom para o site. Mas linkando pra fora do seu site não passa seu pagerank para os outros sites e faz com que o seu perca?

    Deve-se sempre linkar com a tag rel=”nofollow”?

    Se linkar com rel=”nofollow” os buscadores conseguem identificar que você esta linkando para um site externo? Pergunto isso pq se a resposta for NÃO, para os buscadores seria como se não houve link na página para um outro site, ou seja, seu site não seria um HUB.

    Responder
    • djone weschenfelder

      E ai cara, bem, na verdade lincar para fora de um site não é sempre positivo nem sempre negativo, o fato é que ao limcar para um site de maior pagerank e com informações semelhantes a de seu próprio site ou blog o google entende como se você estivesse indicando uma informação de qualidade para seu leitor, e sendo bom para o leitor, é bom para o google, o ruim é quando você linca para sites de baixo pagerank, sem relação com o seu site, sites que utilizem black hat, etc..
      por exemplo, se você tiver um link para um site que for excluido, você vai ser penalizado também, o mesmo se você tiver um link para um site “promovido”.
      Quanto a rel=”nofollow”, pelo que sei os buscadores não seguem estes links, são mais pra mandar visitas ou indicar um site sem isso afetar o seu page-rank, mas se você usar esse artificio em todos os links, também não vai ser bem visto;D.
      Recentemente escrevi em um dos meus blogs(que até ta desatualizado agora)um post com algumas informações importantes a respeito dos links em um site, axo que complementaria esse post aqui, quiser da uma olhada no meu post sobre como otimizar os links;D

      Responder
  3. Geronimo

    Existem várias soluções para contornar este problema as três mais prováveis e mais aceitas (o Google não revela esta informação), são:

    Se o Google não revela, como você descobriu???

    =)

    Responder
  4. Jefferson

    Muito obrigado pelo post Marcel. Antes de vè-lo, eu achava que quanto menos links para fora tivesse, melhor era.
    Seu post foi muito esclarecedor.

    Responder
  5. Frank Marcel

    Geronimo: “as três mais prováveis e mais aceitas”. Obtidas a partir de testes e deduções empíricas.

    Mas se o seu site for mesmo o Google.com, você pode revelar com mais exatidão essa informação! ; )

    Abraços!

    Responder
  6. raphael

    Marcel a sua definição de sites dreno e sao praticamentes iguais… se voce puder dar uma anilisada no termo dreno .. no meu entedr dreno e´quando teu site faz mais saida do que entrada…
    bom pelo menos eu entendo assim…de qualquer forma fica minha duvida ai

    Responder
  7. Henrique

    E depois falam que link de saída não tem importância.
    Já vi alguns testes realizados lá fora (EUA) e correlação do ranking com a qualidade dos links de saída não é desprezível.
    Parabéns pelo post!

    Responder
  8. Junior silva

    Uma dúvida, a página que receberá os links criados por mim devem ser a home? ou pode ser outra página…ou seja, para o google cada página de um mesmo site tem seu proprio page rank ou o site num geral é que possui?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>