SEO: Qual o benefício de utilizar a palavra-chave no seu domínio?

Eu estava lendo um artigo no blog Googlelady quando achei o tema “palavra-chave no domínio” interessante a ser discutido aqui no Agência Mestre, pois abordamos pouco este tópico.

Ao meu ver, o uso de palavras-chave no domínio trazem muitos benefícios quando o foco do site é sobre aquele tema. Digamos assim, você quer criar um site de email grátis (free mail), então registra um domínio www.free mail.com (propaganda gratuita :P). Assim, ao buscarmos algo no Google (ou em outro buscador) relacionado à free mail começamos a notar que as URLs (normalmente em verde) ficam negritadas quando alguma das palavras que digitamos está contida no domínio.

Assim, acredito que este fator seja levado em conta no rankeamento das páginas. Não vou entrar nos méritos de quanto, ou melhor, do peso que a palavra-chave no dominio agrega, mas o fato é que se você conseguir, será uma boa ajuda.

Aqui no Agência Mestre, temos alguns artigos sobre palavras-chave no domínio ou na URL, espero que eles ajudem vocês a melhorarem o posicionamento nos SERPs: otimização de URL, domínios são como vinho e URLs amigáveis.

Para discutir mais sobre o assunto, sugiro que vocês visitem a página de search ranking factors criada pelo pessoal do SEOmoz, onde vários especialistas no assunto discutem sobre os mais variados fatores e os seus pesos nos algoritmos.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

9 Comentários para “SEO: Qual o benefício de utilizar a palavra-chave no seu domínio?”

  1. Ronan

    Olá Fábio,

    Já discuti muito sobre esse assunto e tive a oportunidade de saber de resultados de testes feitos e percebi que o peso disso no geral é quase nulo. Provavelmente deve ter lá seu peso mas com base nos testes creio que seja muito pouco. De qualquer forma em caso Branding é sempre bom ter uma URL fácil de gravar.

    Grande abraço.

    Responder
  2. Marcos Elias

    Concordo com isso, e realmente sinto diferença… Em alguns domínios que tenho mais direcionados a um público específico, o termo estar na URL tem um grande peso. Em contrapartida a URL é curta, não dá pra fazer muitos milagres com ela, hehe.

    Responder
  3. Fábio Ricotta

    Olá Ronan,

    No meu caso é o contrário. Todos os dominios que tem a keyword nele, tem um desempenho melhor. Acredito que apenas em sites “diferentes” ou com uma quantidade de backlinks com âncoras bem feitas, daí sim o dominio não teria “tanto” peso.

    Abraços!

    Responder
  4. Web Designer Demétrios

    Fábio,
    Eu sei que os search dão preferencia de posição para domínio com .BR e dão mais ainda para domínios .GOV e .MIL. Minha dúvida é se existe preferencia .COM.BR diante dos outros domínios com .BR exemplo: .EDU.BR, .ART.BR, TUR.BR etc….inclusive um dia desses vi um site .SRV.BR, nunca tinha visto esse aí !!! É de prestadoras de serviço.

    Digamos que 2 sites iguais sejam desenvolvidos, só que um .COM.BR e outro .SRV.BR, vai ter diferença de preferencia de posicionamento para os buscadores?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>