SEO e Frames

Olá! Com este post, espero esclarecer por que o uso de frames não é recomendável e por que os motores de busca não se dão bem com os frames.

Frames

Frames? Para quem não ligou o nome à pessoa, frames, para o seu browser, são as partes que compõem uma página HTML. Por exemplo, um header ou sidebar que fica estático quando a barra de rolagem é mexida. Existem vários sites assim, todo mundo já viu um!

Eles melhoram a organização e manutenção de uma página, pois quando se quer fazer uma alteração em um menu, ou no cabeçalho de uma página, basta alterar o arquivo correspondente!

Problema com SEO

Enxergaram o problema? Dentro de uma página HTML composta de frames, cada frame corresponde a uma URL diferente, o que pode confundir o motor de busca a dar a resposta correta, pois cada frame, de alguma forma, estará tratando do assunto buscado, estará em uma URL diferente e poderá servir de resposta. Mesmo que o motor de busca escolha a melhor das URLs, um usuário irá vizualizar em seu browser apenas parte (um único frame) de tudo o que a página deveria estar mostrando (só um menu, só um header, etc.).

O que fazer?

Atualmente, o uso de CSS e iframes pode substituir a necessidade de frames. Na verdade, se o uso de frames era somente para organizar os componentes de uma página em arquivos diferentes, o PHP com seu include já consegue resolver essa situação muito bem.

Otimizar para melhorar

O fato é que os frames são muito pouco interessantes quando se deseja trabalhar com motores de busca. Os usuários provavelmente vão acabar sem encontrar o que desejam em um site assim e vão procurar outro. Existem formas melhores (e mais otimizadas!) de se construir e divulgar informação.

É isso aí! Até a próxima.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

31 Comentários para “SEO e Frames”

  1. Frank Marcel

    Os frames devem ser evitados praticamente ao nível de não usá-los nunca. Seja 1 vez ou 10 vezes, não importa.
    Considerando que você está usando o frame para publicar conteúdo, isso é um erro de SEO, pois o frame não é considerado como parte da página em questão, mas sim como uma página separada.
    O mais recomendado é não usar frames mesmo, pra nada.

    Responder
  2. Fredy

    Discordo parcialmente!

    Particularmente, removi os frames do meu site por questões de praticidade, pra facilitar navegação… fica mais fácil “favoritar” páginas, enfim, fiz olhando o lado do usuário.
    Isto foi feito recentemente, mas meu site que existe desde 2001 SEMPRE foi topo nas pesquisas na palavra chave que disputo (e olha que até algum tempo eu nem sabia que “existia” SEO, pensava que era só colocar no ar e o google colocava lá no topo).

    A uns 4 anos mais ou menos um profissional de “webmarketing” (na epoca não se ouvia SEO) chegou a discutir comigo e apelar, pois ele afirmava que frames eram fora de moda, que o google não gostava etc e tal… então mostrei a ele estava errado apontando meu site lá no topo, na frente inclusive de sites sem frames. Usava frames para menu e corpo, o clássico. E lá estava meu site no topo. O unico inconveniente era que no cache do google não visualizava legal, mas nem sei mesmo se é problema pois a maioria de usuários comuns nem sabe o que é cache?…

    Enfim, eu sabia um pouco de SEO sem saber que se quer existia. O que eu sabia se SEO, é que o mais importante é dar conteúdo ao usuário, e o google “zoiudo” como é gosta disso… no mais, são ajustes.

    Estamos encaminhando para o google indexar flash (e já vi indexações de flash na primeira página), o que era totalmente impensável a algum tempo atrás. Então, achar que frames são problemas para motores é besteira. Vai da forma que é usado, mas ai até um site sem frame pode ter problemas…

    Responder
  3. Frank Marcel

    Fredy, olhar para o usuário é essencial e, tenha sido seu objetivo, ou não, você também facilitou a vida das search engines.

    Sem conhecer seu nicho e suas palavras-chave, eu não vou entrar no mérito de dar parabéns ou não por manter o seu site no topo das buscas. Mas é legal saber que frames não foram um problema para você.

    Todo SEO recomenda não usar frames justamente porque o Google “não visualiza legal”- você está certo: basta dar conteúdo que o Google te favorece, mas e se ele não encontrar o conteúdo devido à, comum, desorganização dos frames?

    Também já vi sites em Flash na primeira página e é senso comum que isso não é impossível, só é problemático. Eu já vi até vídeo de pessoas “provando” que o Google encontrou conteúdo no Flash, mas totalmente questionável.

    Enquanto me perguntarem, continuarei com a minha opinião: Diga não ao uso de Frames e diga muito não ao uso de Flash.

    Abraços!

    Responder
  4. Daniel Cabral

    Em meu website eu aboli os frames pq eles não eram bem visualizados em determinados monitores, principalnente os wide, pois os frames ficavam separados uns dos outros, resolvi aplicar um iframe, pois esse fica fixo e não se move com a resolução da tela, meu site tem uma div principal com um menu lateral e uma div secundária onde abre o iframe, mas já estou abolindo o iframe tbm pq na busca de determinado produto ou na busca de imagens o q aparece é apenas o iframe e não o site inteiro, pq o iframe é uma página separada do site, para tentar resolver isso temporariamente eu coloquei os breadcrumbs para redirecionar os usuários para meu site, mas eu acho complicado ficar fazendo essas “gambiarras” para tentar reparar erros seus próprios erros, por isso que estou estudando a possibilidade de abrir o site na div e não no iframe dentro da div, mas para isso é necessário o uso de javascript e ajax.

    Responder
    • Frank Marcel

      Daniel, no atual momento, o Google está em transição para indexar AJAX corretamente. É prudente aguardar até que tudo esteja devidamente testado.
      Mas é essencial não fazer o site em frames ou iframes.

      Responder
  5. Maurício

    Existem programas de afiliados que utilizam iframes. No meu site tenho espaços para colcoar anúncios…Ele é montado todo em tables e includes. No caso estou usando na index 1a iframe no local de publicidade. O SEO está muito bom. Fiquei curioso isso é muito prejudicial? Será que retirando terei uma melhora significativa no SEO?

    Responder
    • Frank Marcel

      Oi Maurício, você colocou a publicidade dentro de um iframe e manteve o conteúdo em HTML? Se foi isso, não há nenhum problema.
      Problema existe quando você coloca o conteúdo dentro de (i)frames.

      Responder
  6. Richard

    Olá, boa noite a todos.
    Vejam, eu sempre uso arquivos includes, tipo arquivo.asp, que é bem prático, mas tenho um dúvida que me persegue… os motores de busca conseguem ler o conteúdo do include? Ou será que isso tá me prejudicando???

    Responder
    • Frank Marcel

      Se o include for resolvido do lado do servidor (e não no browser do usuário), então você não terá problemas. Acredito que seja este o caso.

      Você pode usar o operador cache para fazer a busca e tirara dúvida. Faça uma busca no Google por cache:www.seusite.com.br/uma-url-qualquer e veja como o Google exibe a página (está correta? está faltando um pedaço?)
      Depois, clique no link “Versão somente texto” (ou algo parecido) para você visualizar a versão somente em texto que o Google tem da referida URL (mais uma vez: está correta? está faltando um pedaço?).

      Assim você consegue saber qual conteúdo o Google encontrou nas páginas do seu site.

      Responder
      • Richard

        Legal, cara. Obrigado pelo retorno.
        Fiz os testes, está tudo ok.
        Abraço e boa sorte!

        Responder
  7. Fábio

    Olá Frank, sei que o post está mais que antigo e que minha pergunta é um tanto qto redundante, mas quero perguntar especificamente sobre o uso de um iframe para player de música, bem comum para alguns sites como os de casa noturna.
    Será que perco muito em SEO utilizando essa técnica ou tem alguma forma de resolver, usando por exemplo meta-tags para direcionar ao conteúdo propriamente dito?
    obrigado

    Responder
    • Frank Marcel

      Fábio, a título de teste, eu arriscaria algumas alternativas como pop-up, canonical tag, navegação por ajax (usando “hashbang” – #! – a la Twtter…).

      Ficaria com a alternativa que desse mais certo.
      Mas nunca vi um site com player de música que tivesse feito algo do tipo. Normalmente eles colocam o iframe mesmo e fica como está…

      Responder
  8. Kenneth Corrêa

    Frank,

    Eu fiz um case para o cliente, quando ele me obrigou a manter o site atual (com frames), e conseguimos um resultado bacana de indexação e posicionamento.

    Mais um caso daqueles que temos que trabalhar com as restrições do projeto.

    Espero que seja útil para a discussão.

    Responder
  9. Thiago

    Olá Frank,

    Estou com uma idéia de fazer propagandas de outro cliente no meu site para gerar visualização no site dele. Se eu utilizar um frame para abrir o site dele dentro de uma página do meu site os motores de busca vão indexar o conteúdo dele? E isso melhorará o seu pagerank?

    Desculpa uma possível redundância na pergunta, mas não encontrei nada falando especificamente sobre esse assunto.

    Desde já agradeço sua atenção

    Obrigado

    Responder
    • Frank Marcel

      Thiago, o que se espera é que o frame adicionado no seu site não gere nenhum tipo de influência em rankings (PageRank nem nada do tipo) e também que o Google não indexem o conteúdo do frame como parte do seu site (talvez ajude a encontrar o tal frame e indexar o tal frame, mas não como parte do seu site).

      Alguns testes recentes tem levantado comportamentos diferentes do Google em relação a frame/iframe. Arrisque. Teste e veja o resultado.

      Responder
  10. Marlos Ápyus

    Estou buscando uma solução que seria perfeita com uso de frames.

    O cliente (músico) queria ter um player de suas músicas em seu site. E que a pessoa, ao navegar pelo site, não tivesse a música interrompida nas mudanças de páginas.

    Minha solução: num frame coloco o player (penso num cabeçalho bem estreito no topo da página), no outro frame funciona todo o resto do site.

    Mas me preocupa isso do SEO.

    Vocês saberiam me indicar uma solução melhor?

    Responder
    • Frank Marcel

      Marlos, recomendo uma solução melhor, sim, a navegação por AJAX a-lá Twitter.
      Se você navegar um pouco no Twitter.com estando logado, verá que as URLs são formadas após os caracteres #! – chamados de “hashbang.”

      O Google propôs uma solução para o AJAX ser indexável, mais detalhes em: Como Indexar site em AJAX.

      Responder
  11. marcelo bmc

    E no caso de web-rádios?

    Cada vez que o visitante mudar de página o som é interrompido.
    Já com o uso de frame, isso não acontece pois o player fica fixo no topo do site.

    Já tentei o uso de pop-up mas alguns navegadores o bloqueiam por padrão.
    Qual seria a melhor solução?

    Obrigado!

    Responder
  12. Iban TM

    Olá, tudo bom? Meu site está sem frames o index.php têm um include com as pousadas de Trancoso, estas pousadas variam de posição automaticamente, enton como o site vai melhorando de posição acho que não é nada errado. Numa parte da página há 3 casas de aluguel (Caraíva) html normal, más agora que vem a alta temproada para não ter que ir mudando o index.php com dreamweaver quero por um iframe invés do html já que assim posso atualizar as casas que vão se alugando desde um arquivo independente. A pergunta é : O Google vai ver do mesmo jeito o conteúdo que antes estava em puro html com os respetivos enlaces para o site de Caraíva.. o que agora estará dentro do iframe? ou vai considerar o conteúdo do iframe como uma página do site independente perdendo peso os enlaces que antes estavão em html no index.php?

    Espero ter-me explicado, não resisti postar pois estava procurando a solução na net e cheguei até aqui.
    Para mim é importante pois eu posso estar usando o iframe em vários sites e assim só atualizo uma página invés de múltiplos sites, más não quero perder PR no site de Caraíva. Obrigado!

    Responder
    • Frank Marcel

      Iban, o mais seguro é não usar frames ou iframes.
      Existem algumas (bem poucas) discussões sobre o assunto, algumas indicando alguma forma diferente de tratamento do iFrame pelo Google.

      Como isso não está muito certo, minha recomendação é que você não use iframe no seu site.
      Provavelmente vai ser mais interessante você manter o trabalho com o include do PHP, ou mesmo criar uma API/função que execute isso dinamicamente. Enfim, pensar em alternativas que não envolvam o iframe.

      Responder
      • Iban TM

        Obrigado Frank! Más é difícil compreender, pois os iframe do Facebook e outros bookmarks, recentemente YouTube, todos são iframe. A página que inclui estes iframes não estará dando PR em nenhum caso para estes sites, pois não são enlaces, enton o PR destes grandes sites que usamos diariamente recebem más PR pela popularidade e acesos que não pelo iframe que colocamos em quase todas as páginas de nosso site, por favor esclareça esta última questão para ter mais claridade sobre o assunto e assim encerrar o tema. Muito grato.

        Responder
        • Iban TM

          Os testes realizados durante um mês e meio confirmam resultados negativos de posicionamento usando iframes. Coincidencia? Obrigado pelas dicas.

          Responder
  13. Sandro

    Tenho um site com um player de Musica, onde o player não é interrompido durante a navegação, e a unica solução que eu encontrei foi utilizando frames…. Existe uma outra possibilidade onde nao venha a interferir a otimização do site? Se puder responder fico grato!

    Responder
    • Frank Marcel

      Sim, duas saídas imediatas:
      – Usar um pop up com o player, assim a pessoa pode navegar a vontade e continuar ouvindo a música até depois que sair do site;
      – Ou, usar a navegação com hashbang (#!): Como Indexar Sites em AJAX

      A título de exemplo, você pode navegar pelo twitter.com.

      Responder
      • Sandro Costa

        OK, mas tem como fazer o pop up, abrir sem ser bloqueado ? Sei que se utilizar div, e o comando OnLoad no Body, blz, mas eis a questão…. Utilizei popup com DIV, e ela nao fica aberta durante a navegação… Tem como fazer com Script em Java?

        Responder
  14. Osmar

    Boa tarde Frank, estou usando um frame, e o conteúdo dele e uma pagina de outro site.

    Isso é prejudicial para SEO?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>