PageRank Atualizado – 02/04/2009

Estrategicamente, o PageRank foi atualizado hoje, 2 de abril, e não ontem 1º de abril, o que resultaria em uma grande confusão. Com a última atualização em 31 de dezembro, era previsto que a mudança de PageRank ficaria para abril, e foi hoje.

Sem perder mais tempo, confira o PageRank do seu site com a nossa ferramenta para verificar PageRank e nos conte como foi o seu desempenho! Lembre-se que o PageRank é somente mais um fator usado pelo Google para posicionamento de um site nos resultados das pesquisas, e uma diminuição no PageRank do seu site ou de suas páginas, não significa que você vai ter um longo e tenebroso período até a próxima atualização.

pagerank-lupa

Perdeu Pagerank – E Agora?

Ter o PageRank diminuído não é motivo para se desesperar, basta continuar a dedicação nos trabalhos e continuar sempre aumentando a qualidade do site ou blog que a barrinha verde do Google volta a crescer para você. Vale lembrar também que embora os valores de PageRank sejam divulgados a cada 4 meses, o seu real valor muda todo dia, a cada link encontrado pelo Google que referencia o seu site, portanto, o seu trabalho diário é muito importante.

Aumentou o PageRank?

Não é o fim da guerra, é um motivo a mais para continuar o empenho em sempre produzir mais e aumentar mais a qualidade do site. É um sinal de que os caminhos tomados até então são os corretos. O importante aqui é lembrar que cada ponto no PageRank demanda muito mais esforço que o ponto anterior, ou seja, conseguir alcançar marcas como PageRank 6 ou 7, demanda muito mais esforço do que conseguir 2 ou 3 pontos.

E ainda, se o seu site ou blog é recente e, com menos de 3 meses, e já alcançou uma marca de PageRank como 3 ou 4, fique atento e dedique-se bastante nele para manter e aumentar a marca, pois pode ser um PageRank “mal calculado”, conforme eu expliquei no meu post sobre valores altos de PageRank em sites novos.

PageRank Zero – Estou Punido?

Se o PageRank do seu site estava em 4 ou 3, quem sabe 5, e agora ele está com PageRank zero, é possível que o seu site tenha sido punido pelo Google. Primeiro de tudo, se você utilizou alguma técnica black hat de propósito, então corrija o quanto antes. Caso você não tenha provocado o problema, procure verificar o seu site no Google Webmasters Tools, pois pode haver uma mensagem de notificação do problema encontrado pelo Google que causou a punição.

Antes de entrar em desespero, aprenda sobre black hat SEO e certifique-se de que o seu site não está acidentalmente usando uma das técnicas black hat, que são de fato punidas pelo Google. E se você tem dúvidas sobre as punições do Google, recomendo a leitura de nossos artigos sobre o assunto:

Leituras obrigatórias. Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

50 Comentários para “PageRank Atualizado – 02/04/2009”

  1. Alexandre Brendim

    Frank, de acordo com a ferramenta de vocês, meu page rank continuou em 3, no entanto na SEOMoz, o page rank está em 3,5 o que corresponde a 4.

    Existe a possibilidade desta ferramenta ainda não ter todos os pageranks atualizados? Ou o SEOMoz viajou na maionese…

    Responder
  2. Jorge Soares

    Olá,
    É isso, meu Pagerank passou de 2 para 3,
    e o trabalho continua.
    O brigado pelas dicas, Boa sorte!

    Saudações paquetaenses

    Responder
  3. Paulo henrique

    Poxa, meu pagerank diminuiu de 2 para 1;
    =/
    mais tudo bem, nada se consegue sem persistência e dedicação.

    até mais e obrigado pelas dicas.

    Responder
  4. André Andrade

    Olá a todos, alguém saberia me informar quanto tempo leva para o google atualizar todos os sites, ou é imediato?

    Pois um dos portais que administro mudou o pagerank, mas outro continua na mesma, por isso não tenho certeza se ele tbm alterou.

    Abraços…

    Responder
  5. Amauri

    Ola,

    O meu PR foi 2, agora o cálculo é até fevereiro, alguém saberia me responder?

    E como já sabemos o trabalho continua….

    Responder
  6. Marcus

    Putz… meu site ta com PageRank 0 :( :( :(
    Estranho… será normal? Vou começar a procurar mais sobre isso.. :(
    O meu site está hospedado no lugar de “.com.br” como “.vc”..
    Será que isso influencia?

    Responder
  7. Jackson

    Opa,

    O Profissionais TI subiu mais um degrau, estou contente :)

    PageRank 4 de 10

    Chegar até 3 foi relativamente rápido, mas agora pra aumentar…só mesmo com muito trabalho.

    Grande abraço

    Responder
  8. Frank Marcel

    @Alexandre: eu não passei por casos assim, mas algumas pessoas comentam que em época de atualização os valores podem ficar instáveis. Pode ser esse o seu caso. Existe a possibilidade de o SEOMoz não ter atualizado tudo sim. Depende de como eles funcionam por lá.

    @André: a princípio, a atualização é imediata sim. Pode ser que o outro site não tenha o PageRank mudado mesmo.

    @Amauri: o PageRank é calculado a todo instante que o Google encontra um novo link para o seu site. No caso, o valor do PageRank é, praticamente, até o dia anterior à atualização, com os links que ele encontrou e processou até então. Respondi sua dúvida?

    @Marcus: eu não recomendo utilizar domínios “genéricos”: .info, .tv, .vc, etc., pois eles são, provavelmente, domínios de baixa confiança na visão do Google. Mas um bom trabalho de produção de conteúdo e links deve tirar qualquer site dessa suspeita de spam.

    @Guilherme: parabéns! O meu blog pessoal também saiu de 1 para 2, o que eu não esperava, já que não tenho trabalhado muito nele, mas foi interessante para tirar umas conclusões hehehe…

    @Jackson: Parabéns! O segredo é mesmo produzir conteúdo relevante, os links vão correr atrás de você.

    @todos: obrigado pelos comments! Boa sorte para todos até a próxima atualização!

    Responder
  9. Vera

    Passei de PR1 para PR3 e, sem puxação de saco, devo muito a pessoas como voce, que me ajudaram a melhorar e corrigir erros.
    Obrigada e parabens pelo teu maravilhoso trabalho na web.

    Responder
  10. Vera

    Em compensação( não podemos ter tudo, não é?), neste eu passei de PR2 para Zero e ja descobri o porque. Agora vou seguir as dicas dadas aqui, pra ver se consigo reverter o quadro.

    Responder
  11. Amauri

    Frank,

    Respondeu sim pensei que era um mês anterior valeu…
    Agora a divulgação das mesmas notícias ou Artigos do Blog em redes socias pode representar alguma técnica de auto promoção ??

    Amauri Carrillo

    Responder
  12. Tito Abreu

    Olá Frank, tudo bem?
    Parabéns pelos artigos, estão de alto nível.
    Bom, o PageRank do meu site subiu de 4 para 5. Estamos desenvolvendo vários trabalhos de SEO nele, mas curiosamente, sumimos das páginas de resultados naturais do Google. Reparei que não só o meu site, que já não tinha mesmo um bom posiocionamento, estávamos na 9ª página, mas também as empresas que antes estávamo na primeira página, hoje também não estão e sumiram. Tenho certeza que não apliquei mesmo que acidentalmente alguma tecnica Blackhat… Você saberia de alguma mudança do google em relação a isso? Vi muitas diferenças na SERP.
    Grande abraço!
    Tito Abreu

    Responder
  13. Alvimar

    Olá Frank, cara iniciei meu nos ultimos dias de novembro de 2008, logo após inserir o botão estava com 1 e na atualização de fim de ano foi pra PR3 e agora caiu para PR1! Sabe me dizer por que acontece isso? essa queda? ja que apos esse tempo o trabalho aumentou consideravelmente, e a qualidade do blog tbem, e outras pessoas ja teve essa entrada alta e depois uma queda assim! Obrigado!

    Responder
  14. Wander Veroni

    Opa! Muito bem explicado este post. Sempre que venho aqui aprendo um pouco mais sobre pagerank. Ainda bem que me blog continuar com a mesma posisção e não sofreu nenhuma punição. Abraço

    Responder
  15. Frank Marcel

    @Vera: obrigado pelos elogios! Fico feliz em ajudar.

    @Guilherme: o Google jura de pés juntos que não tem diferença. Teoricamente faz todo sentido não ter diferença entre as TLDs. Eu acredito que entre .com e .com.br não faça diferença não, o pior é em casos de usar .info, .tv e outras genéricas. Normalmente elas são usadas para spam e aí você vai ter que mostrar que não é spammer ao invés de só mostrar bom conteúdo. Não recomendo.

    @Amauri: com certeza. Esse uso de redes de notícia é muito válido sim. Se a queda foi “da noite para o dia”, pode ser uma penalização. Se foi uma queda gradual, é sinal que os outros sites melhoraram aos olhos do Google, em relação ao seu. Confira problemas de servidor, site fora do ar, robots.txt, meta tags noindex, etc, etc. =)

    @Alvimar: é normal o Pagerank variar assim. Acontece para muitos sites mesmo. Normalmente a primeira atualização é só alegria, e a segunda pode ser menos feliz. Mas é questão de manter o trabalho.

    @todos: valeu pelos comments! Abraços!

    @Tito: o Google costuma testar resultados diferentes, por exemplo, pega o resultado 53 e troca com o resultado 5, só para ver o quê dá, se ajuda mais os usuários. Pode ser o seu caso.

    Responder
  16. João

    Olá:

    Seu blog é magnífico e sempre que posso faço uma visita.
    O meu blog passou de pagerank 3 para 4, o que é bom.
    No entanto, sei que poderia fazer algo mais para melhorar, mas estou com dificuldades em saber o quê. Se visitasse meu blog, será que me podia ajudar?

    Obrigado.
    Até já.

    Responder
  17. Frank Marcel

    Olá João! Obrigado pela visita e pelo comentário! Parabéns pelo aumento no Pagerank do seu blog, vou passar por ele agora mesmo!

    Abraços!

    Responder
  18. Marcos

    Alguem poderia me explicar..
    varios sites de pagerank prediction falaram que eu sairia do pagerank 1.
    mas nao entendo porque ainda estou com pagerank 1 será que a atualização nao foi completa??

    Responder
    • Frank Marcel

      Marcos, esses sites de pagerank prediction (previsão de pagerank) trabalham estatísticamente, é compreensível que ocorram erros. Pense bem, a meteorologia é weather prediction (previsão do tempo) e vive errando…

      Responder
  19. Criação de Sites

    Meu site permaneceu com PR 3, todavia, a maioria das páginas internas (exceto as marcadas com o atributo “rel=’nofollow'”) subiram de 1~2 pontos.

    Vamos continuar batalhando para subir o PR para 5 pelo menos até o final do ano.

    Abraços

    Responder
  20. Vera

    Oi Frank
    Como eu disse, acima, eu descobri porque tive rebaixamento de PR2 para PR Zero. Eu tinha um layout, ha um tempo atras e quando mudei, aconteceu isto. Minha intuição não erra: mudei o template e imediatamente foi registrado o PR3. Como sou desconfiada, analisei o template que baixei de um site não confiavel (não mais!!!) e vi que o cara lá faz a coisa de proposito! Ele inseriu coisas no codigo que me levaram a ser punida e eu não entendi a notificação do Google, que recebi por e-mail, por não estar familiarizada com a linguagem deles. Bom, agora é arrumar a casa e seguir em frente.
    Obrigada, muito mesmo, pois é aqui que estou crescendo e aprendendo cada vez mais.
    Bom feriadão!

    Responder
  21. Frank Marcel

    Entendi Vera. Não foi o template em si que derrubou seu PageRank, mas o fato de o template estar com código malicioso.

    Bom, boa sorte com o novo template então!
    Obrigrado e bom feriado pra você também!

    Responder
  22. Festas Liberais

    É realmente dificil de entender o processo de avaliação do PR.
    Fiz esse site: Festas Liberais e sem muito conteudo, em um mes já recebi PR: 1. Em outro site da mesma idade e mesma condição, está com PR: 0.

    Responder
  23. Elton

    Valeu pelas informações, infelismente ainda não consegui subir o pagerank do meu site, quem sabe na proxima atualização!

    Abs…

    Responder
  24. Frank Marcel

    Olá Reisman!
    Você tem trabalhado o conteúdo do seu site? Acho que é a melhor maneira de conseguir aumentar o PageRank.
    Abraços!

    Responder
  25. Amauri

    Olá

    Meu Blog tem apenas 3 meses consegui um PageRank 2 poderia ter sido maior ? . Quero dizer é possível com pouco tempo ter um PageRank 4 ou 5 por exemplo ?

    Responder
  26. Inho

    Meu blog aumentou para o pagerank 4 ;). Na primeira atualização foi direto para o PR3 na segunda se manteve com o mesmo PR, porém nesta última, subi para PR4 (Agradeço a vocês do Mestre Seo e a todos outros blogs que contém dicas valiosas)

    Responder
  27. Frank Marcel

    @Inho: parabéns! Continue o bom trabalho e muito sucesso para o seu blog!

    @Edinei: as atualizações acontecem normalmente com 3 ou 4 meses de distância. Raramente acontece de atualizar mensalmente ou com mais de 4 meses.

    Abraços!

    Responder
  28. Frank Marcel

    @Junior: acho que é interessante para você, conhecer a fórmula do PageRank.

    Além disso, o Google sempre atualiza seu valores mínimos, digamos:
    seu site era PR 4 e
    – em janeiro, com 100 links você conseguiria PageRank 4.
    Mas agora, ficou tão simples conseguir 100 links que isso já não é tanta coisa e aí
    – em abril, com 100 links o site fica com PR 2 e para ter 4, precisa de 500 links.
    Se você conseguiu aumentar para 200 links somente, seu PR vai cair.

    Entendeu a idéia?

    Responder
  29. LELLA

    Olá!
    Eu confesso que só vim a saber dessa aferição, ao receber de um amigo um parabéns pelo blog (Cinema é a minha praia!) estar em Pagerank 4.
    Ele até falou para ler sobre o SEO.
    Assim, quando sobra um tempinho, vou pesquisando, lendo… E cheguei aqui.
    Vou favoritar. Para ler mais.

    E fazendo a nova aferição, vi que o blog continua em 4. O que me deixa feliz.

    Parabéns pelo seu trabalho! Mais ainda por ver sua gentileza em dar retorno a todos!

    Tenha um ótimo dia!

    Responder
  30. Breno Lara

    Sou um pouco inexperiente em SEO e ainda não consigo entender a vontade de ter um page rank maior.

    Acredito que um Page Rank maior tenha valor para sites que vendem publicidade, uma vez que um link lá ganha mais valor. No entanto, Page Rank maior não significa necessariamente tráfego maior.

    Cometi algum erro de raciocínio?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>