Otimização de Site – Por onde Começar?

Como já sabemos, otimizar um site aumenta a visibilidade do mesmo para os mecanismos de busca e, conseqüentemente, aos possíveis leitores. Esta estratégia pode aumentar as vendas do seu produto e a relação custo x benefício dos trabalhos de SEO pode ser analisada com o auxílio de ferramentas de Análise do Retorno sobre o Investimento (ROI).otimização do site

Sabemos também que, não existe uma fórmula mágica que resume todas as melhores práticas de otimização de sites. Mesmo porque, existem diferentes tipos e tamanhos de websites e cada caso deve ser analisado individualmente.

Mas então, como saber quais medidas de SEO deverão ser adotadas em meu site? Algumas medidas não podem faltar e são padrão para todos os site. Para melhor responder essa questão, dividimos a resposta em itens. Assim, podemos analisar cada item separadamente.

Conteúdo da Página

Antes de qualquer coisa, os leitores precisam achar o que estão procurando na internet. Gerar a insatisfação dos usuários com conteúdos irrelevantes só fará com que eles abandonem o site. Por isso, não é interessante gerar conteúdo automatizado com a finalidade de ser encontrado pelos buscadores.

O conteúdo é o que mais precisa ser trabalhado. A qualidade das informações oferecidas pela página, além de atrair mais leitores, cria uma troca de informações com pessoas de mesmos interesses.

Dois fatores são essenciais para a qualidade do conteúdo:

  • Foco
  • Apresentação

Definir as palavras-chave de cada página e desenvolver o tema com objetivo, obedecer uma estrutura hierarquizada na apresentação, com introdução, desenvolvimento e conclusão, são técnicas fundamentais de web writing – facilitam a leitura e o entedimento dos visitantes.

Acessibilidade e Usabilidade

A interface do site para os usuários é de fundamental importância. O leitor precisa abrir uma página e facilmente conseguir fazer a leitura do conteúdo. É inevitável o abandono da página se não for possível a localização das informações de maneira rápida e objetiva.

Um site bem desenvolvido e de fácil acesso aumenta a taxa de conversão do site e, conseqüentemente, aumenta o número de visitas.  É imprescindível estar sempre atento a usabilidade do site (quão fácil está para o visitante navegá-lo e entendê-lo?), bem como a acessibilidade (considerando que o objetivo é que a Search Engine navegue pelo site, também).

Otimização On-Page e Off-Page

Além da preocupação com o conteúdo das páginas, outros elementos são indispensáveis e precisam ser corretamente trabalhados em seu site:

Meta Tags

palavra-chave do siteAs meta tags ajudam a identificação e classificação do conteúdo de suas páginas. Podemos definir como padrão o trabalho com as meta tags: Title, Meta descriptions e Meta robots.

A otimização de títulos tem um impacto ainda de grande importância em resultados de busca; meta description, embora de impacto pouco relevante em posicionamento do site, é um importante influenciador do clique do usuário em sua busca – uma meta description chamativa e bem feita é crucial.

À meta tag robots deve ser dada uma atenção especial para evitar acidentes. Ela pode impedir a indexação do site, o que pode se tornar  um problema se faltar atenção no seu uso.

Otimização de URLs

A URL do site deve ser amigável para o leitor, ou seja, deve mostrar qual o conteúdo será abordado na página destino. Por isso, devemos levar em consideração alguns pontos importantes na otimização da URL de cada página.

O comprimento da URL, a existência de palavras-chaves e a padronização da URL são alguns dos fatores que devemos levar em conta quando otimizamos a URL. Uma URL curta, por exemplo, facilita a divulgação e a memorização da mesma.

Outros pontos podem ser considerados na otimização de URL – leia mais no artigo Otimização de URL.

Link Building

Link Building é o conjunto de estratégias de SEO que trabalham com a arquitetura interna de links de um site, e com a conquista de novos links externos (inbound links).

Através dos links, podemos navegar pela internet e conhecer novos domínios, novas fontes de informação, assim como os robôs de busca. É importante frisar que o trabalho de Link Building não visa somente aumentar o PageRank, mas também aumentar o número de visitas de uma página.

Conteúdo, Usabilidade, Meta tags e Link Building são o kit básico de SEO para qualquer site. O projeto de otimização de um site deve abordar todos esses elementos um a um e com atenção. A soma de todos esses fatores bem produzidos, com certeza, leva a melhora de desempenho do site.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

7 Comentários para “Otimização de Site – Por onde Começar?”

  1. liberadosfree

    Meu site atualmente diz assim: Site denunciado como foco de ataques!

    sera que pode me dar uma ajuda de como resolver? ja revisei o site inteiro e pedi uma revisao do google, o google ja passou e eu nao voltei ainda.

    Obrigadao pela atençao (liberadosfree.com)

    Responder
    • Frank Marcel

      É provável que o site tenha algum problema mesmo. Verifique o código HTML do seu site – remova qualquer tipo de scripts, plugins, widgets, enfim, qualquer código que não seja HTML – revise tudo minuciosamente.

      Quando houver somente código que você escreveu, que você conhece e tem certeza que é limpo, aí sim faça o pedido de reconsideração ao Google.

      Boa sorte!

      Responder
  2. Angelo

    Queria saber qual o maximo de domínios apontando para um mesmo site eu poderia ter sem ter punição do google?
    incluindo direcionamentos para seçoes específicas.

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Angelo, não é bem assim que funciona com o Google.

      Não se trata de um valor absoluto, mas do comportamento geral. Se você tiver um crescimento de links muito grande sem nenhuma razão (link bait, promoção, etc.), aí o site pode ser penalizado.

      Mas não há um limite de links.

      Responder
  3. Angelo

    Algo que sempre tive dúvida: se tenho um site com documentos em extensão .htm ou .php e for transferir ele para extensões diferentes em wordpress ou .asp, perderia rank do google? e posições nos resultados?

    Responder
    • Frank Marcel

      Depende de como você fizer, Ângelo.

      Fazendo o redirecionamento 301 de cada URL antiga para sua nova versão, você minimiza bastante os efeitos negativos dessa troca. Podendo não sofrer nenhuma perda.

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>