Local Search – Tire Proveito das Buscas Locais

Buscas locais são aquelas em que o usuário define qual a intenção local de sua pesquisa, ou seja, de onde o usuário deseja que os resultados sejam originados ou relacionados. Essa intenção pode ser definida de várias maneiras, conforme a Search Engine. O Google, por exemplo, utiliza desde o idioma utilizado na query de pesquisa, o domínio escolhido para realizar a pesquisa (Google Brasil, Google Argentina, Google Uruguai, etc) até a localização física de quem realiza a busca e a intenção local digitada na própria query (restaurantes sp, floriculturas rj, hotéis em salvador).

Aparecer nos resultados de buscas locais pode ser mais relevante, ou menos, dependendo do segmento de mercado abordado. Um exemplo clássico de segmento de mercado onde aparecer nas buscas locais é essencial é o de restaurantes. Um consumidor, quando tem a intenção de encontrar restaurantes em uma determinada região, provavelmente irá utilizar a busca: “restaurantes em ‘região'”, ao invés de apenas “restaurantes”.

Além do mais, mesmo quando a intenção local não está na query, o Google procura exibir os resultados mais apropriados para sua pesquisa de acordo com a sua localização. Por exemplo, quando procurei por “restaurantes”, obtive o seguinte resultado:

Onde o terceiro resultado é uma lista de restaurantes cadastrados no Local Business do Google e localizados em Itajubá, cidade de onde eu fiz a busca..

Outro ponto que deve ser levado em consideração ao avaliar a importância de aparecer nas buscas locais é a intenção do usuário além da localidade. Um usuário que procura por “flores em são paulo”, por exemplo, tem uma probabilidade muito maior de comprar flores do que um que procura apenas por “flores”. O segundo pode estar apenas procurando por fotos, vídeos ou informações sobre esse item, enquanto o primeiro provavelmente gostaria de saber em que lugares ele pode adquirir flores na cidade especificada. Ou seja, o segundo é um usuário com uma probabilidade de conversão de compra muito maior que o primeiro.

Agora que já sabemos a importância das buscas locais e o quanto essas buscas podem significar para as conversões de um site, que técnicas de SEO podemos utilizar para otimizar um site para buscas locais?

Como Aparecer nas Buscas Locais?

1 – Associe o Conteúdo do Site com a Região de Foco

Uma das regras de ouro sobre segurança na internet é tomar muito cuidado com a forma com que você vai mostrar seus endereços e contatos e onde eles serão exibidos. Entretanto, essa regra é aplicável quando estamos falando de endereços e contatos pessoais. No caso de endereços e telefones comerciais, a regra é não ter medo de citá-los em seu site.

Aproveite a home do site para expor o endereço e telefone da empresa. Dessa maneira você está dizendo aos seus clientes (e search engines) onde e como te encontrar, o que agrega mais credibilidade ao seu negócio.

2 – Use o Google Local Business Center

Essa dica é útil para quem tem uma empresa física. É possível listar algumas informações relevantes sobre a sua empresa no cadastro no Google Local Business Center, sendo os principais:

  • Nome da Empresa: É interessante que o nome de sua empresa seja relacionado ao seu ramo de atuação. Dessa maneira os usuários associam melhor a sua marca ao segmento de mercado em que você atua. Outro ponto interessante a ser levado em consideração é o tamanho e facilidade do nome da marca, quanto menor e mais fácil de memorizar, melhor.
  • Cidade: Essa é uma maneira de fazer o Google associar o nome da sua empresa com a cidade e região nas quais você e seu negócio atuam.
  • Telefone: É de vital importância que o telefone de seu estabelecimento seja preenchido. Essa é uma maneira de dizer aos seus usuários que você pode ser encontrado, o que significa mais credibilidade para o perfil da sua empresa.
  • Descrição: Insira informações relevantes para o usuário sobre o seu estabelecimento: qual o segmento de mercado em que você atua, que tipo de produtos ou serviços o estabelecimento oferece, região de atuação e informações sobre horários e formas de pagamento.
  • URL: E, é claro, o endereço virtual do seu negócio.

Embora não seja necessário ter um site para realizar esse cadastro, é interessante que a empresa tenha um website com páginas otimizadas para as buscas relacionadas com a região de foco.

Vale ressaltar que as informações do Google Local Business Center é um dos itens que compõe os resultados universais. Por exemplo, para a busca por “restaurantes em são paulo”, obtemos a seguinte página de resultados:

Na página acima, o primeiro resultado é uma lista de restaurantes cadastrados no Local Business Center e suas indicações no maps. Daí a importância de realizar o cadastro.

3 – Citações

As citações são as menções feitas sobre o seu estabelecimento, seus produtos e serviços, e podem ser acessadas na página do próprio negócio no Local Business Center.

Por exemplo, ao acessar a página de um determinado estabelecimento, obtemos a seguinte página:

Onde as resenhas são os comentários que os usuários podem fazer pela própria página do seu negócio no Local Business Center e os comentários são as citações encontradas para o site pelo Google.

Vale lembrar que os comentários e resenhas são de grande valia para o perfil do estabelecimento, pois agregam credibilidade ao mesmo.

4 – Cadastro em Diretórios Locais

Existem vários diretórios específicos para determinadas regiões. No Brasil, por exemplo, encontramos alguns diretórios específicos para os estados da Bahia, Paraíba e Rondônia:

  • http://www.a-bahia.com/diretorio/
  • http://www.a-paraiba.com/diretorio/
  • http://www.a-rondonia.com/diretorio/

O interessante de utilizar os diretórios regionais é que você obtém links de páginas específicas da região em que você pretende que seu site apareça.

Outra tática é procurar por sites regionais de notícias que disponibilizam o endereço, telefone (e muitas vezes a URL) de estabelecimentos locais.

5 – Landing Pages

Quanto mais importante é uma determinada cidade ou região para o seu segmento de mercado, maior a necessidade de criar uma landing page otimizada para ela.

É importante ter em mente que essas páginas devem estar totalmente focadas na região desejada. Portanto, os itens:

  • H1
  • Título
  • Description
  • Keywords
  • Conteúdo
  • Imagens e as respectivas alt tags
  • URL

Devem focar a região estabelecida para a página.

Conclusão

Dependendo do ramo de atividade de sua empresa, aparecer nas buscas locais é um diferencial importante para um site e, com certeza, representa uma diferença em visitas e vendas para um site. Para tanto, vale fazer uso do cadastro em ferramentas como o Local Business Center do Google, além das demais técnicas de otimização para buscas locais abordadas nesse artigo.

E você, já teve experiência com a otimização de sites para local search? Que técnicas utilizou? Deixe um comentário e nos conte suas experiências ou dúvidas.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

49 Comentários para “Local Search – Tire Proveito das Buscas Locais”

  1. sergio christino

    Realmente é necessário que venhamos a buscar melhor as nossas fontes de pesquisa e muito chato ficar buscando páginas por paginas, com o google local ficou muito melhor.
    Ótimo Post
    Parabéns
    Abraços

    Responder
  2. Thiago

    Olá Fabiane,
    Parabéns pelo artigo!
    Notei que no google maps algumas empresas aparecem direto no mapa (associadas a um quadradinho) sem que façamos qualquer busca. Ao clicar, aparecem as informações do local business center daquela empresa. No entanto nem todas as empresas do local business center são visualizadas desta forma, você sabe por quê?

    Responder
    • Fabiane Lima

      Olá, Thiago
      Depende da intenção interpretada pelo Google na busca realizada. Por exemplo, fazendo a busca no Google Maps por “Agência Mestre”, conseguimos encontrar as os dois cadastros da Agência Mestre no places (a de Itajubá e a de SP). Entretanto, quando busco pelo endereço do escritório de SP da Agência Mestre, não aparece a empresa no mapa.

      Espero que tenha ajudado, abraços

      Responder
  3. Andre

    Fabiane:
    Quero ser indexado no seu coração!
    Aparecer em primeiro lugar na SERP da sua vida!
    Me envolver nos seus comentários!
    E se Deus quiser, depois de certo tempo,
    gerar-mos um conteúdo único e exclusivo!

    bjos
    Andre

    Responder
    • Fabiane Lima

      André:

      Sinto muito, no índice do meu coração você não tem chance
      ele já tem um primeiro lugar
      Procure outra Search Engine
      Porque nessa o @frankmarcel já fez SERP domination

      obs.: mas foi muito criativa. Parabéns.

      Responder
    • wpereira

      O post ficou muito bom, mas a cantada foi épica, adicionei na base de dados de cantadas nerds junto com “Você é muita resolução pro meu monitor!”. huahuauhauh

      Responder
  4. amaury 'kustela' pavão

    uhuuuuuuuuuuuuuuu
    arrasando corações.

    só não saia de bicicleta com celular desbloqueado.

    Responder
  5. Guga Alves

    Ih caraca, o Andre tá querendo trocar uns links com a Fabiane, passar um link juice.. abrir o código-fonte, analisar o head, o body.. subir no Pagerank dela..
    rsrsrsrs

    Responder
  6. flaviolfs

    Caramba, só faltou a trilha do Pablito Dylon pro clima ficar ainda mais otimizado entre os dois….hehe..
    O Andre é corajoso pra botar a cara assim!!!
    Vale uma primeira posição Fabiane! A não ser q tenha alguém mais otimizado…
    Brincadeiras a parte o artigo é muito legal e depois das dicas do Ricotta no curso da mestre estou tentando usar isso….
    Trabalho no E-Commerce de uma empresa e temos várias lojas físicas…o problema é que esse cadastro no Local Business não é muito fácil qdo se trata de um volume grande…

    Responder
  7. Flávio Carvalho

    Olá Fabiane,

    Havia mandado uma “twitada” para o Ricotta perguntando quais eram os esforços de SEO para o melhor posicionamento no Maps (quando falamos em buscas universais) e você posta esse ótimo artigo! Muito obrigado!

    Tenho uma experiência bem legal com buscas locais.

    Desenvolvi um site para um “Salão de festas infantis” que em um primeiro momento, teria como foco, apenas apresentar a estrutura para os clientes que ligassem no salão. Pois é, a internet é tão macro e as pessoas pensam tão micro. Mas enfim…

    Foi a partir desse site que comecei a me atentar para as práticas e esforços de SEO.

    A primeira medida foi cadastrar a empresa no Local Business Center. Em menos de 1 semana os resultados já apareceram.

    Hoje, nossos acessos crescem cerca de 30% por semana (dados das últimas 6 semanas) e o cliente não para de receber e-mails com pedido de orçamento.

    Responder
    • Fabiane Lima

      Que legal, Flávio. Otimizar para buscas locais em alguns casos pode ser um pouco mais difícil. Entretanto, sempre traz bons resultados.

      Responder
  8. Lucas

    Sim, sem dúvidas é uma forma de se refinar os resultados e creio ser muito útil para todos, porém uma dúvida me aflinge!
    Qualquer alteração que eu fizer no cadastro do Google Local Business Center como telefone por exemplo, ele me manda um código de PIN. Isso é mto ruim, pois no meu caso eu faço os cadastros para certas empresas e preciso ficar ligando no tel da empresa pra pegar o tal do PIN.
    Fora isso acho muito bom o Local Search

    Responder
      • Lucas

        Fabiane, sei que o post já esta a algum tempo, mas estou estudando mais sobre o Local Search e vi que existem maneiras como vc mesmo disse de se otimizar para essas buscas localizadas.Bom minha dúvida é a seguinte, eu registrando dominios do tipo lojaemsaocarlos.com.br facilitaria estar bem posicionado nessas buscas?

        Responder
        • Fabiane Lima

          Olá, Lucas

          Em primeiro lugar, me desculpe pela demora em responder. Bom, o nome do domínio é um fator forte de rankeamento – ou seja, sim, comprar domínios desse tipo facilita, e muito, o ganho de rankings para long tails locais.

          Entretanto, é necessário montar uma estratégia bem estruturada para utilizar esses recursos. No artigo do Frank Marcel sobre microsites você encontra umas dicas bem interessantes sobre como utilizar essa estratégia: http://www.agenciamestre.com/artigos-premium/utilizando-microsites-a-seu-favor

          Abraços

          Responder
  9. Alexandre

    Ótimo artigo Fabiane, gostaria de fazer uma pergunta:
    Vi que algumas empresas cadastraram no Local Business somente a palavra-chave referente a busca. Ex: Pizzarias em bh. Claro, colocaram o site correto. Isso pode ser considerado spam, black hat ou alguma coisa do tipo?

    Responder
  10. Juliano Calão

    Olá Fabiane. Parabéns pelo artigo!
    Com certeza utilizar as buscas locais podem trazer bons resultados. Fiz um trabalho assim em meu site para a frase “criação de sites londrina” e em pouco tempo já estamos muito bem posicionados. Estou muito satisfeito com isso… Sucesso a todos da Agência Mestre.

    Responder
  11. Renato

    Parabéns!

    Este artigo foi muito útil, me trouxe argumentos para utilizar com possíveis clientes.

    A existência do PIN é o que dá credibilidade.
    Vlw!

    Responder
  12. Lucas Frutig

    Fabiane, eu registrar domínios do tipo baremribeiraopreto.com.br, criar uma landind page pra eesse dominio e cadastra-lo nas buscas locais.Pode ser considerado Black hat?

    Responder
  13. André

    Alguns sites que eu fiz aparecem muito bem nos primeiros resultados ao lado do mapa mas eu reparei que poucas pessoas clicam ali… o numero de visitantes é pequeno… aparece bem mas não atrai muitos cliques.

    Quando os sites aparecem na busca organica tem muito mais cliques.

    Responder
    • Fabiane Lima

      Uma dúvida, essa variação de cliques acontece para as mesmas palavras-chave?

      Se sim, você também deve levar em consideração que mesmo que um determinado assunto não seja sazonal ele também tem variação no número de pesquisas.

      Por exemplo, o interesse por “presentes” é muito maior em épocas como natal, dia das mães, dia dos namorados – mas isso não impede que existam buscas para “presentes” durante todo o ano.

      Abraços.

      Responder
  14. Henrique

    Estou com uma grande dúvida. Já fiz tudo o que tinha que fazer para indexar meu site, mais até agora nada. Já cadastrei no google/webmasters, google/analytics e agora estou fazendo adwords ( ai sim aparece).
    o meu site é http://www.achetudoemmoema.com.br e o meu fica dentro de um outro diretório. http://www.achetudoemmoema.com.br/portalmoema/top.asp isso atrapalha a Indexação?
    Criei o seguint arquivo Robots:

    User-agent: *
    Allow: /

    User-agent: Googlebot
    Allow: /

    Liberanto todas as URLS para pesquisa do robo correto?

    Mandei o sitemap. No painel ele mostra URL´s Enviado = 97 e enviados 0.

    Meu site é http://www.achetudoemmoema.com.br por favor me ajudem hahha

    Desde já agradeço

    Responder
  15. Marcos Henrique

    Olá Fabiane… Muito obrigado pelas dicas!!!
    Eu fiz o curso do Agência Mestre em SP nos dias 31/07 e 01/08… Mas ontem recebi um pedido curioso de um cliente.

    Ele quer fazer um site para divulgar o soft que ele fez, é um soft para usar em maquina local, mas ele quer vender por download na Internet.
    Como é a versão 1.0.0 do soft ele tem receio de começar vendo para o Brasil todo e ficar queimado no mercado caso tenha algum BUG.

    POR ISSO ele quer que os resultados das buscas somente mostrem o site dele SE a pessoa estiver a no maximo a 100 Km do local de cadastro no Google Places.
    Ou ainda se o IP de quem buscar estiver numa FAIXA de IPs que atende a cidade e a região.

    OU ainda se vc tiver alguma idéia diferente…

    Eu avisei ele que ACHAVA não ser possível “proibir” ou criar um filtro geográfico da forma que ele quer…
    Mas de qualquer forma resolvi pedir uma segunda opinião.

    Muito obrigado pela ajuda!

    Marcos Henrique

    Responder
    • Fabiane Lima

      Acredito que não haja nenhum recurso que possa ser utilizado nesse caso. O máximo que você pode fazer é definir no cadastro do Local Places a região de atuação, mas essa não é uma garantia que somente pessoas dentro dessa região de atuação possam encontrar os resultados de seus clientes.

      Responder
  16. Fabricio Sahdo

    Tá, e se eu tiver vários departamentos dentro do meu website como se fosse um guia.

    Por exemplo, eu queria cadastrar cada categoria:

    Restaurante, Pet-Shop, Shopping, Locadoras, Bares e usando o nome da cidade local onde reside o website.

    Ex: se o usuário buscar por “Restaurantes em São Paulo” eu também consiga entrar no resultado do Search Local porém meu website não é de restaurante e sim um guia de restaurante.

    Resumindo, cadastrar cada categoria que existe em meu guia como search local.

    Alguma idéia?

    Obrigado

    Responder
    • Fabiane Lima

      Para cadastrar no Local Places é necessário um endereço físico e telefone, ou seja, não é viável cadastrar cada uma das categorias do seu site no Local Places.
      Entretanto, você pode criar landing pages otimizadas para as regiões de atuação. Por exemplo, “restaurantes em são paulo”, “locadoras em são paulo”, etc… Mesmo não aparecendo nos resultados do Maps, você ainda pode aparecer na busca orgânica.

      Responder
  17. César

    Olá Fabiane,

    peço desculpas por chegar atrasado neste post e não sei se ainda vai responder alguma pergunta.
    A questão é a seguinte: gostaria muito de saber quais são os critérios utilizados pelo google para indexar as empresas no google maps.
    Afinal, todas as empresas gostariam de aparecer nas primeiras posições.
    Será que o google se baseia na relevância do site linkado no anuncio do maps ou no número de resenhas ou as notas das resenhas, enfim, no número de fotos (ou exif das fotos), número de vídeos ou a popularidade dos vídeos em relação ao youtube.
    O que eu acho estranho, é que já vi empresas com sites horriveis e mal indexados (até domínios inativos), mas nas primeiras posições do google places.
    Por isso gostaria de ter uma idéia de qual seria ou seriam os critérios de indexação para o google maps.

    Gostaria muito de uma resposta sua.

    Grato.

    César

    Responder
  18. Filipe

    Excelente Post. As empresas que deviam utilizar o seo local, são aquelas que a localização geográfica é factor critico de sucesso. Por exemplo, restaurantes.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>