Influência de Servidores e Hosts em SEO

Olá leitores da Agência Mestre! Vocês já pensaram que além de keywords, google e links, um trabalho de SEO também pode ser afetado por servidores e hosts que você escolhe para seu site? Vamos ver como funciona.

A princípio, servidores e web hosts nem são uma preocupação, nem entram nos tópicos de SEO, contudo eles podem gerar grandes problemas e merecem atenção. Existem alguns problemas que podem afetar o ranking de um site nos sistemas de busca:

  • Server Timeouts: se uma search engine de passagem requisita uma página e essa requisição não é atendida (por timeout do servidor ou paciência do crawler – sim eles também têm paciência e não esperam pra sempre), com certeza a página não vai para as SERPs (páginas de resultados de busca) ou vai ter um péssimo ranking, já que nenhum conteúdo foi encontrado.
  • Velocidade: não é tão ruim quanto os server timeouts, mas é um problema. Como dito no outro item, os crawlers têm paciência, se uma página demora a carregar, ele desiste. Mas isso é um problema maior para os usuários, que não vão ficar esperando, para sempre, uma página carregar e vão embora.
  • Endereço IP compartilhado: aqui é um ponto um pouco controverso, mas alguns SEOs acreditam que isso é um problema. O ponto é que se a vizinhança do seu site for spammer ou de baixa qualidade, isso poderia baixar a confiança e credibilidade do seu site. Ainda, links diretos no IP deixariam usuários perdidos.
  • IP bloqueado: no processamento de páginas da web, os crawlers podem bloquear um endereço IP específico ou faixa de endereços ao invés de bloquear um site especificamente. No MSN/Live você pode verificar quais sites compartilham o mesmo IP fazendo a busca: “IP:um-endereço-ip”.
  • Reconhecimento de bots: para proteger o conteúdo do site, você pode restringir o número de requisições de uma página dentro de um determinado tempo. Isso pode atrapalhar o crawler a a fazer o seu trabalho bloqueando sua navegação. É necessário cuidado quando se determina isso no site.
  • Largura de Banda/Limite de Transferência: muitos servidores limitam quantidade de transferência que um site pode ter. Isso pode eventualmente tirar um site do ar se algum conteúdo tornar-se muito popular e o site receber muitas visitas. Com o site fora do ar, nem pessoas, nem crawlers vão conseguir acessar o site – SEO por água a baixo.
  • Geoposicionamento do servidor: isso não é um problema, mas uma recomendação de boa prática. As search engines usam, também, a localização do servidor – localização do site, portanto – para determinar a relevância de uma resposta à uma busca, considerando o fator busca local. Como a busca local acaba sendo o objetivo de muitos sites, ou seja, oferecer produtos/serviços para uma região ou país, é recomendado hospedar o site no país onde está o público alvo do site.

Portanto, para não ter o seu trabalho de SEO atrapalhado por questões bem mais off-page do que links externos, vale a pena escolher com atenção o servidor do seu site.

A leitura valeu a pena? Deixe um comentário. Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo
  • Muito interessante alguns pontos. Mas como você tocou mesmo que de leve no assunto tem uma coisa que me intriga bastante. É mais vantagem para um site/blog em português informar ao Google sua localização “Brasil” ou “Portugal” ou deixar a localização como genérica ?

  • Olá Bruno! Como está no post, a localização do servidor é mais uma recomendação/boa prática do que uma necessidade.

    Eu nunca tive nenhuma experiência direta com isso – trocar de um servidor no exterior para um local – mas já ouvi relatos de que representa alguma diferença.

    Ainda, como está no post, a localização “Brasil”, no caso, ajudaria a aparecer, por exemplo, em “blogs no brasil”, páginas em português e semelhantes, entende?

    Existem fatores mais decisivos no SEO, esse é mais um detalhe, um refinamento.

    Obrigado pela visita e pelo comentário!

  • Observações realmente relevantes. Hospedar um site nem sempre é tão simples quanto parece.

    Abraço!

  • É isso aí Tossulino. Além de você precisar de uma segurança de funcionamento na hospedagem de um site, a falta de cuidado na escolha de um servidor ainda pode atrapalhar a otimização do site e todo o trabalho de SEO.

    Abraço!

  • Pingback: Posicionamento de Sites: Fatores que Influenciam no Posicionamento de Sites nos Buscadores | SEO Dicas()

  • Pingback: Como Fazer um Site Facilmente Indexável | SEO Dicas()

  • Fala ae,

    Muito bom seu post! Estou iniciando agora no mundo do SEO, e já tive meu primeiro problema meu servidor ficou fora do ar por 3 dias e meu posicionamento que começava a melhorar foi por água abaixo, ainda é pouco mas de aproximadamente 300 visitas por dia passei a 100.

    Agora que meu site voltou tenho como acelerar o retorno do meu posicionamento rápido? e você teria sugestões de bons servidores no Brasil para que eu possa hospedar meu site?

    Parabéns e vlw!

  • Realmente o servidor pode dar uma grande influenciada em seu posicionamento em qualquer mecanismo de busca, inclusive no qual traz maiores visitas para qualquer site, o Google, por isso o site tem que estar obrigatoriamente hospedagem em servidores de qualidade, sem aquela de site fora do ar, problemas técnicos no servidor, etc…

    Realmente tem que se preocupar com isto também.

    O seu post disse tudo temos que nos preocupar com tudo, para o nosso projeto sempre estar bem visto nos buscadores.

    Parabéns e Sucesso

    FRHost – Soluções para Internet
    http://www.frdesenvolvimentos.com

  • estenio

    Existe um cargo em SEO que cuida so da area de banco de dados? se tem como chama?

    • Olá estenio,

      Em SEO não. Mas quem trabalha com banco de dados normalmente é o pessoal de infraestrutura ou de desenvolvimento.

      Um abraço

  • Opa, desculpa ae reviver um post.
    Mas é o seguinte, sou novo na area de SEO e tenho uma dúvida em relação ao host.

    Eu tenho o site http://www.megaoperadora.com.br hospedado em um servidor inclusive brasileiro, e preciso trocar para outro, dos EUA. Essa mudança pode atrapalhar no posicionamento, logo agora que estou iniciando ele? Tanto pelo fato de ele ficar por um periodo fora do ar, e pelo fato de trocar a nacionalidade do servidor.

    • Olá Fernando!

      Você pode trocar de servidor sem causar impacto nos rankings. Basta não deixar o site fora do ar (faça o setup do site no novo servidor antes de cancelar o antigo) e atualizar o DNS propriamente.

      Assim ninguém vai perceber que seu site trocou de servidor.

    • Artur

      Posso lhe perguntar o motivo da troca Fernando?
      Porque vc quer colocar um servidor no USA se o seu site e exclusivo de Florianopolis ?
      E que eu estou passando pela mesma razao so que inversamente, o problema e que nao consigo achar um servidor de preco competitivo com qualidade no Brasil.
      Grato.

  • Elton

    Olá amigo!

    1° Digamos que meu site esta limpo mas era Hospedado em Servidor de Spammers!
    posso sofrer alguma penalidade por causa disso

    2° Digamos que meu site é hospedado naqueles planos de revenda ae dns até é personalizado Ex:
    dns1.joaodasilva.com
    dns2.joaodasilva.com

    E esses dns foram criados a pouco tempo!
    será que tem problemas? ou é normal!

    por que meu site não fica Indexado digeito nenhum, ele passou por esses problemas! inclusiva tô usando um DNS personalizado!

    • Poder, pode. O Google já desrankeou todos domínios .info.

      Antigamente isso com certeza era problema, hoje eu já tenho minhas dúvidas.

      Mas o melhor é não ficar em um ambiente assim. Pois o Google pode sim assumir “se 70% é spam, então 100% é spam.”

      Quanto a indexação, o Google costuma ser bem rápido. Mas não sei te dizer um tempo médio de resposta. Procure ganhar uns links, fazer um sitemap.xml e enviar ao Google, etc., etc.

      • Elton

        muito obrigado!

  • Andrea Buss

    Olá Frank!
    Trabalhei com SEO e programa de afiliados na Alemanha e Espanha por algum tempo e agora voltei para o Brasil e gostaria de iniciar os meus projetos aqui. Sou iniciante por aqui e não sei que empresa adotar em termos de servidor, domínios, etc.
    Agradeceria muito por alguma sugestão!
    Andrea

    • Andrea, confesso que não sei também. Nossos clientes trabalham com diferentes hospedagens, cada um com a de sua preferência e, do meu conhecimento, nenhum deles reportou nenhum problema grave quanto a isso.

      Para o site da Agência Mestre e diversos outros sites os quais gerenciamos a hospedagem, utilizamos empresas dos Estados Unidos, como a Media Temple.

    • Artur

      Oi Andrea, voce conseguiu achar um servidor de qualidade e preco aqui no Brasil, meu problema e o mesmo.
      Nao estou satisfeito com os comentarios da Locaweb e UOL.
      Obrigado.

  • Pingback: Dúvidas de SEO: Influência de Servidores, Troca de Servidores e Domínios | Mestre SEO()

  • Rodrigo

    Frank, tudo bem?

    Estou em processo de desenvolvimento de um e-commerce.Li alguns dos posts menciados aqui,que são de alta relevância.Porém, persiste uma dúvida: quanto a hospedagem em servidores americanos, por ex., o da Amazon, é melhor? Consigo verificar junto aos servidores quais os sites que se hospedam junto,no mesmo servidor(com o intuito de verificar se são sites ´confiáveis`)? Ouvi dizer, inclusive de uma agência, que esses servidores gringos cobram por hora, e sairia bem mais barato.Você sabe sobre isso?…Desculpe pelas perguntas, pode, de repente, parecer redundância com alguma pergunta feita nos posts anteriores, mas é que sou iniciante em SEO e gostaria de obter uma resposta de uma pessoa como você, um SEO do mais alto nível.Obrigado.

    • Rodrigo, me parece que os servidores gringos tem um uptime mais constante, mas acredito que varie com a qualidade do prestador do serviço mesmo.

      Nunca ouvi falar de cobrança por hora.

      Acho que você precisa identificar uma empresa que cumpra com as suas necessidades, seja no Brasil ou não.

  • Cesar

    Meu caro,

    estou iniciando a hospedagem de um site com público-alvo estrangeiro. Esse site terá domínio .com (e não .com.br) e será todo em Inglês. Gostaria de hospedar em provedor brasileiro (para ficar subordinado às leis locais), mas tenho uma preocupação: o fato de hospedá-lo em um provedor local fará com que apareça mais nas pesquisas locais e menos nas americanas e européias ou não?

    Desculpe-me se a pergunta for inapropriada ou tola, mas sou iniciante no tema e realmente estar bem posicionado nos EUA e Europa é importante e, aqui no Brasil, não tenho interesse em ficar bem posicionado (visto que não farei negócios por aqui)…Agradeço qq comentário. Abs e Feliz 2011

    • Olá Cesar! Eu posso te dizer de experiência própria que o inverso funciona muito bem: hospedar nos EUA e obter rankings e visitas por aqui. Logo, teoricamente o inverso é válido também.

      Existem diversas maneiras de dizer as Search Engines onde o seu site deve aparecer. Realmente, a localização geográfica do servidor é uma delas, mas não é a única. Outros fatores como a língua utilizada no site, a informação que você provê no Google Webmasters Tools e até mesmo a informação de links também são utilizados como indicadores de qual o “público-alvo” do seu website.

      Do meu conhecimento, esse seria um caso inédito. Se você obtiver sucesso, volte para comentar!

      Abraços,

  • Prezado Frank,
    tudo bem?

    Tenho visto que o posicionamento do meu site muda em decorrência do DNS que estou utilizando, minha pergunta é:
    Os DNSs podem afetar o posicionamento nas buscas orgânicas do Google?

    Abç!!!

    • A princípio não. Se você fica trocando de DNS com frequência, aí sim é possível. Como servidores de DNS não atualizam instantaneamente o Google pode acabar buscando informações sobre o seu site no local onde ele não está e isso pode fazer com o que o Google desista do seu site.

      No caso geral, não.

      • Prezado Frank,

        desculpe-me pela insistência, mas quando me refiro ao DNS, não me refiro ao DNS que configuramos no Registro BR e sim ao DNS do provedor de internet. Por exemplo, na rede da empresa usa-se uma configuração de DNS e em outra empresa que presto serviços, utiliza um provedor de internet diferente. E nessa comparação, tenho visto que o posicionamento do meu site muda no Google. Neste caso, o que pode ser a causa desse problema?
        Abç!

  • Bom dia,

    Meu site estava na 1º página do google para as palavras “motos Honda” “moto BH”.
    Meu dominio foi cancelado nos últimos 3 dias e agora retornou.
    Após isso meu site aparece na 12º página para moto Bh e sumiu da pesquisa da moto honda.

    Irei perder todo o trabalho antigo ou voltará ao normal?

    • Você vai precisar “lembrar” o Google de que o site está de volta ao normal. Um pouco de conteúdo novo, alguns links novos e um re-envio de sitemap.xml devem facilitar o processo.

      Pelo que pude conferir, seus resultados já estão melhores do que quando você postou o comentário.

      Boa sorte!

  • gostaria de saber qual seria a melhor empresa de hospedagem no momento pois meu site esta hospedado na uol

    • Allan, nos EUA, a Media Temple é uma opção muito interessante. No Brasil, você pode entrar em contato com o pessoal da Zertico.com.br.

  • Tiago de Souza

    Olá Frank. Gostaria de saber se há alguma diferença em SEO, Se eu optar por usar um Semi-Dedicado (VPS) para hospedar meu site, ao invés de uma hospedagem de sites comum.
    Se puder me enviar uma cópia dessa resposta para meu email agradeço, não sei se vou lembrar de voltar aki nesse post, kk

    • Tiago, a diferença para SEO é se o seu site vai ficar no ar e responder rápido todo o tempo. Se você tiver um semi-dedicado ou totalmente compartilhado que não cause problemas no tempo de resposta ou estabilidade do site, então não existe problema em tê-los.

      Se você cair em um semi-dedicado que dê problemas, talvez seja melhor partir para um totalmente dedicado. Depende unicamente da estabilidade e tempo de resposta.

  • Achei muito interessante esse artigo, mas pintou uma duvida tem como fazer teste com seu servidor de hospedagem para ver se ele esta influenciando no desempenho do SEO de meu site ? Se tem como é feito ?

    • Irio, tem como sim, basta testar cada um dos elementos citados acima.

      Server Timeouts: Os assinantes da Agência Mestre tem a disposição a ferramenta Watchdog, que fica vigiando se o site está no ar, ou não, e dispara email quando identifica que o site está fora do ar. Assim, se você receber muitos emails da ferramenta, você tem problema com timeout.

      Velocidade: existem diversas ferramentas que medem o tempo de resposta do site. O próprio Google Webmasters Tools tem.

      Os outros fatores do artigo são bem fracos. Se você encontra o site nas buscas, então provavelmente você não tem um problema. O limite de transferência você pode consultar com o seu serviço de hospedagem.

  • Um servidor pode bloquear meu site para que ele não seja indexado nos mecanismos de buscas?
    pergunto isso porque meu site estava anexando o conteúdo no Google no mesmo segundo em que era publicado no site, o problema é que desde ontem os arquivos novos pararam de ser indexados pelo buscador. Nestas duas primeiras semanas do ano o site teve uma explosão de acesso e chegou a ter 25 mil visitantes únicos em apenas um dia segundo relatórios do Google Analytics. A minha suspeita é que os administradores do servidor tenha utilizado de alguma configuração para travar o meu site em relação aos robots.

    • Fernando, essa é uma alternativa, sim. Um servidor pode controlar completamente o acesso ao seu site. Mas existem outras possibilidades, ligadas a black hat. Você pode conferir o Google Webmasters Tools para investigar outros problemas que o site possa estar sofrendo.

      • Frank Marcel, obrigado pela resposta.
        eu entrei em contato com o servidor, apresentei todos os meus argumentos, salvei print dos erros apresentados e mandei para eles. talvez perceberam que eu ja estava cogitando uma mudança de servidor ai resolveram o problema. eu acho o seguinte. estes servidores estão acostumados a trabalhar com sites mortos, quando um site começa a ganhar vida propria e atingir um grande numero de pessoas eles querem boicotar para de alguma forma continuar ganhando a mensalidade e mantendo as mesmas taxas de consumo do servidor. eu nao me importo em pagar mais caro. eu ate quis pagar um plano mais caro, mas o proprio atendente disse que não é necessário mudar o plano ja que o consumo dos recursos de espaço em disco e limite de transferência estão muito abaixo do contratado.
        Na minha opinião este é o melhor servidor que ja usei, se não houver mais nenhuma sacanagem da parte deles eu pretendo continuar com eles.

  • Aprilo

    É possível bloquear alguns url que estão consumindo a banda do meu domínio?

    Desconfio de hot links.

    Tentei analisar o código-fonte de 2 sites e não havia nada demais que denotasse essas grandes quantidades somente de hits, sem menção a acesso de páginas do meu domínio.

    Outros 3 url são de site de jogos, e não consegui acessar o codigo-fonte devido o login nesses url terem expirado, um deles fez 1,165 hits, outros até o dobro, tb sem menção a acesso a páginas no stats.

    .

    No stats não há menção de quais páginas teriam acessado.

    • Sim, é possível identificar sites fazendo chamadas de hotlinks para imagens, pelo menos, através do .htaccess é possível. Eu não sei te passar as direções precisamente, mas é questão de estudar um pouco as regras do .htaccess.

      • Aprilo

        O .htaccess que usei foi do leocabral, lucaspeperaio, mas não resolveram, aí liguei o protetor de link no provedor de hospedagem, mas os buscadores não estão encontrando meus sites, as imagens dos sites que tem as imagens com o endereço dos meus sites não lhes aparecem mais, tá aquele quadradinho e se alguém clicar nele será levado p minha pagina inicial, porém ainda estão consumindo banda do meu domínio

        Já deixei mensagem nesses sites pedindo favor pra consertarem o link, quer dizer, adicionarem o endereço dos seus próprios sites mas até agora não o fizeram, será que é o caso de eu ir no procon pedir ajuda?

        Desculpe, por mais este post

    • Vá até seu CPanel e configure os hotlinks e não esquente cabeça, ninguém mais te roubará banda.

  • Aprilo

    Bom dia, Frank Marcel

    Visitei os 2 links e eles sugerem o .htaccess.
    Já utilizei o .htaccess, que foi a 1ª providência que me orientaram, mas não foi uma solução, por isso ativei o “protetor de hotlink” no provedor de hospedagem.

    Voce sabe o significado dos nºs nas colunas ” Páginas Percentagem Hits Percentagem ” na página do awstats “Ligações de páginas externas (outros que não motores de busca)”?

    Esclareço mais, o awstats é o contador que tá fazendo estatística no meu domínio.

    Muito obrigada,
    Aprilo.

    • O .htaccess é o caminho de bloqueio que conheço realmente.

      Eu nunca usei o AWstats, não sei te dizer sobre essas colunas.

      • Aprilo

        Muito obrigada pela atenção.
        Aprilo

  • Sergio Borges

    Olá, Frank!

    Mudar de hospedagem pode impactar na busca??? Tenho um site bem posicionado, mas preciso mudar a hospedagem porque a atual está dando muito problema. Valeu!

    • Como eu sempre digo, sempre há a possibilidade dos rankings do seu site mudar: se você fizer alguma coisa, ou seu concorrente fizer alguma coisa, ou o Google fizer alguma coisa; Ficar parado também não é garantia de que nada vai mudar…

      Assim, sim, mudar hospedagem pode impactar para melhor ou para pior, depende do processo e da nova hospedagem. Sendo ela mais eficiente, a tendência é melhorar ao longo do tempo.

      No processo, é importante manter as 2 hospedagens rodando o site por alguns dias para garantir a propagação do DNS. Depois, é só acompanhar o site e continuar trabalhando para sempre melhorar.

  • E desculpe-me, cometi o erro, sem querer os links ficaram habilitados para clique, por favor desabilite-os para mim, não quero cometer o mesmo erro de inserir meus sites no comentário, pega mal aqui e tb para o Google.

  • Olá Frank, tudo bem?

    Tenho um website cujo foco de venda é internacional. Hoje utilizo o domínio .com.br, mas vou construir um novo site em breve e já ouvi dizer que o .com aparece melhor nas buscas realizadas no exterior. E que o .org aparece melhor ainda por ser institucional.

    Você confirma essa informação?

    Nesse caso, sei que posso fazer o encaminhamento do .com.br para o o .org ou .com
    Gostaria de saber se esses direcionamentos tem algum impacto em SEO.

    Obrigada!

  • Oi Frank, tudo bem?

    Você saberia informar se ao utilizar um CDN em um servidor estrangeiro, por exemplo nos EUA, se isso minimizaria o problema da localização do servidor para o Google?

    Claro que o CDN iria aumentar a performance e velocidade do site e isso ajudaria o SEO, mas afetaria em algo a questão referente ao geolocalização do servidor já que o firstbyte estaria em algum ponto aqui no Brasil?

    Abs e obrigado pelo ótimo artigo.

  • Olá Frank Marcel, lendo suas respostas e explicações acho que talvez descobri o que está indo errado com o ranking de meu site no Google no Brasil:
    1) Apesar de eu ter contratado a hospedagem de uma empresa aqui no Brasil,pelo famoso comando ping do DOS para obter o ip do meu site e usando ferramentas na web como iplocalize, descobri que meu site está na verdade hospedado na Florida US;
    2) Não possuo backlinks em sites brasileiros, só em sites americanos, que acredito eu de pouca pontuação no google aqui no Brasil;
    3) o que mais me intriga. Quando eu efetuo o comando ping para muitos sites da concorrência, este retorna a resposta a tempo sem perda de pacotes, agora quando eu efetuo o comando ping para meu site, este tem o limite de tempo esgotado, mesmo efetuando este comando em outro computador localizado em outro bairro e eu já alterei algumas coisas no site, mas nada resolveu. O esquisito é que para um outro endereço de um redirecionador gratis que apenas está redirecionando para o meu site, o ping não tem perdas.
    Se você ficou curioso a respeito de meu site e que ainda está com um ranking muito ruim no Google pelo menos aqui no Brasil é http://www.edguariba.com.br
    Data: 27/04/2014
    Obrigado pelas dicas , espero que seja só esses os problemas.

  • Helison Santos

    Olá Frank Marcel, gosto muito do material de vocês aqui a Agência Mestre. Gostaria de saber um questão que foi posta para mim hoje, uma troca de DNS e IP causa impacto negativa no SEO? Estamos analisando essa troca pra ver a questão do ganho de velocidade no site que passaria de 199ms para 30-50ms.