Dúvidas de SEO: WordPress, Analytics, eCommerce e Link Juice

Perguntas e Dúvidas de SEO com Fábio Ricotta

Olá leitores da Agência Mestre,

Estamos em mais uma edição do “Pergunte ao Ricottinha” que traz dúvidas e questões “apimentadas” que surgiram esta semana. Como conversado no último artigo, vamos começar com as discussões do nosso fórum de SEO, em seguida, trazemos o meu “tradicional” Formspring e por fim o nosso Q&A com as dúvidas da semana. Espero que gostem desta edição.

Então vamos as dúvidas e discussões:

Perguntas e Respostas do Fórum

Como vocês puderam acompanhar, o nosso fórum está crescendo cada vez mais, com mais participantes e dúvidas. Desta forma, selecionei os tópicos que achei mais relevantes nesta semana. Não se esqueça que o nosso fórum é gratuito, logo, você pode colocar as suas dúvidas, divulgar uma vaga de SEO ou apenas dar um alô. Aproveite e crie um post por lá.

Temas para WordPress influenciam em SEO?

O usuário almeidamarcell pergunta para a nossa comunidade do fórum, qual a influencia que o tema de um blog wordpress pode influenciar em SEO. A dúvida surgiu principalmente pois ele deseja migrar do Thesis, que é um framework para o wordpress, para o modelo tradicional.


Analytics em consulta de servidor

O usuário oieduardorabelo pergunta sobre como utilizar o Analytics para fazer tracking de requisição de um formulário. Vale a pena conferir esta thread do fórum pois é uma das maiores dúvidas da área.


Google pode banir um site para apenas algumas palavras chave?

O usuário Osvaldera conta a história do website que ele está otimizando, onde antigamente, o website tinha diversos problemas com técnicas de Black Hat. Segundo ele, hoje em dia, o website não consegue rankear para nenhuma palavra das que focava antigamente com técnicas de Black Hat. Veja a discussão que levanta pontos para detectar o problema.


Perguntas e Respostas do Formspring

Regularmente respondo dúvidas lá no meu Formspring, então se você tiver alguma, aproveite e coloque-a lá.

Num SerchCast ouvi algo +- assim: “Links bons me fazem subir e links ruins me fazer descer”. Sendo assim, eu poderia adotar a estratégia de adionar publicidade de meu concorrente em sites de pornografia, etc. Como se livrar deses links ruins? isso existe? – por JeanKleemann

Resposta: O que se acredita mais hoje em dia é que os links ruins, ou de baixa qualidade, na verdade tendem a não passar o link juice esperado. O que você deve observar neste caso é a diversidade dos links que apontam para o seu website, em termos de qualidade. Se estes links ruins são responsáveis por 50-90% dos seus backlinks, aí sim você pode começar a se complicar. Tente pensar como um caso real, se você é referenciado por muitas pessoas de baixa relevância, você provavelmente faz parte do grupo deles.


Olá, Ricotta! Em termos de SEO para e-commerce, muito se fala de reviews nos produtos para gerar conteúdo ‘original’, ou não duplicado. Acha que as nuvens de tags podem ajudar neste sentido também? Abz!

Resposta: Eu sou um grande adepto dos reviews para criar conteúdo para lojas virtuais e isso com certeza pode gerar muita relevância para o seu website. Agora se pensarmos nas nuvens de tags, elas na verdade são links para páginas que listam produtos (no caso de ecommerce). Isso lhe dá uma série de páginas que focam um determinado termo.

Se você pensar em conteúdo, qual é o conteúdo destas páginas de tags? Apenas a listagem dos seus produtos, ou seja, conteúdo duplicado. Logo, criar uma arquitetura de categorias de produtos + tags pode prejudicar o seu website pela grande quantidade de conteúdo duplicado.

Finalizando, em lojas virtuais, eu sou totalmente contra o uso de tags.


Fabio, alguns dizem que o menu drop-down é ruim pois dilui o authority e que o ideal é um menu como categorias principais e as sub’s abrirem somente após o visitante entrar na categoria. Mas isso não dá mais trabalho para o visitante encontrar o que procura?

Resposta: Olha, eu pensaria em duas frentes: um para sites pequenos e outro para sites grandes. Vamos olhar os dois casos.

Para sites pequenos (até umas 100 páginas e 15 categorias) a sua home page normalmente é a página mais relevante, que retém o maior link juice de todo o website. Com esta parte em mente, entenda que a suas páginas provavelmente terão pouco juice, pelo fato do website ser bem pequeno, e assim, um link da sua página inicial pode ser muito importante para aquela página interna aparecer bem no índice do Google. Desta forma eu creio em ser muito interessante ter todas as categorias direto no menu.

Já em sites maiores (mais de 5.000 páginas e 80 categorias) a sua home pode até ser a página relevante, mas aqui o detalhe é que mesmo sendo a mais relevante, você não pode polui-la com 80 ou mais links apenas de categorias e sub-categorias. Com isso a sua arquitetura fica prejudicada e as páginas internas que você poderia linkar da home ficariam com pouco link juice. Outro problema é que se você manter este menu completo em todas as páginas internas, as páginas mais profundas não teriam juice suficiente para os seus relacionamentos de conteúdo, como por exemplo, os produtos relacionados em uma loja virtual (na pagina de produtos).


Perguntas do Q&A

Para aqueles que não conhecem, o nosso Q&A é uma área onde os assinantes da Agência Mestre podem perguntar sobre quaisquer assuntos relacionados a search, como por exemplo técnicas e estratégias. É uma forma muito fácil de você sanar as suas dúvidas com o time da Agência Mestre.

Vamos então as dúvidas da semana:

Retirei o diretorio e deixei tudo na raiz, gerou o 404

A nossa assinante Ana Paula possui um website, no caso uma loja virtual,

Back Links fora do contexto

Em mais uma dúvida do nosso assinante Daniel, discutimos como um link se comporta quando ele está ou não no contexto da página. Confira com detalhes como entender esta dúvida.

Redirecionamento 301 com disallow /red passa juice?

O nosso assinante Daniel possui uma dúvida com relação ao nosso artigo sobre Microsites. Na dúvida ele pergunta se uma pasta desabilitada no robots.txt transfere link juice ou não. Confira com detalhes a resposta do nosso analista Bruno Nassar.

Mudança provedor, perda de ranking?

O nosso assinante Daniel pergunta se alterações no servidor, como em DNS por exemplo, podem causar alterações ou oscilações de rankings. O nosso analista Bruno Nassar respondeu esta dúvida.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>