Dúvidas de SEO: Web Crawling, Software de SEO, Profissão e Outros

Perguntas e Dúvidas de SEO com Fábio Ricotta

Olá leitores da Agência Mestre,

Estou de volta em mais uma edição do “Pergunte ao Ricottinha” que reúne diversas dúvidas e questões que os nossos leitores e assinantes enviaram e discutiram ao longo da semana. Como de praxe, vamos começar o nosso artigo com as discussões do nosso fórum de SEO, em seguida, trazemos as dúvidas enviadas ao meu Formspring e por fim o nosso Q&A com as dúvidas da semana.

Então vamos as dúvidas e discussões:

Perguntas e Respostas do Fórum

Como vocês puderam acompanhar, o nosso fórum está crescendo cada vez mais, com mais participantes e dúvidas. Desta forma, selecionei os tópicos que achei mais relevantes nesta semana. Não se esqueça que o nosso fórum é gratuito, logo, você pode colocar as suas dúvidas, divulgar uma vaga de SEO ou apenas dar um alô. Aproveite e crie um post por lá.

Bot do Google visitando só uma vez por dia

O usuário do fórum PortalTech coloca na discussão a demora por parte do Google em atualizar e indexar o seu blog. Ele gostaria de saber como ele pode melhorar esta velocidade na indexação. Também na discussão, indiquei para os participantes um plugin para fazer o tracking de quando os robôs de busca visitam os seus posts.


Domínio .co

Um de nossos participantes do fórum levantou diversas perguntas sobre um dos mais novos TLDs disponíveis para compra: o TLD .co. Será que vale a pena investir nos domínios .co? Veja e participe das discussões.


Alguma ideia?

O usuário do fórum adrianocosta levantou um problema que acontecia com um cliente dele, sobre o website não estar com mais de uma página indexada no Google, sendo que ele estava no ar há mais de 1 ano. Confira a resposta com a solução para o problema.


Perguntas e Respostas do Formspring

Regularmente respondo dúvidas lá no meu Formspring, então se você tiver alguma, aproveite e coloque-a lá.

Apesar de dizerem que IP dedicado não faz diferença para o rankeamento, você acredita que faz? o IP dedicado possui alguma vantagem em termos de SEO?
Não acho que o IP dedicado faz, mas sim o servidor dedicado. Com mais recursos de processamento você consegue mais velocidade para o seu website e assim consegue usuários mais satisfeitos. Além disso, como já divulgado pelo Google, a velocidade do website já é um fator de rankeamento, mesmo que pequeno.

Por fim, seja para ganhar um melhor posicionamento ou até mesmo para fornecer uma melhor experiência para o usuário, em todos os casos que trabalhei onde colocamos um website em um servidor dedicado, reparei mudanças significativas.


Vocês recomendam a utilização de softwares SEO? Algum em específico?
Eu comecei um artigo onde estou fazendo o review de diversas ferramentas / softwares de SEO. Na minha visão, como agência de SEO, sugiro inicialmente 3 softwares:

  • SEOmoz Webapp – para avaliação do website
  • MajesticSEO – para avaliação dos backlinks e análise competitiva
  • SEM Rush – para análise de keywords

Já vi algumas recomendações de alguns times in-House, que recomendam fortemente o uso de ferramentas como o Web CEO e o SEO Power Suite. Ambas funcionam em um modo muito similar a Web App do SEOmoz só que muito melhor, pois é um software na sua máquina. Tem um custo acessível e quando vem configuradas podem ajudar e muito.


Você acha que se especializar em uma área específica de SEO, como por exemplo Link Building é uma boa?!Ou o melhor é trabalhar SEO no geral ?!?
Depois de caminhar um pouco na área e passar por vários setores aqui da Agência Mestre o que eu noto é que é muito importante saber um pouco de tudo, mas ao mesmo tempo pergunto: qual a tua vontade? Profissionais de SEO que entendem muito bem de link building tendem a receber mais, digo, ter um salário melhor, mas ao mesmo tempo são muito cobrados por resultados.

Na minha visão, depois de 10 turmas do Curso de SEO, vejo que os brasileiros estão aprendendo muito bem o On-Page, mas poucos tem uma boa experiência com link building, até mesmo pelo fato de existirem poucos projetos com este foco.

Eu particularmente gosto muito da área de link building mas acho que só link building pode fechar muitas portas para você. Hoje, o que o mercado brasileiro precisa é de bons (quando digo bons, são muito bons mesmo) profissionais que saibam resolver problemas de arquitetura, de conteúdo, de redirecionamento, de canonical. Esta é a realidade brasileira. Já link building eu diria que é algo pra daqui 1 ano. Até lá, aprenda o SEO On-Page muito bem, pois assim você terá uma excelente base para se especificar em link building.


Perguntas do Q&A

Para aqueles que não conhecem, o nosso Q&A é uma área onde os assinantes da Agência Mestre podem perguntar sobre quaisquer assuntos relacionados a search, como por exemplo técnicas e estratégias. É uma forma muito fácil de você sanar as suas dúvidas com o time da Agência Mestre.

Vamos então as dúvidas da semana:

Microsites – Diretrizes Google

Um de nossos assinantes leu o nosso artigo sobre Microsite e questiona a idéia perante as diretrizes do Google. Ainda em cima do tema, o assinante pergunta se existe um limite para a estratégia, ou seja, quantos microsites ele pode fazer sem obter problemas com um Search Engine. Veja a resposta do nosso time.

Descobrindo táticas de SEO Configuradas

Um de nossos assinantes conta o caso do seu blog, que já havia passado por um trabalho de SEO on-page. No final do ano, este assinante instalou um plugin e reparou que suas visitas cairam drasticamente. Neste Q&A mostro ao nosso assinante como identificar extamente o que causou a queda de tráfego do seu blog.


O Nosso Curso de SEO

Turma do Curso de SEO em São Paulo
Para quem já estava pedindo no começo do ano, estamos com uma turma em aberto para o mês de Fevereiro. Nos dias 19 e 20 de Fevereiro, estamos oferecendo uma turma nos novos moldes.

É importante ressaltar que temos poucas vagas disponíveis, logo, se você tem interesse, não perca a oportunidade e aprenda com o melhor Curso de SEO do país.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

2 Comentários para “Dúvidas de SEO: Web Crawling, Software de SEO, Profissão e Outros”

  1. Kaio A. Santos

    Muito boa as dicas, estou cada dia mais tentando melhorar meu site, sou novo, mas já comecei consciente das necessidades de se ter um bom trabalho de SEO.

    Responder
  2. Filipe

    Olá!
    Para SEO no e-commerce, é bom adicionar no campo de “DESCRIÇÃO DO PRODUTO” um campo de perguntas e respostas sobre o produto?

    O Google valoriza isso?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>