Dúvidas de SEO: Orkut, Link Building, Redirecionamento e Conteúdo Duplicado

Perguntas e Dúvidas de SEO com Fábio Ricotta

Olá leitores da Agência Mestre,

Estou de volta em mais uma edição do “Pergunte ao Ricottinha” que reúne diversas dúvidas e questões que os nossos leitores e assinantes enviaram e discutiram ao longo da semana. Como de praxe, vamos começar o nosso artigo com as discussões do nosso fórum de SEO, em seguida, trazemos as dúvidas enviadas ao meu Formspring e por fim o nosso Q&A com as dúvidas da semana.

Gostaria de fazer apenas duas considerações antes de iniciarmos as discussões: a primeira é para os que ainda não viram, estamos com uma promoção de assinatura coletiva, a qual eu explico melhor no final deste artigo. A segunda consideração é o meu grande pesar para o Delicious. Segundo algumas fontes, o Yahoo! está com planos de desativar o que chamávamos de porto seguro dos bookmarks. Espero que eles pensem bem na solução, mas enquanto isso eu já estou migrando para uma plataforma muito parecida, chamada Diigo.

Então vamos as dúvidas e discussões:

Perguntas e Respostas do Fórum

Como vocês puderam acompanhar, o nosso fórum está crescendo cada vez mais, com mais participantes e dúvidas. Desta forma, selecionei os tópicos que achei mais relevantes nesta semana. Não se esqueça que o nosso fórum é gratuito, logo, você pode colocar as suas dúvidas, divulgar uma vaga de SEO ou apenas dar um alô. Aproveite e crie um post por lá.

Conteúdo no Orkut

Um dos nossos participantes do fórum levantou a dúvida de como será a indexação do Orkut devido ao anúncio recente do Google. Uma das sugestões foi o MestreCast, que gravamos nesta semana, o qual discute muito sobre o assunto. Ainda na discussão alimentamos com mais informações sobre o novo arquivo robots.txt do Orkut.


Tenho varias paginas de prestador de serviços todas linkadas entre si

O usuário do fórum Luiz Alberto conta o seu caso, onde ele tem uma série de websites que tratam de um nicho específico, utilizando os mesmos para interlinkagem e favorecer os seus rankings. A dúvida que ele levanta é se isso pode gerar alguma punição em um futuro próximo. Confira a discussão e sugira algumas alternativas para o nosso usuário não ser punido pelo Google.


Domínio com www e sem o www

O usuário nlopes conta que o seu website era acessado com e sem www. Em seguida ele fez a marcação de que preferia o seu domínio como www no Google Webmaster Tools mas pouco tempo depois o Google apareceu com uma mensagem para ele verificar o domínio sem www. O problema acontece quando ele decidiu fazer um redirecionamento 301 da versão com www para a sem www. Isto acabou prejudicando o seu tráfego e assim ele está pedindo uma ajuda no fórum para encontrar uma solução.


Perguntas e Respostas do Formspring

Regularmente respondo dúvidas lá no meu Formspring, então se você tiver alguma, aproveite e coloque-a lá.

No site de-commerce em que trabalho existem redirects 302 p/ a home do site ou p/ áreas similares quando não há mais produtos disponíveis. Agora estão querendo utilizar 307 também. De que modo esses redirects afetam SEO?

Ambos os redirects 302 e 307 indicam que uma página foi movida temporariamente. Oficialmente, o 307 é o sucessor do 302 segundo a definição do protocolo HTTP/1.1. Segundo esta especificação, a grande diferença entre o 302 e o 307 é que no protocolo HTTP/1.0 não havia uma definição de quando o browser deveria ou não realizar o cache do documento solicitado. Agora no HTTP/1.1 você indica isso através do Cache-Control ou do campo de “Expires” do cabeçalho.

Eu não sei hoje, mas segundo as minhas pesquisas, existiam diversos crawlers da Internet que não entendiam muito bem o redirecionamento 307, e assim não era recomendado fazer o redirecionamento. Mas em outras fontes mais recentes, tenho a informação que o Google e o Yahoo fazem o tratamento correto do 307. Provavelmente o Bing deve suportar bem o redirecionamento.

O importante de ressaltar do 302 e 307 é que diferentemente do 301, eles indicam ao Google (ou outros mecanismos de busca) que você está movendo temporariamente um documento de URL. Mesmo assim, o mecanismo de busca irá continuar a fazer o “crawleamento” e indexação da URL original. No caso do 301, o Google entende perfeitamente que você não irá utilizar mais a URL original e simplesmente passa toda a autoridade da URL original para a nova.

Finalizando, eu não usaria o 302 (ou 307) para redirecionar a Home, mas é uma estratégia razoável para páginas de produtos que expiram.


Paginação no wordpress qual seria a melhor maneira para evitar conteudo duplicado…

Essa é uma boa pergunta mesmo pois ainda não encontrei a solução ideal. Vou mais compartilhar o que eu tenho trabalhado e adotado. Aqui na Agência Mestre, a política que usamos para as categorias é de listar o conteúdo, acrescentando um texto logo no início da mesma categoria. Por exemplo, na categoria de SEO, procuramos listar os últimos artigos e ao mesmo tempo, temos um texto único logo abaixo do h1 da página em si. Já quando passamos para uma página 2, removemos o conteúdo único e continuamos a listagem dos últimos artigos.

É importante lembrar que fazemos uma descrição única para cada artigo e que cada artigo está em somente 1 categoria, deixando ainda mais as páginas de categoria e paginação mais únicas.

Apesar desse esforço, vejo que não é a solução ideal, pois como você pode ver abaixo, temos um baixo tráfego (entre 10-20 visitas dia) para páginas paginadas.

Eu acredito muito que eu possa melhorar o website, se eu implementar uma politica de paginação com hashtag na URL. Onde as URLs das páginas passariam de:

http://www.agenciamestre.com/category/seo/page/2

para

http://www.agenciamestre.com/category/seo#/page/2

E assim, teríamos a troca do conteúdo feita por jQuery, por exemplo, e o Google iria concentrar todo o link juice para apenas a página “0″, ou seja, a página da categoria.

Infelizmente estamos direcionando nossos recursos de desenvolvimento para as ferramentas, mas se algum programador WordPress tiver interesse em trabalhar comigo / Agência Mestre no desenvolvimento deste plugin, por favor, entre em contato através do nosso formulário de contato.


Fala Fábio, quando se trabalha Link Building para grandes marcas qual táticas você NÃO RECOMENDA ? Exemplo, Guest Post para Ford provavelmente já não rolaria … (Perfis Fakies Not Allowed) abs – por @viniciuscsouza

Olá Vinicius, primeiramente gostaria de agradecer a pergunta. Bom, este tema de marcas grandes é sempre algo que esbarramos no mercado. Nossas experiências com este mercado de grande porta mostram que existem marcas que querem aparecer e marcas que não querem aparecer. Em termos de Guest Post, normalmente elas (nossos clientes) aceitam que seja dado crédito a alguém que não seja da empresa, facilitando assim a nossa aproximação com blogueiros.

Já em caso de posts patrocinados, a visão é diferente. Temos que representar a empresa, pois o objetivo do conteúdo é expor algo comercial mesmo, então, aqui se faz necessária a marca da empresa.

Mas no meu modo de ver não existe algo que eu poderia banir das minhas estratégias de link building, mas sim, existe um planejamento que é apresentado para o cliente e pedimos a autorização / validação dele no processo que vamos aplicar. É muito importante deixar claro para estes clientes como você fará a abordagem social para adquirir links, pois assim você pode evitar problemas futuros.

Vale uma ressalva aqui, que pensei no decorrer da resposta: evite ao máximo trabalhar com técnicas de black hat para clientes grandes. Lembre-se sempre do caso da BMW e de que uma empresa grande “sumir” do Google não é um bom “case de sucesso”.


Perguntas do Q&A

Para aqueles que não conhecem, o nosso Q&A é uma área onde os assinantes da Agência Mestre podem perguntar sobre quaisquer assuntos relacionados a search, como por exemplo técnicas e estratégias. É uma forma muito fácil de você sanar as suas dúvidas com o time da Agência Mestre.

Vamos então as dúvidas da semana:

Uso de frame em site que utiliza subdomínio como domínio

O nosso assinante Daniel Vieira levanta um problema um tanto caótico: ele deseja ter mais de um domínio hospedado em seu website, mas ao criar um domínio extra, o seu servidor de hospedagem apenas permite que ele o use como um subdiretório e não como um domínio. Assim, o assinante pergunta se ele influencia para os mecanismos de busca. Para explicar uma boa solução, o Frank Marcel, nosso famoso Sinatra, entrou em ação e resolveu o problema do nosso assinante. Confira em detalhes esta pergunta do nosso Q&A.

Assinatura Coletiva da Agência Mestre

Assinatura Coletiva Agência Mestre Lançamos ontem uma mega promoção de assinatura coletiva da Agência Mestre, onde 1 mês do nosso plano ouro está de R$199,00 por apenas R$19,00. Mas o grande ponto é o seguinte, temos uma condição para validar esta “compra coletiva”: precisamos alcançar um mínimo de 50 assinaturas para que a promoção seja validada. Desta forma, aproveite, corra e adquira já a sua assinatura, mas não esqueça de avisar os seus amigos e colegas de trabalho sobre a promoção!

Divulgue este artigo

Um Comentário para “Dúvidas de SEO: Orkut, Link Building, Redirecionamento e Conteúdo Duplicado”

  1. Jardel Xavier

    Dicas muito interessantes, principalmente a parte sobre redirecionamento 302 e 307, tenho estudado sobre eles e sua resposta me ajudou a compreende-los melhor. Obrigado.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>