Dúvidas de SEO: Indexação, Subdomínios, Ferramentas, WordPress e Outros

Perguntas e Dúvidas de SEO com Fábio Ricotta

Olá leitores da Agência Mestre,

Estamos em mais uma edição do “Pergunte ao Ricottinha” que já poderia se chamar “Pergunte ao Ricottinha + Frank ( Sinatra? #euri hehe )”, pois o Frank é o nosso líder no Q&A e soluciona todos os problemas de cada um dos nossos assinantes(belo trabalho Frank!).

Nesta semana estamos iniciando com mais uma parte de conteúdo neste artigo. A partir de hoje, todos os artigos contarão com discussões do nosso fórum de SEO, que foi remodelado e traz diversas dúvidas e discussões todos os dias. Em seguida, trazemos o meu “tradicional” Formspring e em seguida o nosso Q&A com as dúvidas da semana. Espero que gostem desta edição.

Então vamos as dúvidas e discussões:

Perguntas e Respostas do Fórum

Faz pouco tempo que re-lançamos o nosso fórum mas já temos diversas discussões super interessantes. Não se esqueça que o nosso fórum é gratuito, logo, você pode colocar as suas dúvidas, divulgar uma vaga de SEO ou apenas dar um alô. Aproveite e crie um post por lá.

Migrando um Blog do WordPress.org para um provedor

O usuário Fabrício Silva, postou uma dúvida referente ao processo de migração de um blog que está no WordPress.com para um domínio novo. Confira alguns detalhes interessantes que eu perguntei e confirmei com o pessoal do próprio WordPress.com.


Comentários como conteúdo

O usuário Leob diz que tem em seu website um artigo com mais de 70 comentários, todos moderados e que o seu artigo possui isso por causa do valor de conteúdo que ele possui. A dúvida é sobre a forma de exibir esse comentários, em termos de pensar em todos na mesma página ou paginar. Veja alguns comentários muito interessantes nesta discussão.


Dúvida sobre Link Building

O usuário Leob perguntou no nosso fórum sobre se quando você está fazendo uma estratégia de ganho de links você deve focar links da mesma região geográfica que você atua. A discussão entra bem no assunto de Local Search e Local Link Building. Vale a pena a leitura.


Perguntas e Respostas do Formspring

Regularmente respondo dúvidas lá no meu Formspring, então se você tiver alguma, aproveite e coloque-a lá.

Olá, possuímos 300.000 itens catalogados no nosso site, porém somente 51.000 estão indexados. Já subimos sitemaps, agregamos conteúdos diferentes aos produtos, fizemos algumas otimizações (description, title, h1, etc), mas parece que não adiantou. any idea?

Resposta: Na verdade eu queria entender melhor como você estima este número de URLs indexadas. Se você estiver estimando pelo comando “site:” ele não é preciso e por isso pode dar uma diferença. Quando você falou que agregou conteúdo aos produtos, se ele for único, com certeza irá ajudar, mas se for algo copiado ou gerado pode lhe dar uma desvantagem na indexação.

Eu tentaria duas frentes para entender melhor o porque da baixa indexação. A primeira é segmentar o seu Sitemap.xml no GWT, fazendo Sitemaps para os produtos de cada categoria. Por exemplo, um sitemap.xml só de produtos de estética, outro só para produtos de fisioterapia. Desta forma, você consegue identificar quais produtos, de quais categorias não estão indexando.

A segunda frente é analisar via Google Analytics se as suas páginas de produto estão recebendo tráfego. Faça um teste simples: crie um segmento avançado que filtre as landing pages que possuem a estrutura de URL de produto. Em seguida vá em Traffic Sources > Search Engines > Google > Mude o Filtro para Landing Pages. Desta forma você verá algo do tipo:

google sent 17,936 total visits via 223 landing pages

Ou seja, você consegue ver quantas páginas receberam ao menos 1 visita oriunda do Google. Com melhor definição, são aquelas que aparecerem no Google e foram clicadas.

Com isso você pode fazer o download desta lista e comparar com todas as URLs que você possui.


O que você acha de criar um domínio(marca) para centralizar conteúdo de vários sites assim como globo.com(g1.globo.com, videos.globo.com, etc…) faz? Isso traz alguma vantagem para ser encontrado? Isso é uma tendência já que vários sites fazem isso?

Resposta: Na minha visão, estes grandes portais tradicionais não criaram em subdomínios para se aproveitar do Google mas sim para segmentar os usuários. Com os subdomínios eles tem mais facilidade de gerenciar CMSs diferentes e na minha visão fica mais descentralizado do que em uma estrutura de diretórios.

Em termos de SEO, podemos criar uma estratégia para ter força com os subdomínios pois eles favorecem um pouco você a ter um melhor rankeamento simplesmente por serem subdomínios e se tiverem a palavra-chave alvo, podem lhe dar mais uma bonificação. O Bing, por exemplo, favorece, e muito, os subdomínios. Com o Google não é algo tão discrepante mas ainda sim se ganha uma boa vantagem.

O que eu entendo que dá “super poderes” ao subdomínio é o fato dele atrair mais links com a palavra-chave do subdomínio, por exemplo, as pessoas tendem a linkar mais para o endereço “geladeira.meusite.com com” a palavra-chave “geladeira” ou “compre geladeiras” ou ainda “ofertas de geladeiras” pelo simples fato de mencionar a palavra no subdomínio.

Agora, depende mesmo da sua organização a criação dos subdomínios.


Ricotta, qual a necessidade de se contratar o @SEMRush e o @MajesticSEO tendo a conta pro do @SEOMoz? O que acha do @RavenTools que compila algumas ferramentas dos 3 citados? Acha melhor que os Softwares analisado no seu post da @Agência Mestre? Abs!

Resposta: Na verdade eu gosto de todos os que você mencionou acima. Cada um tem o seu ponto positivo e vou tentar ressaltar cada um deles:

  • SEM Rush: com ele você consegue ter dados de tráfego e ele já faz o “scraping” da posição de uma URL ou do seu concorrente. Ele é muito util na definição de novas keywords pois com ele consigo ver as que tem menor competição e o seu volume de tráfego.
  • Majestic SEO: com ela você consegue uma informação muito boa sobre os backlinks seus e da concorrência. Você consegue determinar as páginas mais linkadas, quais os backlinks mais fortes e ainda ter informações de histórico destes backlinks. A base de dados dela é muito grande.
  • SEOmoz: eu gosto dela pela diversidade de ferramentas. O pacote envolve a OSE, a WebApp e outras ferramentas de keyword discovery ou keyword competition que são muito boas. Por fim eles tem o sistema de Q&A, que pode lhe ajudar em caso de problemas.
  • Raven SEO Tools: a Raven tem uma proposta diferente das acima. Nela você encontra um “gerenciador” para o seu trabalho de SEO. Ele te dá varias ferramentas que se comunicam muito bem. Talvez possamos comparar com a WebApp do SEOmoz, mas a App da Raven é infinitamente superior. Ela agrega dados de várias fontes, como o próprio SEOmoz, Majestic e outros.

Se o seu orçamento permitir e você conseguir conciliar tudo, eu tentaria ter todas elas em mãos. É sempre bom poder contar com mais informação para tomar decisões para o seu trabalho.


Perguntas do Q&A

Para aqueles que não conhecem, o nosso Q&A é uma área onde os assinantes da Agência Mestre podem perguntar sobre quaisquer assuntos relacionados a search, como por exemplo técnicas e estratégias. É uma forma muito fácil de você sanar as suas dúvidas com o time da Agência Mestre.

Vamos então as dúvidas da semana:

Google Sandbox – Como confirmar que você está sofrendo com o google sandbox, pode acontecer com dominios que tem mais de 1 ano ? e como sair dela ?

Há muito tempo não ouvíamos falar de SandBox, mas ela surgiu nessa dúvida em um caso interessante de um de nossos assinantes, relatando variações bruscas de rankings e visitas.

Google MayDay – Como fazer para recuperar-se da atualização?

Nesta pergunta, o assinante relata seu update de microformats seguido de queda causada pelo MayDay Update e procura saber se está no caminho certo para recuperação. Na resposta, Frank Marcel indica os caminhos que desenvolvemos aqui na Agência Mestre e indica a apresentação utilizada pelo MOGmartin no #ProSEO do Distilled para mais referência sobre o assunto.

Posts antigos num blog – Tenho um Blog com posts com mais de um ano Devo fazer algo nesses posts antigos?

Essa deve ser uma pergunta frequente entre blogueiros de plantão (se não é, tire um tempo para pensar sobre o assunto!): Como aproveitar posts antigos para obter mais visitas para o blog? Um post uma vez publicado pode ainda ser reaproveitado, sem dúvidas. O Frank Marcel apresentou alternativas de estratégias para se trabalhar com conteúdo antigo, bem como diferentes casos de conteúdo que se atualiza. Para fechar, deixou duas referências de artigos antigos na Agência Mestre publicados por mim:

Obs.: Agradecimentos especiais ao Frank Marcel por responder as dúvidas e ainda fazer o resumo semanal do nosso Q&A. Thanks Frank!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

9 Comentários para “Dúvidas de SEO: Indexação, Subdomínios, Ferramentas, WordPress e Outros”

  1. Alex Lima

    Pelas perguntas podemos identificar que as pessoas estão partindo para um nivel mais avançado em SEO. Acho isso muito Legal, parece que o mercado de search no Brasil ta começando a evoluir.

    Responder
  2. Domicio Neto

    Fala Ricottinha / Frank!

    Valeu por responderam as minhas dúvidas sobre as ferramentas, vou ver aqui com a empresa o que podemos fazer em relação a orçamento.

    Abração!

    Responder
      • Jeferson

        Putz carinha, vlw pela resposta, obrigadão!!!! Só mais uma coisa. Vou utilizar o sistema “multisite” do “WP”, sabe? E terei 2 ou 3, subdomínios. Terei problema em fazer um trabalho de SEO para esses subdomínio? Pq serão conteúdos diferentes.

        Responder
  3. André

    Sobre a pergunta no Q&A, do sandbox, finalmente descobri, meu site sofre do “effect yo-yo” li muito sobre, tudo que encontrei, o que não sei é a causa, e como arrumar, alguma dica, de quem passou por isso, quanto tempo demorou ou como fez pra arrumar ?

    Responder
  4. Nestor

    Pergunta se eu tiver um domínio que começa em www, ainda assim quando for submeter a URL dele vou ter que digitar http//: ? Por favor me ajudem, não sei o que fazer!

    Responder
  5. william

    Gostaria de saber se subdominios tem de alguma forma perda em SEO ou não.
    Pergunto por que estou em dúvida em criar um blog através de subdominio ou adquirir um novo dominio.
    Obrigado

    Responder
  6. Rafael Jorge

    *Olá Fabio Ricotta,
    estou acompanhando você a algum tempo em seus vídeos e ebooks da Agência Mestre e me surgiu uma dúvida ao criar meu blog. Pretendo trabalhar com consultoria e criei meu blog no domínio principal para divulgação de informações acerca de assuntos relacionados. Gostaria de saber se devo alocar minhas landing pages em um subdomínio tipo lp.dominio.com.br ou dentro de um diretório tipo http://www.dominio.com.br/lp/ ??? Abraços e valeu por toda a informação já!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>