Cross-Domain Canonical Tag – Canonical Tag Entre Domínios

SMX East

Começou esta semana (5-7/10/2009) o SMX East em Nova Iorque e o Fábio Ricotta, Co-Fundador aqui da Agência Mestre, está por lá fazendo a cobertura do evento pelo Twitter (@fabioricotta) e também no artigo:

Os temas até o momento passaram por PageRank Scultping, Conteúdo Duplicado e, dentro deste, a Canonical Tag chamou mais atenção com o anúncio do Google, seguido também pelos concorrentes Bing & Yahoo!.

Canonical Tag Entre Domínios

Quando do lançamento do Canonical Link Element, em fevereiro de 2009, as 3 principais Search Engines (Google, Yahoo! e Bing) fizeram o anúncio conjunto desta nova tag, que ajudaria a prevenir conteúdo duplicado entre páginas de um mesmo domínio (incluindo páginas de subdomínios).

A canonical tag tem a seguinte estrutura:

<link rel="canonical" href="url-canonica.html" />

e assim deve ser mantida para o futuro: O uso de Canonical Tags entre diferentes domínios.

O primeiro pronunciamento veio do Google, e Bing e Yahoo! prometem iniciar o suporte a esta tag até o final do ano. Após muitos pedidos de webmasters para que a tag funcionasse entre domínios diferentes, o Google saiu na frente e anunciou o recurso para o fim de 2009. Atenção:  apenas houve o anúncio da funcionalidade, ela ainda não está ativa.

Também, devem ser mantidas suas demais características, ou seja, deve funcionar como um indicativo de qual é a URL original, mas é diferente de um redirecionamento 301.

Até o final do ano ainda devem surgir mais novidades sobre isso. Estaremos acompanhando. Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “Cross-Domain Canonical Tag – Canonical Tag Entre Domínios”

  1. oronaldosantos

    Rapaziada rápida no gatilho.

    Realmente agora com o Cross-Domain da Canonical tag vai facilitar bastante para parcerias comerciais de conteúdo, e claro que não só para isso mas no geral foi muito bem vinda essa alteração :)

    Abraços rapaziada, e parabéns pelos ótimos artigos de SEO

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>