Casos e soluções de conteúdo duplicado

Bem vindos leitores do Agência Mestre. Hoje vou complementar o assunto de conteúdo duplicado, com alguns casos e as soluções encontradas para resolver este problema.

Um conteúdo duplicado pode estar em páginas do mesmo domínio ou em outros site.
Se você têm páginas duplicadas no seu domínio, você estará desperdiçando link juice entre essas páginas e estarão concorrendo entre si nos resultados de busca.

Um site de vendas de produtos tinha a página principal de cada produto e uma página com uma versão para impressão. As duas versão continham exatamente a mesma informação sobre o produto. O que acontecia era que a página de impressão aparecia nos resultados de busca, justamente porque recebia um pequeno pagerank da página principal de seu produto.

A solução foi colocar nofollow e noindex nos links para a página de versão impressa. Não houve punição neste caso, mas que interessa é a página principal do produto rankear bem nos resultados de busca e não ficar concorrendo com a versão impressa.

Outro caso foi de um site que 60% de seu conteúdo podia ser encontrado em outros sites, sua função era organizar os conteúdos em categorias e citar a fonte, sem link. Funcionou muito bem por alguns anos, mas como os algoritmos do google são sempre atualizados em um momento o site passou a despencar nas buscas. O solução foi ir retirando os conteúdos duplicados ate atingir um nível aceitável pelo google.

Se você vai colocar no seu site um conteúdo retirado de outro lugar, pode ser até um trecho apenas, coloque um link referenciando a fonte para que o google saiba de quem é o conteúdo original mais facilmente sem que você tome uma punição.

Não entendeu alguma coisa? Consulte nosso glossário de SEO e faça perguntas, braços.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

7 Comentários para “Casos e soluções de conteúdo duplicado”

  1. Daniela

    Tenho uma dúvida. Em meu site possuo diversos conteúdos referente a produtos. Esses textos serão disponibilizados para meus parceiros utilizarem em seus respectivos sites através de XML/RSS. Isso pode impactar no ranking do meu portal? Inclusive esses parceiros fazem trabalho com link patrocinados etc.

    Obrigada!

    Ótima matéria.

    Responder
  2. Bruno Galileu

    Olá Daniela, seu site dificilmente será afetado, apesar de ter um conteúdo igual em vários sites, é dificil aparecer contéudo duplicado para produtos porque estes sites se diferenciam em outros aspectos, a não ser que estes sites tenham meta tag keywords, descriptions, H1, title, e todo conteúdo idêntico, o que não é este caso. Abraços.

    Responder
    • Frank Marcel

      O Google não costuma punir por duplicidade de conteúdo, apenas alguns casos específicos como, por exemplo, copiar conteúdo de outros sites e monetizar.

      No seu caso, você deve utilizar ou a Canonical Tag ou o Redirecionamento 301.

      Tanto com um quanto com outro você define a URL que quer que o Google considere. Eu recomendo usar o redirecionamento 301 e manter a url /computadores como padrão, sendo a /noticia/?src=/computadores redirecionada para a outra.

      Responder
    • Frank Marcel

      Sim, eles entendem como URLs diferentes. Como na maioria das vezes o conteúdo é o mesmo, acaba sendo criado um caso de conteúdo duplicado. Você deve resolver com Canonical Tag ou Redirecionamento 301. Vale a mesma orientação para o comentário anterior do Netto. =)

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>