Cadastro em Diretórios – Vale a Pena?

Uma das práticas mais comuns na Internet é o cadastro em diretórios de sites. Mas vale a pena? Em 2008, o Google fez uma alteração em suas guidelines que vai fazer a resposta a essa pergunta mudar ao longo do tempo. Mas antes de ir para a resposta, um pouco de background sobre o cadastro em diretórios.

Cadastro em Diretórios – Link Building

pr-directory

Eu já falei sobre isso anteriormente no meu post Link Building: Cadastro em Sites de Busca, esclarecendo que o Link Building é justamente a utilidade de se cadastrar um site em diretórios – uma maneira de se conseguir links para um site.

A dica principal ao se procurar diretórios para se fazer o cadastro de site é procurar diretórios relevantes, como o Dmoz ou Yahoo!Directory, isso porque esses serviços tem uma rígida política de aceitação, não basta pedir ou pagar para estar listado, é necessário ter algum valor.

O Google procura identificar este tipo de informação nos diretórios de sites que encontra pela Internet para dar, ou não, o devido valor ao diretório encontrado. E, justamente por encontrar muitos diretórios de baixa qualidade e baixo controle de cadastro é que ele fez uma significativa alteração em suas guidelines: desde o ano passado, não consta mais entre as guidelines do Google para webmasters a recomendação de que o webmaster deve cadastrar seu site em diretórios. E agora? Vale a pena cadastrar?

Vale a Pena Cadastrar Sites em Diretórios?

pr-up-down

Essa alteração do Google em suas guidelines não implica que é o fim dos diretórios de sites, pelo menos, não ainda. Apenas é algo que o Google não recomenda mais, mas isso implica em uma forte possibilidade de o Google não mais contar links dos diretórios de site no futuro.

Antigamente, cadastrar sites em diretórios fazia muito sentido, pois eles eram a maior fonte de descoberta de novos sites para as ferramentas de busca. Hoje, se nós refletirmos um pouco, pode-se concluir que já não faz mais tanto sentido cadastrar sites em diretórios para ser encontrado, pois você pode usar as ferramentas para webmasters de cada search engine para contar a elas que o seu site existe e já cadastrar o sitemap.xml com todas suas URLs.

Se, agora, a única função de um diretório é dar um voto a um site e, cadastrar em dezenas (centenas) de diretórios, só vai fazer influenciar os resultados de busca, faz sentido o Google não considerar links de diretórios que o site cadastrado não seja revisado para que seja validado o voto.

Por enquanto você pode continuar cadastrando em diretórios, eles ainda têm um pouco de força, mas não se limite a isso, pois no futuro, a tendência é que esses links não sejam mais relevantes para o Google. O que você acha? Deixe um comentário!

A questão de diretórios foi tema de um dos mais recentes vídeos do Matt Cutts. No vídeo ele responde a uma pergunta do Fábio: Will Google consider Yahoo! Directory and Best of The Web (BOTW) as sources of paid links? If no, why is this different from another site that sell links? Confira a resposta do Matt Cutts no vídeo abaixo.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

84 Comentários para “Cadastro em Diretórios – Vale a Pena?”

    • Frank Marcel

      E aí Daniel, olha só “cadastro em sites de busca”: site de busca realmente relevante é o Google. Seguido de Live e Yahoo!. Mas, vamos lá. Considerando sites de busca e diretórios como a mesma coisa, esse cadastro massivo do site pode gerar um baixo trust (já que o site vai ficar relacionado em muita vizinhança de baixa qualidade), ou seja, se não acabar em punição, também não vai contar muito a favor – ficar relacionado em páginas de baixa qualidade não te adiciona valor.
      E outra, estar listado em um catatau de diretórios (como se dizia antes de eu ter nascido, inclusive) entre bons (poucos), ruins (muitos) e relevantes (dá pra contar nos dedos), pode ser um indicativo de que você não preza qualidade e está visando somente os rankings. O que não é bom para a experiência do usuário, que, por sinal, é o que o Google tanto preza.

      Responder
      • Andre

        Desculpe mais o google não preza experiência do usuário ou qualidade na busca e sim o seu lucro, o que coloca um site na frete de outros e o lucro que pode gerar a ele (google), tenha visto a péssima qualidade dos resultados a cada mudança anunciada em seu algoritmo.
        outra coisa com relação aos diretorios, ja fiz a indicação de um site direto no google e demorou mais de um mês para este site ser indexado, ja um outro site fiz o cadastro em uns dois ou trez diretórios e em menos de dois dias o próprio google já havia indexado este segundo site.
        Quanto ao google deixar de valorizar e ate punir quem estiver em um diretório e para matar a concorrência no ninho pois foi assim que começou o Yahoo e poderia começas vários outros.

        Responder
        • Frank Marcel

          Argumentar sobre o que o Google preza (lucros, satisfação do usuário, indexar e tornar acessível todo conteúdo da Internet, …, …) é uma questão de perspectiva somente. Não sei o que tem de produtivo para sair desta discussão.

          O Google tenta melhorar sempre. A partir do momento que ele realmente errar a mão, as reclamações seriam tão massivas que ele voltaria atrás ou iria a falência (…) como ferramenta de busca.

          No mérito da indexação, a indicação direta para o Google por esta ferramenta que você citou não é mesmo o melhor caminho. Um tweet com o link tende a ser mais eficiente. O uso de sitemap.xml ou outras fontes de links (diretórios, agregadores, blogs, sites de notícia, …) tendem a receber mais atenção do Google e ser indexado mais rápidamente por estes outros caminhos.

          Sobre Google x Yahoo, também seria uma nova discussão que teria um longo caminho pela frente…

          Obrigado pela contribuição no comentário! Abraços,

          Responder
  1. Daniel Sayon

    Na minha opinião, ainda vale a pena cadastrar porque gera PR, mas o futuro como o Frank disse é incerto, a estratégia que vale agora é relacionamento, escolher parceiros certos e explorar redes sociais (que o google lê), além de foruns específicos que sejam relevantes podem trazer um bom resultado.

    Responder
  2. Alexandre Brendim

    O ruim, é que no DMOZ por exemplo, meu site não é cadastrado de jeito nenhum. Mesmo sendo um dos, senão o site de cabeleireiros com maior conteúdo na net, tanto que figura em primeiro lugar no google como cabeleireiros há muito tempo.

    Em contrapartida, existem vários sites de cabeleireiros cadastrados lá, que não tem conteúdo nenhum!

    É péssimo estar na mão da boa vontade de alguem para poder promover o seu site…Além do que, enviando o pedido de cadastro, não se tem resposta alguma se o seu site foi, sequer visto!

    Responder
  3. rodrigo sampaio

    Tudo bem Frank ?

    Concordo que num futuro próximo seja provável a perda da importância dos diretórios no aumento de pagerank.

    Porém, ter um site bem “linkado” aumenta e muito a velocidade de indexação das suas páginas.

    Recentemente colamos no ar 2 sites novos com mais de 500 páginas…para um deles, fizemos o cadastro nuns diretórios e diferença foi surpreendente….

    abraços

    Responder
  4. Web Designer Demétrios

    Dúvida:

    Tem validade cadastrar no Yahoo!Directory sendo que você já cadastrou o sitemap no Yahoo Webmaster ? É importante cadastrar nos dois?

    No yahoo webmaster tem como selecionar uma categoria, já no Directory sim.

    Responder
  5. fabiano

    ao ler esse tipo de postagem só me faz pensar que ainda preciso aprender muito sobre SEO, em algumas partes ainda fico meio perdido.

    Responder
  6. Frank Marcel

    @Rodrigo: tudo bem por aqui, e aí? Em termos de velocidade de indexaçao, o papel mais importante é o do sitemap.xml. Mas para melhorar os rankings, utilizar diretórios pode de fato ajudar.

    @Demétrios: andou sumido hein!? bom, sao coisas diferentes o yahoo webmaster e o yahoo directory. A reposta é que vale a pena utilizar os 2 sim.

    @fabiano: valeu comentário! Espero ter ajudado no seu aprendizado! Consulte nossos outros artigos, você encontrar muita informaçao relevante. E nao deixe de comentar! Abraços!

    Responder
  7. Enio Souza Web Designer

    Alguém conhece algum estudo comparando as diferenças de abordagens que devemos observar Google em relação ao Yahoo e porque as vezes existem diferenças significativas no posiconamento?

    Responder
  8. Marcos Lemos

    Excelente artigo!

    Penso que os diretórios têm sua importância, mas não me preocupo com os links gerados e tal. Gosto mais em tê-los como uma fonte para atrair visitantes.

    Todo lugar onde eu puder colocar o meu link para outras pessoas verem e me encontrar, eu farei. Mas não abandono a idéia de que é preciso que os diretórios e parceiros sejam de qualidade.

    Uma coisa que faço é verificar a reputação de cada parceria firmada e dos diretórios que são tidos como os mais relevantes.

    Responder
  9. Frank Marcel

    @Enio: Nao conheço nenhum estudo. Mas Google e Yahoo! sao empresas concorrentes, elas nao compartilham das mesmas informaçoes, nem das mesmas tecnologias, muito menos das mesmas cabeças. Por isso a diferença.

    @Marcos Lemos: Nada a acrescentar, é isso mesmo.

    Responder
  10. Designer Demétrios

    Tirando os grandes diretórios como Yahoo e Google, vale a pena cadastrar em diretórios destinados para o idioma inglês sendo que o site cadastrado é .com.br e em português ? Os buscadores dão alguma relevância para diretórios grindos sem muito nome indicando um site .com.br?
    Pergunto isso porque já ouvi falar que não vale a pena perder tempo com o diretório Dmoz. Em comparação vale a pena cadastrar em pequenos diretórios brasileiros?

    Responder
  11. Anderson

    bom, nao acompanhei os outros comentários, mas soh deixando minha opiniao. O cadastro nos diretórios pode não ser tão útil para ser encontrado nos sites de busca, mas não serviria para as pessoas acharem suas matérias??
    Eu acho que ainda existem muitas pessoas que passam horas do seu dia lendo matérias interessantes nos diretorios.

    Responder
  12. Frank Marcel

    Olá Anderson! Na verdade, os diretórios estao perdendo sua força devido a existência de muitos diretórios que nao se preocupam com a qualidade, deixando qualquer conteúdo listar, e exageram no uso de ads.

    Diretórios “genéricos” já devem estar bem desacreditado, por search engines.

    Particularmente, eu nao acho que existam tantas “muitas pessoas” assim nos diretórios, mas se há uma pessoa que pode ser alcançada por um diretório, entao pode ser uma boa usá-lo.

    O problema é comprometer seu posicionamento nas buscas tendo links em má vizinhança. É caso de se ponderar a melhor situaçao.

    Responder
  13. Anderson

    Ahhh isso é interessante. Eu não sabia que sua posição poderia cair caso seu link estivesse nas “más vizinhanças”…
    Agora vai da pessoa né, o que ela prefere, alcançar as pessoas que utilizam os diretórios para leitura, ou uma boa posição no Google. Eu prefiro a segunda.

    Responder
  14. Stroke

    Se o seu concorrente colocar o seu site em vários sites punidos, banidos, e em más vizinhanças?

    Responder
  15. Frank Marcel

    @Anderson: pois é. O Google pode interpretar como black hat…

    @Stroke: o concorrente pode gerar problemas para o seu site sim. É por isso que links em más vizinhanças não significam diretamente uma punição, mas, no mínimo, os links são todos desconsiderados.

    Responder
  16. João Netto - Criação de Sites

    Na minha humilde opinião, acho que ainda vale apena cadastrar em diretorios sim, e temos que lembrar tambem que não existe só o google de buscador, apesar de ele ter a maior fatia do mercado, seria legal tambem algumas dicas sobre otimizar sites para Yahoo e Live, gostei muito desse site tem muitas dicas legais.

    Parabéns pelo site, continuem assim.

    Responder
  17. Frank Marcel

    João, por enquanto ainda é válido cadastrar em alguns diretórios.
    Estima-se que o Google detenha mais de 90% do mercado brasileiro de buscas. A última dica que eu li sobre otimizar para diferentes ferramentas de busca foi: crie um site otimizado para cada ferramenta. Se for possível para você, fica a dica!

    E, caso você não tenha encontrado, eu já escrevi um post sobre Yahoo! SEO. Abraços!

    Responder
  18. Michel

    Estava pesquisando sobre isso e realmente, o DMOZ além de fazer a análise rígida e rigorosa, demora um bom tempo para publicar o seu site.

    Agora estou esperando anciosamente para a nova avaliação do meu PageRank, já que apliquei muitas técnicas que vi no site, só não sei se estão corretas, mas no website grader consegui 80, o que é uma grande vitória para mim, que sou iniciante.

    Obrigado.

    Responder
  19. Frank Marcel

    É Michel, é por isso que o Dmoz é um diretório conceituado – não é rápido, nem automático entrar ali.

    Boa sorte com o PageRank, ele deve ser atualizado ou no final de abril ou começo de maio.

    Abraços!

    Responder
  20. Nelson

    gostaria de posicionar melhor meu site de terraplenagem, como posso,fazer?
    fui incentivado, fazer 10 cadastro por dia, em sites gratuitos, será que isso ajuda?

    Responder
  21. Frank Marcel

    Nelson, se vários outros sites já tiverem links referenciando o seu, o trabalho em diretórios pode não ser de grande valia. Mas se você está saindo do zero, pode ser uma alternativa.

    Contudo, vale a minha exposição do artigo, os diretórios de cadastro de sites estão caindo em desuso e perdendo seu valor. Em breve, links de diretórios vão valer menos ainda, provavelmente.

    Além do cadastro em diretórios, é interessante você utilizar técnicas de SEO que melhorem a qualidade do seu site. Aqui na Agência Mestre nós temos diversos artigos relacionados.

    Se quiser, pode entrar em contato conosco e nós podemos avaliar o seu site.

    Abraços!

    Responder
  22. Renan Braga

    Esse tipo de noticia chega a gerar pânico! Cada vez fica mais difícil fazer um site subir de pagerank sem o molde criado em blogs de troca de links. Mas ainda confio seriamente na prevalência do conteúdo.
    Com melhor conteúdo mais você será comentado e mais retorno terá para seu site. Abraços.

    Responder
  23. Frank Marcel

    Sim. Sendo um link profile saudável (que não sejam links em má vizinhança, site spam, etc.), é válido sim. É uma forma de parear o seu link profile com a concorrência.

    Responder
  24. Rafael Costa

    Meu site ja está cadastrado em diversos diretorios, ja estou usando SEO e tenho Sitmap. Os resultados não são tão bons. Espero q melhore sinceramente, pois depende de diretorios fecho as portas kkk

    Responder
  25. Rafael Costa

    A 3 meses ja venho trabalhando forte com meu site usando SEO….( PS. A cada mês cresce uma média de 1000 visitas ) Porém irei criar um site de entretenimento para ajudar a divulga-lo. É uma ideoalogia minha mesmo, acredito que com isso irei trazer mais visitas.

    Responder
  26. noé

    Não estou a desconfiar da sua palavra Rafael Costa e concerteza será outro site. Mas o que você usa na assinatura nem 200 deve ter. Das duas vezes que entrei só estava eu pelo menos pelo contador.

    O meu blogue passa várias horas do dia com médias de 20 pessoas online em simultâneo e não chega aos 2000 visitantes.

    Abraço ai para o grande mestre de SEO Frank Marcel!!

    Responder
  27. Rafael Costa

    Caro Noé , uso o Google Analitic e tenho todas essas estatisticas. O meu site não é apenas aquilo que viste , ele tem o blog , a parte de Criação e Hospedagem e agora mais um site que estou criando – Entretenimento … As visitas desse mes foi 1089 a mais que o mês passado. Caso tiver dúvidas , posso provar isso no painel ..abraços!

    Responder
  28. Jean Carlo

    Quando iniciei com meus blogues não nego que ficava meio “bitolado” com esse negócio de cadastrar em diretórios. Com o passar do tempo, fui observando que pelo menos pra mim não teve grande utilidade, porque não recebia tantas visitas assim através deles. A maioria das minhas visitas vem do Google e recebo muitas visitas vindas de blogues que me linkaram. Pra dizer uma verdade, eu nunca entrei em dirtórios para procurar alguma coisa.

    abraços

    Responder
  29. Frank Marcel

    Pois é Jean, eu acredito que a busca de sites em diretórios seja mínima. Faz muito mais sentido usar search engines para buscar a informação que você precisa.

    Abraços!
    Valeu pelo comment!

    Responder
  30. Daniel

    O melhor é cadastrar em diretórios no qual o site tenha um pagerank pelo meonos de 20%. Isto é muito bom para melhorar sua posição para as buscas.

    Responder
  31. Anderson

    Na verdade não, pois os diretórios linkam seu site com nofollow… então sua posição não vai melhorar nada. A única vantagem é que sua url vai ficar disponível para muitas pessoas.

    Responder
    • Frank Marcel

      Nem todos diretórios usam nofollow nos links. Mas o segundo ponto é verdade. Existe a vantagem de se ter um caminho a mais para se chegar ao site.

      Responder
  32. Jairan

    Ola amigo. Olha, eu estava prestes a comprar um serviço de um site que promete cadastrar meu blog em 80 mil buscadores e diretorios de links. Eu desembolsaria 70 reais…não vale a pena??? o que vc acha?

    Responder
  33. Luiz - Brasil na Web - Criação de sites

    Jairan, minha opnião: Não vale apena. 200 buscadores bem selecionados poderiam dar mais resultado. No meio destes 80.000 devem ter uma “penca” de FFA pra troca de link gratuita que não é bom e pode acabar em punição. Faça o seguinte… peça os 80.000 endereços que você será submetido, se ele te enrolar pra enviar já saberá o nível do serviço, se te enviarem.. entre e veja alguns, afinal será a vizinhança que você passará a fazer parte e pode ser que ela não seja legal, entendeu?

    Responder
    • Frank Marcel

      Bem observado.

      Não é necessário realmente cadastrar em milhares de diretórios, especialmente se você não pode avaliar a validade deles.

      Responder
  34. Frank Marcel

    Depende do modelo do seu site e do perfil geral de links.

    Se a maioria esmagadora de links de entrada for de diretórios de baixa qualidade, no mínimo, isso não vai te ajudar, podendo, sim te prejudicar.

    Caso contrário, links em diretórios podem sim compor o perfil de links de um site.

    Responder
  35. Everton

    É um pouco errado o google fazer isso, vai destruir ua das maiores fontes de links da internet, o que vai gerar uma grande quantidade de leitores “passageiros” (que lêem blogs apenas para ganhar link) nos blogs…=/

    Responder
  36. Caesar

    Eu ainda incluo meus sites em diretorios. A maioria é do tipo que faz avaliação manual (humana). Acho que esses ainda tem seu valor. Já os outros mais parecem farm links ou iscas pra vender submissão.
    No caso dos diretorios, se você tem boa visibilidade lá, mais uns cliques, não importa tanto se o Google considera ou não para critério de Rank.

    Responder
  37. Ronaldo César

    Vale a pena cadastrar em diretórios sim!
    Já vi exemplos de sites, em concorrência menores, alavancarem seus rankings estando cadastrado em diretórios principalmente como o DMOz .

    Responder
  38. Pedro

    Duvida ? Li 3 artigos no site MESTRE SEO , não consigo entender, Deixar comentários em blogs,sites com o PR alto ajuda a indexar o blog/site ? por favor respondame

    Responder
    • Frank Marcel

      Sim, Pedro, ajuda.

      Mas não se atenha ao PageRank do site, e sim a frequência com que o blog se atualiza e se os conteúdos mais recentes estão indexados. Assim você consegue ter certeza de que o Google visita o blog com frequência e ainda indexa as páginas do site rapidamente, logo, mais rápido ele encontra o seu comentário com link para o seu blog.

      Responder
  39. Robinson Tigre

    Boa noite,

    Eu sempre procuro cadastrar os sites dos meu clientes em alguns diretórios, mesmo que eles não façam a contratação do serviço SEO. Eu tenho notado que é uma ótima forma de começar a gerar alguns links. Em alguns casos, depois de alguns meses com o site já desenvolvido, algum cliente acaba por optar pela contratação do serviço SEO e esses links já acabam ajudando e acelerando o processo.

    Att,

    Responder
  40. Rafael Paulino

    Oi Frank tudo bom?

    Para um site recém – lançado que ainda não tem muito conteúdo, onde vc recomenda que seja feito o cadastro? Fora os principais buscadores e diretórios?

    O page rank aumenta se vc envia alguma notícia ou conteúdo para os agregadores de conteúdo?

    Por onde começar? rsrsrss

    Um abraço e t+

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Rafael. O primeiro passo é você atualizar o conceito de PageRank para link juice. Depois explorar todas ideias de Link Building, inclusive agregadores de conteúdo, e ir entendendo como cada uma funciona. Ter link em agregador de conteúdo e Twitter, é diferente de ter link em diretório de site ou diretório de artigo.

      Não diria que existe uma ação de Link Building que seja a melhor, pois elas são complementares. E todas elas ajudam, sim, o site a melhorar rankings.

      Responder
  41. Wallace

    Olá!

    Um excelente artigo, na verdade, eu estava em dúvida quanto a esse serviço de diretórios. Há muito tempo muita gente vem usando e falando que não dá mais resultados.

    Me recomendaram inclusive a tentar alguns blogs .gov ou .edu para ver se gera alguma referência importante para com o site.

    Mas é interessante saber que ainda não está fora de circulação esse sistema, principalmente para o Google.

    Abraços.

    Responder
  42. Thiago

    Falar que não é válido cadastrar seu site em diretórios? Não devemos se limitar ao Google, muitos visam o cadastro para apenas aumentar os votos para seu site, mas não é apenas isso. Muitos acessos que tenho aos meus sites, vem de alguns diretórios, mas é óbvio que esses diretórios são bem relevantes.

    Responder
  43. Fernando de Jesus Vasconcellos

    Bom dia, senhor Frank em primeira mão gostaria de parabenizar seus conteúdos sobre o assunto, por segundo gostaria de deixar uma exposição pessoal. Para aqueles que tem um site novo acho muito importante listar em diretórios principalmente os .gov com um page rank elevado 5,6 e 7. Embora seja a maioria dos USA passam um pouco de suco para os sites listados com link dofollow, mais como já mencionado este trabalho deve ser feito em diretórios bons e não com page rank 1 ou 0 e ainda que não tem a categoria adequada para seu site, com certeza o google vai diminuir a força deste links mais com certeza não vai excluir esta força nunca. A popularidade de um site não pode ficar restrita, ou seja, um site esta listado em um diretório que tem page rank 8 onde este site para o google tem uma ótima popularidade, independe se este diretório esteja na China ou no USA ou em outro pais, o que importa é o contexto do link e a categoria cadastrada. Uma suposição, não é porque tenho o site listado no USA que as pessoas de lá não queiram conhecer meu site, tipo pode estar procurando por modelos, tendencias ou algo parecido, sendo assim, com certeza o google não vai excluir totalmente o valor destes link, o que pode ocorrer é os cadastros de spam tipo ( site de móveis cadastrado em um diretório na categoria de programa de computador ) rsrsrrs ai é complicado.

    Att.
    Fernando de Jesus Vasconcellos

    Responder
  44. Christian Hackspacher

    Ola!

    Esse forum caiu muito bem no meu momento atual. Estou construindo um site novo e to aprendendo agora os mecanismos do SEO.

    Encontrei um site que vc paga 18 dolares e eles analizam e cadastram vc em varios diretorios de qualidade… sera q vale?

    Ahh e tb ouvi falar tambem de White hat e Black hat… o q é isso?

    Valeu!

    Responder
    • Frank Marcel

      Christian, geralmente não é válido este investimento de 18 dólares. Se você realmente quiser fazer isso, eu indico que você pesquise muito bem quais são esses diretórios de qualidade para não se dar mal. Mas eu também não acho válido todo esse trabalho de verificação, então, em resumo, não vai por esse caminho…

      White hat e black hat são terminologias para definir coisas positivas a fazer (white hat SEO) e separá-las de fazer spam (black hat SEO).

      Responder
  45. Edmar

    Eu cadastrei meu site a cinco anos atras no google e yahoo e mais alguns, hoje participo de foruns e coloco algumas apostilas gratis para baixar e funciona bem para as buscas, nao entendo nada de seo, mas tomo muito cuidado para nao ser punido, Frank o que voce me fala do robot.txt ajuda?

    Responder
  46. Maik Tomé

    Verdade, notei que o PR não esta tendo mais importância, muitos sites com PR menores estão bem colocados do que outros com pagerank mais altos.

    Responder
  47. Fabiano

    Muitas vezes não sei se concordo ou discordo com a importância de um PR alto. É um exemplo meu site. Tenho paginas bem colocadas que tem o PR0 e estão a frente de sites com um PR6. Infelizmente fico na duvida.

    Responder
  48. Ulysses

    Bom dia Frank, sou leigo em SEO, mas suponho que o problema que esteja enfrentando tenha a ver com esta tecnologia. Minha dúvida é saber o que fazer para que o google apresente palavras complementares às que se está buscando; por ex. quando se digita “imposto …” automaticamente surgem várias opções como “… de renda; … receita federal;…..” todavia, de uma hora para outra, não está mais ocorrendo esta complementação quando se digita o início de um tema ou nome.
    Se possível, por favor , dê-me algumas dicas de como reprogramar o google para que tais palavras complementares apareçam subsequentes a primeira palavra digitada, visto que no Yahoo isto não ocorre.
    Obrigado pela atenção

    Responder
  49. Anderson Vincoletto

    Frank, estava com dúvida em relação à diretórios pois estou colocando no ar 10 projetos de blogs e estou montando as estratégias para eles. Apesar de seu artigo ser de 2009 (e nessa época eu usava muito o cadastro em diretórios) hoje me bateu essa dúvida. Mas mesmo com a diferença de datas acredito que você tenha conseguido sanar minha dúvida e com certeza continuarei apostando em diretórios.

    Abraços e obrigado!

    Responder
  50. Milton

    Puxa … e eu buscando vários diretórios e preenchendo tudo que se pede…rss ai ai ai..rs.. valeu a experiência …rss Mas gostaria de sua dica quais são os locais mais relevantes hoje em dia
    Blogs, Foruns, Guest posts?
    Muito obrigado!!!
    Milton

    Responder
  51. Robson Luís

    Tenho realizado pesquisas intensas sobre o assunto e, até agora, as pesquisas mostram que ainda vale a pena cadastrar sites nos diretórios. Tive ainda mais certeza quando cadastrei meu site em vários diretórios pois, vi o a audiência do meu site crescerem bruscamente.

    Responder
  52. Saint Clair

    É complicado saber se o google utiliza ou não o diretório como peso para classificar um link, na dúvida, eu acho melhor cadastrar.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>