Visão Geral do 1˚ Encontro de TI – São Paulo

Olá leitores da Agência Mestre!

Nesta última quinta-feira, dia 27, aconteceu no AMCHAM em São Paulo, o 1˚ Encontro de TI, organizado pela Arteccon, a mesma produtora da Revista WebDesign e organizadora dos Encontros de Webdesign.

Como publiquei aqui, tive a oportunidade de estar no evento, ministrando uma oficina de SEO e juntamente com o meu amigo e colega de trabalho, Frank Marcel, pudemos assistir as palestras no dia.

A chegada

Logo na entrada, encontramos o nosso amigo, Paulo Teixeira, do Marketing de Busca, que estava lançando o seu livro de SEO no dia. Gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer o Paulo em nome de toda a equipe da Agência Mestre pelo livro e dedicatória.

A organização estava muito boa e a recepção também. Fiquei muito satisfeito de encontrar também com o excelente amigo, Flávio Raimundo, o imbatível em discussões de SEO. Um grande abraço Flávio!

Outra pessoa que eu acabei conhecendo no início do evento foi o meu ídolo, Mauricio Samy, o Maujor. Eu aprendi muito do que sei com Fireworks com os seus tutoriais da época de 2000 – 2002. Foi uma enorme satisfação conhece-lo e ainda mais ganhar um autógrafo no seu mais novo lançamento, o livro de jQuery. Por sinal o livro é muito bom, eu recomendo!

As palestras

O evento teve seu inicio com a palestra do Guilherme Chapiewski, da Globo.com. Ele falou a realidade do mercado: empresas exigem certificação dos profissionais, mas isto não garante a qualidade do trabalho. Este é um tema bem batido entre os profissionais de computação, mas ainda não é sustentado pelas empresas. Creio que o maior problema é conscientizar as empresas de que certificação não é garantia de qualidade. Outro ponto que o Guilherme citou foi a questão de linguagens. Nenhuma linguagem é perfeita para todos os casos, e devemos saber quando utilizar cada uma com a sua especialidade.

Em seguida, parti para a minha oficina e não pude presenciar o debate sobre CMS livres: WordPress x Joomla! x Drupal. Ouvi comentários muito bons, mas como não estive na palestra não posso opinar.

Depois do almoço, tivemos a palestra do Ruy Carneiro, que falou sobre Web Analytics. Ele mostrou várias métricas interessantes para medirmos o crescimento de um website. Em seguida ele mostrou vários detalhes do Google Analytics e algumas dicas para visualizarmos os relatórios de desempenho do website.

Por fim, tivemos a palestra do Carlinhos Cecconi, da W3C Brasil. Ele tentou “revolucionar” as apresentações do dia, mostrando uma apresentação em HTML totalmente compatívem com todos os browsers. Faltou dar um “F11” no Firefox para a platéia enxergar melhor o conteúdo da palestra. De conteúdo ele falou do início da web, da web 2.0 e das tendências para a web 3.0. Ele mostrou alguns dados legais da web brasileira e pediu que os desenvolvedores visem uma web mais acessível.

A Oficina de SEO

Antes mesmo do início da oficina já tive uma surpresa: a procura estava muito maior do que o esperado e teríamos que comportar mais algumas pessoas. Fiquei muito feliz e o pessoal da Arteccon conseguiu organizar o pessoal lá na oficina.

Como previsto, a minha apresentação focou técnicas de SEO para Blogs WordPress e pude mostrar algumas idéias e plugins que ajudam o WordPress a rankear melhor. Dentre os tópicos, ressalto a discussão sobre Conteúdo Duplicado e o Third Level Push.

Abordei ainda uma parte de como produzir conteúdo de qualidade, que possa gerar links e aumentar o número de visitantes do blog. Mostrei como tirar proveito no SEO das ferramentas Google Adwords Keyword External Tool e o Google Insights.

As perguntas sairam naturalmente durante a oficina e pouco ficou para o final.

Oficina de SEO – Encontro de TI

View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: seo oficina)

Gostaria de agradecer a todos os que estiveram presentes na oficina e agradeço também a Arteccon pela oportunidade no evento.

Conclusões

O evento terminou com um happy hour bem legal. Rolaram vários sorteios e o Paulo Teixeira confirmou a sua fama de sortudo e “embolsou” um pen drive.

De modo geral, gostei muito do evento. Foi muito bem organizado, com palestras de temas atuais e com palestrantes bem capacitados. O único apelo é por uma palestra oficial de SEO nas próximas edições HEHE. Mas isto o pessoal da Arteccon já está planejando…. estou certo Adriana?

Parabéns a Arteccon pelo evento. E as fotos do evento estão no Flickr.

Um abraço a todos os leitores e até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

9 Comentários para “Visão Geral do 1˚ Encontro de TI – São Paulo”

  1. IgorVieira

    Olá Fábio,
    Muito obrigado pela sua excelente aula na oficina, pra quem não conhecia nada de SEO agora posso dizer que conheço um pouquinho…hehehhe
    Não perdi tempo, e já joguei meu blog pro ar utilizando todas as tecnicas mencionadas.

    Alguns dos plugins de WordPress, como o Nofollow Tag Cloud não funcionaram, e pela minha falta de conhecimento em como fazer Plugins para WordPress, resolvi alterar o código do sistema na mão.

    De qualquer maneira, parabéns pela oficina, e espero ter a oportunidade de ver outras!

    Responder
  2. Marcelo Gomes

    Fabio,

    Otima oportunidade para conhecer pessoalmente voce e o Frank.
    Sua oficina de SEO ajudou o nosso projeto, espero que alcance o sucesso para lhe mandar o cheque…

    Abraços

    Marcelo Gomes

    Responder
  3. Maujor

    Grande Fábio,
    Grato pelas referências que me enchem de orgulho, e mais importante, me passam a sensação de objetivo alcançado sempre que um leitor dos meus artigos e tutoriais dá um depoimento como o seu.
    Foi um prazer assistir parte da Oficina de SEO, em um intervalo que permitiu que eu me afastasse do meu local e virei seu fã para assuntos de SEO.
    Parabéns pela sua fala que foi clara, objetiva e principalmente muito útil. Você me motivou para uma reformulação total em meu site.
    Um grande abraço e meus votos de sucesso para você e sua empresa.

    Responder
  4. Flávio Raimundo

    Fábio
    Acho que o evento, por ser o primeiro, foi muito bom.
    Acho que os organizadores devem de uma próxima vez tentar levantar as espectativas do publico. Por exemplo, sua oficina foi muito comprometida pelo curtíssimo tempo que dispunha. Não deu tempo nem eu começar “uma briga”…. Sem falar na conexão de internet que caiu.
    O pouco que você falou e mostrou (quem sabe faz ao vivo), foi com muita propriedade. Pena não ter falado mais, pelo pouco tempo que dispunha.
    Para mim foi muito bom encontrar conhecidos, conhecer outros e a chave de ouro foi conhecer o mestre Mauricio “Maujor”. Ganhei meu dia!

    Abraço

    Flávio Raimundo
    flavio.seo@gmail.com

    Responder
  5. Tiago Celestino

    Bem legal esse encontro. Além de ampliar os conhecimentos, serve para encontrar muita gente bacana e que e influência bastante em nossos desenvolvimentos.

    Outra coisa interessante é sua evolução Ricotta.

    Te conheço há anos (2 anos se não me engano) e daqueles tutoriais bacanas que lia lá no MXStudio e hoje sendo umas das referência em SEO no Brasil, digo pra vc que evoluiu pra caramba viu man.

    Por sinal, ainda rola tutoriais sobre fw lá no MXStudio?

    Parabéns parceiro e sucesso pra nós. :P

    Responder
  6. Fábio Ricotta

    Grande Titi!

    Fico muito feliz de você notar isso cara… concordo contigo em tudo… eu acho que o SEO me chamou muito mais atenção que o Fireworks e eu tive a oportunidade de trabalhar com ele. Acho que este foi o ponto crucial.

    Rola alguns tutoriais lá sim… mas eu não escrevo mais.

    Um abração e sucesso!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>