Mestre TV Episódio 53 – O que é Onboard? Saiba como aplicar!

Olá, Leitores da Mestre! Tudo bem com vocês? No episódio de hoje da Mestre TV, nosso CEO, Fábio Ricotta, vai apresentar o que é Onboard, um processo muito importante aplicado em várias startups que pode significar o futuro do seu negócio. Assista!

O que é Onboard?

O Onboarding é muito mais simples do que você imagina. Podemos compará-lo com o ato de fazer compras no supermercado.  Quando você vai neste tipo de estabelecimento, você recebe orientações claras sobre o caminho que deve seguir para achar os produtos e pode se guiar através de placas que indicam o que é encontrado em cada corredor, correto?

O processo de Onboard é a mesma coisa! É o ato de mostrar ao seu cliente qual caminho ele deve seguir depois que comprar um produto ou serviço seu.

Hoje, a maioria das pessoas buscam rapidez e eficiência e não dispõem de tempo para descobrir o processo de uso ou consumo, por isso, é essencial que você consiga indicar para elas todo esse passo a passo.

Como funciona o processo de Onboard?

Quem trabalha com Marketing, muitas vezes, preocupa-se apenas em trazer o cliente, fazer a venda e depois o larga nas mãos do operacional. Contudo, tão importante quanto vender é conseguir reter essas pessoas. É exatamente nesse ponto que o Onboard pode beneficiar o seu negócio.
Para te ajudar, o Fábio preparou dicas de como ter um bom Onboard em qualquer segmento.

1º Passo: Mostrar o Mapa

Você precisa mostrar todo caminho para o cliente, melhorando a experiência de compra com a sua empresa. Assim que uma pessoa adquire o seu produto ou serviço, mostre para ela o que vai acontecer daquele ponto para frente. Construa um passo a passo para que cada cliente se sinta mais seguro durante todo o processo.

2º Passo: Montar o Cronograma

Quando o seu cliente contrata um serviço, além de mostrar todo o caminho é preciso datar o processo. Por exemplo, os cursos da Mestre Academy indicam o prazo que o aluno tem para visualizar o conteúdo, tempo de duração do curso e das aulas segmentadas, o que cada aula contém e assim por diante.
Medir os resultados e informar detalhadamente os prazos para o seu cliente também é uma vertente do cronograma. Na Mestre, nós montamos estimativas e apresentamos indicativos detalhados para os clientes: com o Serviço de SEO,sua empresa alcançará um tráfego de X pessoas em x meses, por exemplo.

3º Passo: Comunicação

O processo de relacionamento com sua empresa deve ser claro e objetivo. Se o cliente tiver alguma dúvida ou problema, a comunicação com você deve ser fácil e a resposta rápida, sanando qualquer eventualidade com sua empresa.

4º Passo: Fazer Onboard e Medir Resultados

Para medir a eficiência de sua empresa na experiência de compra você precisa organizar todo o processo de Onboard, estabelecer metas e medir resultados. Isso pode ser feito trimestralmente, semestralmente e anualmente.

Além disso, mostre o caminho e estabeleça os resultados para os clientes. No caso das compras on-line o resultado é quando chega na sua casa. Já em um curso on-line, o resultado é que em x aulas você obterá conhecimento e em x meses aplicando essa técnica você terá resultados.
Entendeu? Parece simples, mas só assim o seu cliente terá uma tangibilidade e segurança ao contratar um serviço ou adquirir o seu produto.

Como aplicar o Onboard

Você pode gravar um vídeo exemplificando o processo, enviar um e-mail comunicando ao cliente como proceder ou até mesmo criar um software, utilizando o Intercom.io, que organiza o seu processo e ainda apresenta estatísticas.

Antes de iniciar o pós-venda você deve aplicar todas as técnicas de Onboard para maximizar os seus resultados. O envio de um e-mail perguntando se o cliente tem dúvidas pode sanar um problema gigante e melhorar a retenção de clientes para o seu negócio.

Conte para nós, sua empresa realiza Pós-Vendas? Se sim, como é o processo? Se não, compartilhe o que você aprendeu com nosso vídeo.

Gostou da entrevista? Inscreva-se no Canal do Youtube e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>