Google+ lança suas Páginas. Agora vai?

Google+ agora tem suas Páginas

Olá, amigos da Agência Mestre!

Quem acompanha com afinco a comunidade de search soube que na última segunda-feira o Google se mexeu e anunciou, meses depois do lançamento e da “consolidação” de sua rede social Google+, o lançamento oficial das páginas para a plataforma. Chegou a hora das marcas entrarem para anunciar seus produtos, serviços e interagir com os usuários.

Demorou um pouco para a novidade chegar. Depois de muita especulação sobre como seria o visual, que características ela teria, a página do Google+ veio com uma aparência bem simples, semelhante aos já existentes perfis e com funcionalidades praticamente iguais. Por enquanto, nada de surpreendente.

Mas como estamos falando de Google, é possível sempre esperar alguma mudança. De cara, no lançamento oficial de sua obra, a empresa forçou os pedidos para os donos de marcas pararem de criar perfis para suas lojas e negócios e avisaram que estão trabalhando com afinco para melhorar as Google+ Pages.

Para criar a sua página, basta encontrar o ícone e o link no menu à direita da sua tela principal do Google+. Como no processo com as fan pages do Facebook, é preciso escolher bem a categoria de seu negócio, deixando-o no segmento correto.

Criação da Google+ Page

Após passar pelo preenchimento de algumas informações, encontrei uma série de problemas para acertar a imagem da página. Depois de uma disputa acirrada com as dimensões, segui adiante para concluir a criação. Na última etapa você pode usar seus círculos para divulgar a novidade.

Divulgar é sempre importante

O que temos a seguir é a página pronta, com as instruções semelhantes que temos à disposição quando criamos fan pages no Facebook. O Google já disponibiliza um link para criar um badge de sua rede social, permitindo que este seja acoplado ao seu site se juntando aos demais ícones conhecidos.

A Google+ Page da Agência Mestre está pronta!

Ligação Direta

O Google vai permitir que as suas páginas sejam facilmente encontradas nas buscas através do seu símbolo “+”. Em outras palavras, será possível encontrar marcas digitando seu nome após inserir o “+”. Assim, o usuário será direcionado automaticamente para rede social e para a página procurada.

Uma opção que pode ser ativada nas configurações é “seguir automaticamente”. Quando marcada, cada visita feita neste procedimento gera, também, o acréscimo da página a um círculo do perfil.

O curioso é que o Google diz levar em conta um algorítimo para fazer com que sua Page tenha acesso a este tipo de busca:

Ligação direta entre as SERPs e o Plus

Mas e aí? Agora vai?

A grande questão em torno da novidade é justamente onde o Google pode chegar com o lançamento das páginas. São 40 milhões de usuários do Google+ no mundo, valores extremamente insignificantes para a guerra das redes sociais (só no Brasil, o Facebook tem mais de 30 milhões). A novidade pode não surtir muito efeito.

Para as coisas “virarem” mesmo, o G+ precisa se popularizar, ganhar usuários e ter uma movimentação maior de usuários. Assim aumentam as chances das marcas terem visibilidade lá dentro.

Enquanto isso não acontece, fico com o palpite de que as coisas não vão mudar muito e o Google+ seguirá bem à sombra do “concorrente” Facebook.

Não podemos, no entanto, menosprezar a capacidade Google de criar coisas interessantes. O Hangout foi um baita golaço, assim como outras features. O poder de ser o maior buscador do mundo, podendo facilitar o posicionamento das Pages, também pode jogar a favor.

Em breve veremos, certamente, mais funcionalidades para customizar as Google+ Pages. O visual ainda está bem cru e bem semelhante ao perfil. Mudanças na imagem, nas fotos, possível landing page (como as welcome tabs no Facebook) e outras coisas devem pintar por aí.

E você, o que acha da novidade? Acredita (e usa) o Google+?

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

15 Comentários para “Google+ lança suas Páginas. Agora vai?”

  1. Thais Godinho

    Já estou usando para a empresa onde eu trabalho, mas há MUITOS bugs. Sempre dá algum erro ao adicionar pessoas aos círculos ou ao editar alguma informação. Não sei se é problema do navegador (Chrome), mas não deveria. De qualquer forma, quando esses bugs forem consertados será mais diferente da fanpage no Facebook – círculos e hangouts definem. Não vejo a hora de conferir o que outras empresas farão.

    Responder
  2. Patrícia Vasques

    Olá Ique

    Eu gostei da novidade e já criei minha página também.
    Acredito sim no Google+, acho que irá crescer bastante na internet. Mesmo com o Facebook ainda liderando se divulgarmos e participarmos da rede acho que ela pode crescer.
    Para mim o problema está no layout, acho muito sem graça, acho que talvez isto não esteja atraindo muito o pessoal. Mas como é uma rede nova muitas melhorias ainda virão.

    Abraço

    Responder
  3. Antonio

    Cara ta muito identico ao Facebook muito parecido mesmo mais de qualquer jeito ta muito show! é essencial para aqueles que nao quer ta com várias janelas no navegador aberto pois o Google+ esta integrando o Facebook e o Twitter ta muito legal pois eu acesso meu Facebook e meu Twitter direto do Google+, e a respeito de bug acredito que isso seja questão de tempo mais nao sei se seja questão de navegador tambem

    Responder
  4. Marcos Ribeiro

    Tem como compartilhar a Página com outros administradores, como acontece com a fanpage do Facebook?

    Responder
    • Ique Muniz

      Não tem não… tem vários problemas relacionados a isso que ainda não foram ajustados, Marcos. Dá pra colocar muito defeito aí num próximo artigo

      Responder
  5. Raphael Figa

    Valeu Ique, por avisar em primeira mão.

    Uma coisa que gosto muito das redes sociais, é o espaço para personalização, fazer daquele espaço comum a personalização em massa. E quando um recurso como este cai nas mãos de empresas, e com o auxílio de designers podemos fazer grandes transformações, assim foram com as fanpages do Facebook..
    Mas há quem alegue que hospedar milhões de arquivos JPEG ocupem espaço e tal, mas estamos falando do Google, tem por trás dele centenas de milhares de servidores, mas se esse tipo de personalização não está no CORE Business do produto não muito o nós meros mortais possamos fazer, na verdade há sim continuar usando e fazendo crescer o império do Facebook.

    Agora pode ser distração minha, mas não localizei um espaço onde consigo ter uma url amigavel da marca da página recem criada, mesmo que seja igual ao Facebook, a partir de 25 fãs.

    plus.google.com/marca

    Alguém já sabe onde criamos isso?

    Responder
    • Ique Muniz

      Ainda não achei essa parte de customização de URL também, Raphael. O jeito é esperar pra ver se o Google vai dar essa alternativa pro usuário (com certeza dará, em breve)

      Responder
  6. Arthur Amaral

    Também já criei uma pro meu site! O futuro do Google+ é bem incerto, mas não devemos jogar fora a chance de termos mais um canal do nosso site das SERPs.
    Abraços!

    Responder
  7. Kongming

    Eu criei uma conta, mas nunca mais mexi, se calhar tou a perder uma boa oportunidade. Quem sabe no futuro possa ser uma boa fonte de divulgação, mas ainda tem um longo caminho a percorrer.

    Responder
  8. Bel

    Cara! virei fã! não entro mais no facebook acho muito enjoativo, e quanto os bugs das páginas com certeza eles irão concertar, acho que o facebook tem que se cuidar porque o google+ vai imcomodar muito o face.

    Responder
  9. João Carlos

    Então… Eu cheguei a utilizar e criar algumas pages para testes, eu trabalho com social media e vejo um grande futuro nas páginas do Google + ! Mas num futuro próximo, pois ainda precisamos de muitas mudanças e aperfeiçoamentos por lá ainda.

    O que acho realmente é que o Google Plus está a frente do seu tempo, e apesar do design ainda básico, as funcionalidades e capacidades da rede estão muito além das outras. Façam seus testes em cada setor e comparem, eles sempre vencem em funcionalidade!

    Sem mais… Agradeço a ótima postagem!
    Até +

    Responder
  10. Bruno Nardini

    Eu criei um perfil em vez de criar uma página, até mesmo para usar o rel=author no site. Vocês acham que devo criar uma página também?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>