Google Index: Mitos e Verdades

Ola leitores da Agência Mestre! Hoje vou tratar um assunto curioso e que, pelo visto, ainda não se tem uma certeza do padrão de resposta do google: como indexar rápido nas páginas de resposta (SERPs) do google.

Recentemente, um blog de fora do Brasil fez um teste sobre o que eles chamaram de mitos do google: Busting Google indexation myths.

Eles testaram o seguinte:

  • O Google indexa um site se você adicionar o código do Google Analytics.
  • O Google indexa um site se você adicionar um AdWords.
  • O Google indexa um site se você adicionar um AdSense.
  • O Google indexa páginas que só podem ser atingidas por links com nofollow.
  • O Google indexa páginas bloqueadas no robots.txt.

Exceto pelo último item, sinalizado como “plausível”, todo o resto foi tachado como mito.

Neste último item, a equipe de teste mostrou que em uma busca do tipo “site:www.domain.com” o google indexou uma página bloqueada no robots.txt. Acho que isso é uma falha grave.

Quanto ao google analytics e adsense, a minha experiência diz o contrário: o uso desses itens agiliza a indexação por parte do google. Quanto ao nofollow, eu pelo menos já não tinha dúvidas, fica aí mais uma confirmação de que nofollow é nofollow. Quanto ao AdWords, bem, nunca trabalhei com AdWords. =)

Uma coisa é certa, para indexação realmente rápida de um blog, faça um direto no google(blogger ou blogspot). Neste fim de semana eu coloquei o meu blog no ar:
Blog Dicas
e sem ads ou google analytics ele foi indexado poucos minutos depois de estar no ar.

É isso aí. Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

24 Comentários para “Google Index: Mitos e Verdades”

  1. Fábio Ricotta

    E aí Frank! Excelente post cara!

    Sobre o seu blog ser indexado, o ponto não é o Adsense mas sim o sistema de ping que os blogs possuem. Assim que vc posta algo, o seu blog pinga vários servidores avisando do novo conteúdo. Assim os blogs têm o conteúdo indexado mais rápido do que várias páginas “soltas”.

    Responder
  2. Luciano

    Para indexar um site no Google ou em qualquer ou buscador é muito simples. Faça um site descente.

    Responder
  3. Micox

    Ué, cabou?
    Ficou meio confuso e pequeno.
    Rolava pelo menos de dizer a que conclusões os caras do wiep chegaram.
    Vou ter que ir lá ver e forçar meu inglês hehe.

    Valeus, té mais. :)

    Responder
  4. Marcos

    Pois é Frank, tudo isso não passa de mitos. Pra mim funciona da forma mais simples. Entrar no buscador e indicar o site. Sempre funcionou.

    Responder
  5. Frank Marcel

    E ae Fábio! Você tem razão. Adoro o sistema de ping! =D

    É Luciano. Ter um site descente faz parte do caminho…

    Milcox, não entendi a sua dúvida. No post acho que ficou claro em “Exceto pelo último item, sinalizado como “plausível”, todo o resto foi tachado como mito”, quais as conclusões do wiep. Os 4 primeiros itens listados foram dados como mitos, ou seja, falsos; e o último, sobre o robots.txt, contestável para o que eles queriam provar (google não indexa páginas bloqueadas pelo robots.txt)

    E ae Marcos! Boa dica essa também!

    Obrigado a todos pela visita! =)

    Responder
  6. Alisson

    Acrdito que uma série de questões são relevantes. Contudo ter um site limpo e objetivo é essencial. Além do fato do seu endereço estar tb em outros sites já inclusos isso tb ajuda

    —————-
    wwww.tiemfoco.com

    Responder
  7. Frank Marcel

    Olá João! Obrigado pela visita! Eu achei essa caça de mitos do google bem legal também. O google ainda tem muitas coisas confusas e que geram dúvidas e discussões de SEO.

    Obrigado a todos pelas visitas e backlinks!

    Abraço.

    Responder
  8. Web Designer Demétrios

    Uma dúvida interessante:
    Já aconteceu 2 vezes comigo de criar uma página nova, coloca-la no sitemap, social feeds, rss do site, etc… Daí em questão de 5 dias a página já aparece no google em uma boa posição, exemplo 4º lugar, porém ainda não parecia nada em cache do google, depois de 8 dias mais ou menos o google inclui o cache desta página e ela perde 3 a 4 posições e depois de 10 dias ela simplesmente some dos resultados, não aparece nem na 1ª páginas, nem 2 3 4 5 6 7 8 10 página……porém ao verificar “site:www.nomedosite.com.br” ela está lá indexada. O esquisito é que não é uma página duplicada, foi uma página de minha autoria e não utilizei nenhum black hat.
    Você sabe me dizer porque isto pode ter ocorrido? Será que devo esperar mais alguns dias para o google passar novamente e classificar melhor a página? Ela fica em alguma lista de “páginas em avaliação”?

    Responder
  9. AleGigante

    Frank , parabéns pelo post , direto, objetivo e claro. Gostaria que acrescentar que na minha experiência com SEO usar meta tags keywords e description ajudam na indexação dos buscadores. Especificamente no caso do Google, submeter um sitemap.xml usando as ferramentas para webmaster do próprio site também deu certo e recomendo. Trabalho com o adwords há 5 anos e te garanto que ele não tem nada a ver com a indexação nem com as posições do site na busca orgânica. Um abraço.

    Responder
    • Frank Marcel

      Bom, o Google já declarou que meta description e meta keywords não fazem parte do algoritmo de classificação de sites e, de acordo com testes de outros SEOs, não faz mesmo.

      Sitemap.xml ajuda mesmo, sem dúvidas.

      Sobre o AdWords, já vi em alguns clientes algumas coisas bem curiosas acontecendo, enfim.

      Obrigado pelo comment!

      Responder
  10. mazinha

    Realmente a google indexar muito mais rapido os blogs do blogger, aconteceu comigo, muito demorado indexar sites de outra plataforma!
    :D

    Responder
  11. silvio

    eu também já fiz vários testes e pelo que entendi parece que tem erros no programa ou são varios usados
    em vários sites depois de colocar analitcs indexou muito rápido blogger também adsense nem se fala
    só que em outros (poucos ) nem usando de todos os recursos. acabou demorando muito inclusive com blogger
    nofollow é outra balela é para não ser punido tenho centenas de links indexados
    txt nem se fala até noindex o google ignora
    tudo é confuso quando se trata de google por esses dias fiz 2 sites ao mesmo tempo usando subdominio só pra testar e guardar o nome os 2 iguais sem nada além de um adsense tirado de outro site e as metas sem css html 1 foi em 40 minutos no outro já tem 43 dias

    Responder
  12. Fernando

    Olá, li em algum outro artigo que falava que o adsense ajudava na indexação.
    Bom, fiz o teste e comprovei mesmo o mito, até agora o google não indexou.

    Responder
  13. Leandro

    Uma coisa interessante que percebi: Ao publicar um artigo no meu blog, o mesmo não aparece na mesma hora, nem no mesmo dia, demora cerca de dois dias para aparecer nos resultados de busca. Eu já muitos sites que blogs nos resultados de pesquisa que publicam dai aparece. Há cerca de 3 horas, Há cerca de 12 horas, e assim por diante, ou seja já aparece nos resultados de pesquisa quase que de imediato. Fica minha dúvida

    Responder
  14. Adriano

    Estou tendo um problema e queria saber se alguem pode me ajudar, eu faço um post, e o google indexa na pagina sem o nome do post, apenas o nome do site, mas indicando o link da pagina. Por favor alguem pode me ajudar? como resolver este problema para que nas pesquisas apareça o nome do post ao inves do titulo do site. respodam por email se preciso

    Responder
    • Frank Marcel

      A sua melhor alternativa é fazer títulos diferentes para cada uma das páginas e garantir que o site esteja exibindo o título dessas páginas.

      Responder
  15. Bruno

    Para ter boa posição no google, primeiramente é ter paciencia pra otimizar, e depois marketing de links, dofollow !!!

    Responder
  16. Pablo Fabiano

    Olá, Frank Marcel, tenho um blogspot e as postagens do blog não estão sendo indexada pelo Google, e quando é indexada ela demora horas para aparecer no Google. Antes ele indexava rápido mais agora não! Coloquei o sitemaps no webmasters, mais blog continua a mesma! Poderia me explicar isso!

    Responder
  17. jardes farias

    ola Frank Marcel
    gostaria que você me ajudasse, tenho um blog e varios dias tenta fazer o google indexar ele, mais nunca deu certo qual seria o problema?
    de ja agradeço

    Responder
  18. Wellington Gois

    O que ajuda bastante a indexação pelo Google, é voce indexar primeiramente no Alexa.Com, pois este site é monitorado em intervalos bem pequenos pelo Google. Então fica essa dica, primeiro indexa o seu dominio no Alexa.Com

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>