Escaneabilidade: O Que Isso Tem A Ver Com Seu Marketing De Conteúdo?

Escaneabilidade: como usar em seu marketing de conteúdo

Você já ouviu falar sobre o termo escaneabilidade? Ele é bem usado e conhecido por webwritters, redatores e jornalistas em geral e, como o nome já supõe, se trata do ato de escanear algo, que no caso, é o texto. Ok, mas o que é isso e o que tem a ver com seu marketing de conteúdo? Bom, tudo, na verdade.

Hoje em dia, na hora de buscar por alguma informação, as pessoas entram em um site e dão uma olhada por cima para ver se encontram algo interessante, mas se elas se deparam com um texto muito grande, sem palavras destacadas, de leitura difícil ou sem imagens, é bem provável a possibilidade delas fecharem a aba e procurarem essa informação em outro lugar. E a escaneabilidade é bem isso, é essa primeira olhada que o usuário dá em seu texto ou post na internet.

Então, se você quer prender a atenção do seu leitor logo de cara e garantir uma boa experiência de navegação para o seu usuário, é bom conhecer esse termo e saber como deixar seu conteúdo agradável à primeira vista.

Texto corrido cansa

Cá entre nós: quem é que gosta de passar o dia lendo textos longos e corridos? Por mais que eles contenham informações importantes, isso acaba perdendo relevância a partir do momento em que todas a palavras estão juntas em um único bloco.

Separe seu texto com subtítulos, parágrafos e citações. Dessa maneira, o seu leitor vai entender melhor do que se trata assim que abrir a página, e ao ver os principais tópicos, irá se interessar em se aprofundar no assunto e ler todo o conteúdo disponível. Essa medida também fideliza o usuário, pois ele vai saber que no seu site, blog ou rede social ele vai encontrar a informação que precisa explicada de uma maneira objetiva e simples.

As imagens são ferramentas poderosas!

Estamos na era da informação rápida, onde as pessoas usam imagens tanto para se comunicarem quanto para passarem uma ideia. Elas fazem parte do nosso dia a dia, principalmente pelo fato de todo mundo possuir câmera e Internet em seus celulares, podendo assim tirar fotos de qualquer coisa e enviá-las para seus contatos com apenas um clique. Com isso, redes sociais como o Pinterest e o Instagram são ativamente usados e crescem a cada ano, dando cada vez mais visibilidade para pessoas e empresas e gerando muito dinheiro.

No caso do marketing de conteúdo, as imagens se tornam aliadas importantes para prender a atenção do usuário, isso pelo seu impacto visual e também por dar um certo descanso ao olhar sem deixar de passar informação. Nessa categoria, você pode incluir fotos, infográficos, ilustrações, gifs e até mesmo vídeos!

Usando o conteúdo visual ao seu favor

Se você é do tipo de pessoa que só se convence com dados, aqui vão alguns bem interessantes encontrados no Hubspot:

  • Tweets com imagens recebem 150% mais retweets.
tweets-com-imagens
  • Fotos e imagens são as táticas mais importantes na otimização de posts de redes sociais.
Social-Optimization-Tactics
  • Você sabia que, em média, 87% do conteúdo compartilhado do Facebook contém fotos?
posts-shared-facebook
  • No último ano, 39% dos compradores B2B afirmaram que compartilham infográficos nas redes sociais com frequência.
  • 55% dos usuários gastam menos de 15 segundos lendo conteúdos em uma página.
  • Conteúdo visual te ajuda a ter um engajamento maior, sabia? Tem um infográfico bem completo sobre isso aqui.

Para mais estatísticas, dê uma olhadinha nesse post.

O negrito está aí para ser usado

Pode parecer simples, mas palavras-chave em negrito ou itálico atraem o olhar do leitor e o faz entender exatamente quais são os principais pontos do texto. Esse recurso também permite que o usuário tenham uma compreensão mais rápida do seu texto e vá diretamente na informação que ele busca, isso sem precisar recorrer a outro conteúdo na Internet.

Crie listas

Além das listas serem confortáveis de ler, elas passam uma ideia de textos mais curtos para o leitor, além de aguçar a curiosidade e o fazer querer saber qual será o próximo tópico. Você pode, inclusive, passar a ideia de listas no próprio título com chamadas do tipo “5 maneiras de escrever um texto”, “8 dicas para começar um e-commerce”. O leitor terá uma curiosidade maior em, pelo menos, saber quais tópicos são esses, aumentando a escaneabilidade de seu texto.

Tenha um conteúdo bom

Não adianta seguir todas essas dicas e não ter um conteúdo bom. Estamos em uma época onde dificilmente alguma coisa se torna novidade para alguém, então, é preciso que você entretenha o seu leitor com informações qualitativas e linguagem clara, tornando o texto gostoso e divertido de ser lido, mesmo se tratando de um assunto técnico.

Faça uma boa pesquisa, junte dados interessantes, insira boas imagens, destaque as palavras e frases principais e, pronto, o seu texto terá uma boa escaneabilidade, seus usuários terão uma experiência de navegação melhor e você irá atrair a atenção de mais leitores logo de cara!

Gostaram do post? Deixe seu comentário aqui embaixo com suas dúvidas ou sugestões!

 

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>