Como Encontrar Concorrentes e seus Backlinks

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas – Sun Tzu – A Arte da Guerra.

Olá leitores da Agência Mestre! Hoje eu venho apresentar para vocês 2 ferramentas oferecidas gratuitamente e que nos dão valiosas informações no processo de otimização de sites: A busca de concorrentes e uma análise de Backlinks.

Após ter feito sua keyword research e ter a análise detalhada de quais keywords serão seus alvos, agora é a hora de você conhecer seus concorrentes: contra quem você vai brigar pelas posições nessas keywords.

E por que é importante conhecer os concorrentes? Por diversos motivos, entre eles: saber para qual keywords e longtails eles estão rankeando, a estrutura das url, ver quais as técnicas de SEO são usadas, enfim, o que eles estão fazendo que está dando certo e que você ainda não faz.

Neste artigo, vou ilustrar 2 processos: Encontrar os concorrentes (via Google Trends); e Encontrar backlinks (via Ferramenta Backlink Watch).

Encontre os Concorrentes no Google Trends

Claro, basta ir ao Google e realizar uma busca na palavra que você quer a primeira posição para descobrir concorrentes, mas o Google Trends fornece outras valiosas informações:

  • Quais sites os usuários costumam frequentar
  • As regiões de maior busca
  • Quais keywords fizeram o site ser encontrado

google trends

Coloque a url do seu site ou o que você deseja pesquisar e clique em “Search Trends”. Veja que você pode escolher a região e em qual período de tempo você quer fazer sua pesquisa (últimos 30 dias, 2009, agosto de 2009, etc.).

google trends mestre SEO

Na coluna “Regions”, você pode ver de onde vem o principal fluxo de tráfego do site, nesse caso é o Brasil, seguido de Portugal. Filtrando somente pelo Brasil, veremos que São Paulo é de onde acontecem a maior parte das visitas.

Já em “Also visisted,” vem a informação mais importante: nesta lista estão os sites relacionados que o usuário também costuma visitar – a concorrência. Anote todos.

Na última coluna (Also searched for) estão as keywords pelas quais as pessoas chegaram ao site. Anote-as todas, também, e verifique quais são interessantes para você. Consulte no Google o seu posicionamento para descobrir sua situação em cada palavra-chave.

Resumindo o Google Trends: ele é útil para descobrir concorrentes, saber por quais keywords eles rankeiam e até a região de origem de visitas, que também é uma informação interessante.

Outra facilidade é fazer uma pesquisa com até 5 sites diferentes ao mesmo tempo, assim você analisa diversos sites de uma vez.

E com concorrentes e keywords identificados, é hora de descobrir quais sites estão linkando pra ele. Sabendo quais estão, você sabe onde seu site pode procurar apoio, e também ser linkado.

BackLink Watch – Análise de Backlinks

Uma ferramenta interessante para descobrir backlinks de sites é o Backlink Watch:

backlinkwatch

A ferramenta lista todas as páginas com links para as páginas do domínio consultado. Com essa lista de links, basta investigá-los e descobrir como ganhar links das mesmas fontes para, no mínimo, empatar a quantidade de backlinks.

Na própria Backlink Watch já é possível ver texto âncora do link e o uso de nofollow no link, entre outras informações.

Essas duas ferramentas disponibilizam diversas informações essenciais: concorrentes, keywords, regiões de maior tráfego e backlinks. Com isso em mãos você consegue traçar um plano de ação para superar o seu concorrente.

Mas não pára aí, essa análise deve ser feita periodicamente para estar sempre em dia com as ações dos concorrentes. Dessa maneira, você vai poder antecipar algumas ações e mudar de abordagem se necessário.

Bom proveito e Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

9 Comentários para “Como Encontrar Concorrentes e seus Backlinks”

  1. Fernando Carvalho

    Âmbas ferramentas bem interessantes. Fiz vários testes e os resultados foram bastante precisos. Legal inclusive para saber se o nosso próprio web recebe de fato um backlink ou não.

    Ainda melhor quando entendemos alguns valores explíticos em flag por exemplo.

    Obrigado por compartilhar.

    Responder
  2. J Guimaraes

    Usei o Backlink Watch agora há pouco e me surpreendi com o resultado.

    Além de mostrar a quantidade de links, mostra a ERL dos links também.

    É massa! Aparecem até os comentários que a gente faz noutros sites. Como este aqui, agora.

    Todinho nota dez!

    Valeu.

    Responder
  3. Moises Oliveira

    Eu utilizo o Backlink Watch e estou satisfeito com seu desempenho pois atraves das informações obtidas por sta ferramenta eu posso analizar meus concorrentes.

    Responder
  4. Rafael Dering

    Gostei da dica, ainda não conhecia esse site.
    Mesmo assim ainda prefiro utilizar o semrush, sem dúvida muito mais profissional.

    Abraços.

    Responder
  5. GUILHERME P

    NOTA 10 CONSEGUI ME ORIENTAR MELHOR E BATER DE FRENTE OTIMA QUALIDADE PARABENS

    Responder
  6. Danilo Lemos

    Olá , você poderia me ajudar?
    estou com um problema relacionado aos backlinks, postei alguns backlinks em forums porém não sei por qual motivo, eu utilizei está ferramenta e o google webmasters consto que eu não tenho nenhum, só que na verdade eu tenho muitos back links entrei em diversos forums para criação … obrigado pela sua atenção !

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>