Aumente suas Visitas Retirando as Datas dos Posts

Aumente suas visitas sem as datas

Olá leitores,

Meu nome é Ubiratan Cunha e trabalho como designer aqui na Agência Mestre. Hoje vou compartilhar algumas dicas sobre o uso de datas em posts e como isso afeta suas visitas.

Se você possui um site em WordPress, também ensinarei como retirar datas de artigos e comentários.

Impacto das datas na sua visitação

Após realizar uma pesquisa no Google por um determinado termo ou frase, o usuário busca nos resultados pelos posts mais atuais e relevantes. Nessa hora, bons conteúdos, que possuem datas mais antigas, podem ser deixados de lado por passarem a sensação de que estão datados ou desatualizados.

A experiência tem nos mostrado que a simples ação de retirar as datas das suas publicações afeta diretamente as visitas, principalmente em posts mais velhos. Sendo assim, ensinarei como você pode fazer isso no seu site em WordPress.

Vale destacar que caso o Google não encontre uma data em seu post, ele utilizará a data dos comentários. Portanto, teremos que retirar as datas dos comentários também.

Retirar datas de posts

Antes de iniciar, vale lembrar que nem todos os temas de WordPress são construídos da mesma maneira e, portanto, podem haver diferenças na hora de localizar as funções que mostrarei. Se encontrar dificuldades, faça uma pesquisa no diretório de seu tema a fim de localizar os arquivos que contém a função responsável por imprimir as datas.

Geralmente, os arquivos que vamos precisar modificar são:

  • index.php (geralmente a homepage)
  • category.php (categorias)
  • archives.php (arquivos)
  • author.php (página de autor)
  • search.php (página de pesquisa)

Você pode encontrá-los acessando a raiz de instalação do site e fazendo o seguinte caminho:

wp-content > themes > seu-tema

Se não encontrar algum dos arquivos listados acima, não se preocupe, pois com excessão do index.php, os demais são opcionais e podem não ser utilizados no tema.

A começar pela index.php, procure e remova a seguinte função: <?php the_time(“d M Y”); ?>, responsável por exibir a data da publicação. Para quem tem alguma intimidade com WordPress, ela costuma estar dentro do Loop. Confira a imagem abaixo:

Como remover a data do post

Faça o mesmo com os demais arquivos e você terá removido as datas dos posts!

Removendo as datas dos comentários

Se seu tema foi criado antes do WordPress 2.7, essa ação será mais fácil, pois basta remover a seguinte função do arquivo comments.php:

<?php comment_date(); ?>

Remover a data de comentário

A partir da versão 2.7 do WordPress foi introduzida uma nova função chamada wp_list_comments(). Ela gera automaticamente todas as informações relacionadas aos comentários, tais como: autor, avatar, data e muito mais. Se por um lado este novo recurso facilitou a vida de quem trabalha com WordPress, por outro dificultou um pouco mais a customização dessas informações.

Felizmente, essa nova função aceita o que chamamos de “callback function”. Que nada mais é que uma função que sobre-escreve a exibição padrão fornecida pela wp_list_comments. Pode parecer confuso, mas não é. Vamos aprender como utilizar este recurso.

Primeiramente, abra seu arquivo comments.php, procure a função wp_list_comments e passe o seguinte parâmetro:

Remoção do WP List Comments

Abra o arquivo functions.php e vamos criar essa função (a callback function) que está sendo chamada pela wp_list_comments. Para isso, basta colar o seguinte bloco de código (modelo de callback fornecido pelo Codex do WordPress):

function mytheme_comment($comment, $args, $depth) {
$GLOBALS['comment'] = $comment; ?>
<li <?php comment_class(); ?> id="li-comment-<?php comment_ID() ?>">
<div id="comment-<?php comment_ID(); ?>">
<div>
<?php echo get_avatar($comment,$size='48',$default='<path_to_url>' ); ?>

<?php printf(__('<cite>%s</cite> <span>says:</span>'), get_comment_author_link()) ?>
</div>
<?php if ($comment->comment_approved == '0') : ?>
<em><?php _e('Your comment is awaiting moderation.') ?></em>
<br />
<?php endif; ?>

<div><a href="<?php echo htmlspecialchars( get_comment_link( $comment->comment_ID ) )
 ?>"><?php printf(__('%1$s at %2$s'), 
get_comment_date(),  get_comment_time()) ?></a><?php edit_comment_link(__('(Edit)'),'  ','') ?></div>

<?php comment_text() ?>

<div>
<?php comment_reply_link(array_merge( $args, array('depth' => $depth, 'max_depth' => $args['max_depth']))) ?>
</div>
</div>
<?php
}

Importante: O nome da função tem que ser o mesmo inserido na wp_list_comments.

Esta função está agora sendo responsável por toda a exibição dos comentários. Basta procurar dentro dela pela seguinte linha de código e removê-la:

Crie callback function no arquivo functions.php

Pronto! A data de comentário terá sido removida. Lembre-se entretanto, que como modificamos o processo de criação dos comentários, pode ser que algum elemento do seu CSS tenha perdido a referência. Faça os ajustes necssários para que o layout não pareça “quebrado” para o visitante.

Conclusão

Agora, é aguardar o bot do Google visitar seu site e atualizá-lo no índice. Com isso feito, acompanhe pelo Analytics o impacto desta mudança e veja se surtiu os efeitos desejados.

Espero que tenham gostado da dica! Deixem suas dúvidas e impressões nos comentários que terei o maior prazer em responder. Um grande abraço e até a próxima!

Crédito da imagem: http://www.flickr.com/photos/dafnecholet/

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

79 Comentários para “Aumente suas Visitas Retirando as Datas dos Posts”

  1. Jônatas Vieira

    Olá, posso estar errado, mas acredito que se você tirar a data do POST somente das páginas “index.php”, “category.php” e “search.php” o efeito será o mesmo.

    :) Abs

    Responder
    • Cláudio

      Concordo plenamente com o Ingo.

      É extremamente frustrante encontrar uma informação e não saber se ela está atualizada ou não, qual a sequência dos eventos, ou se existe algo ainda a acontecer.

      Responder
    • Fábio Ricotta

      Olá Ingo,

      Na verdade esta estratégia não infringe nenhuma das diretrizes para webmasters. Desta forma não tem como considerá-la black hat.

      É importante ressaltar que removendo a data o Google não lhe dará um melhor posicionamento, mas sim os usuários estão clicando naquele resultado com mais vontade.

      Teste e veja o que acontece.

      Responder
      • Carlos Ribeiro

        Não tenho tanta certeza quanto a isso.

        É muito complicado tentar entender a vontade do usuário. E quanto às outras métricas, tais como tempo de permanência na página e taxa de rejeição? Particularmente, dependendo do conteúdo, se vejo uma postagem sem data retorno ao Google.

        A data permite uma contextualização. Se o conteúdo não depende desta contextualização, então não vejo problemas.

        Responder
        • Ronald

          Concordo também, odeio postagens sem data, e particularmente fujo delas … se uma postagem antiga é desanimadora, uma sem data é quase irrelevante para mim.

          Responder
        • Thais

          Concordo totalmente. Eu deixo de visitar blogs cujas postagens não tenham datas. Ter a data ali com um conteúdo atualizado é o maior indicativo de que o blog é relevante, pois tem atualizações constantes. Mudar todo um esquema com base em o que uma minoria possa pensar em relação a conteúdo antigo é esquisito! Existem outros meios de levar o usuário a buscar fontes mais atualizadas, se for o caso (plugin de posts relacionados, por exemplo).

          Responder
      • tony kaique

        “É importante ressaltar que removendo a data o Google não lhe dará um melhor posicionamento, mas sim os usuários estão clicando naquele resultado com mais vontade.”

        Na minha opinião, isso acontece para postagens antigas, é desanimador clicar em uma postagem datada de 2008, logo, seria melhor que não tivesse data mesmo. Porém, quando tratamos de “conteúdo fresco”, acredito que mostrar a data até ajude a aumentar os cliques.

        Responder
      • Milton

        Alguma dúvida que o Ricotinha sabe tudo? Valeu!!! vou fazer uma super força para poder participar do seu próximo curso ao vivo! vai ser uma honra conhecer o Mestre SEO

        Responder
  2. Waldemir

    Olá Ubiratan Cunha, interessante o seu post.
    Só que ao fazer isso essa arte manha, talvez o usuário que até encontre o seu post, mas dependendo qual a necessidade dele o seu post não estaria obsoleto? Todos os dias tem algo novo na web, uma nova atualização, um novo software ou até mesmo um novo tutorial..
    Na web as informações não param, não temos tempo de ficarmos parados.

    Agradeço pelo post.

    Responder
  3. Guga Alves

    Acho que tal técnica depende muito do segmento que se trabalha.
    Se seu conteúdo é atemporal, não ficará desatualizado com o tempo, vale a pena fazer isso. Já se você tem um site de tecnologia e dá dicas pontuais para uma versão de sistema ou realidade tual de um nicho de trabalho e tal assunto sofre muitas modificações com o passar do tempo, já não é tão válido pois induzirá os visitantes a testar técnicas que já caíram e desuso.
    Gostei do post, é um assunto interessante para ser debatido :)

    Responder
    • Ubiratan Cunha

      Oi Guga,

      Concordo com você que ao se aplicar essa dica é importante avaliar se seu segmento possui informações que perduram com o tempo. Se este for o caso, com certeza ajudará os posts a continuarem recebendo visitas!

      Responder
  4. Lucas Sandoval

    Interessante, mas eu como usuário gosto de saber a data da publicação do conteúdo.

    Responder
  5. Nilson

    Acho que a data te mantém atualizado quanto ao período do post. Num período obsoleto, você consegue calcular o tempo em que não posta mais nada e/ou recebe nenhum comentário.

    Responder
  6. Douglas Simão

    Olá, Ubiratan,

    Boa dica. Contudo, gostaria de acrescentar que, utilizando este método, o texto que será postado deve estar muito bem escrito e rico em detalhes. Se você, por exemplo, apresenta dados de uma pesquisa sem referenciar quando ela foi feita e em que universo pode ser bem prejudicial. Afinal, imagina um post lançado em 2012, com dados de uma pesquisa realizada com censo em 2009?

    Responder
    • Ubiratan Cunha

      Opa Douglas,

      Concordo totalmente contigo. Nem toda dica funciona em todos os casos e por isso é sempre importante ter essa reflexão e avaliar se para o seu site isso será ou não benéfico!

      Valeu pelos comentários.

      Responder
  7. Jonathan Prieto

    Sim, mas nem todo conteúdo antigo é obsoleto. Ótimo conteúdo perdura… é inerente ao tempo… será sempre útil. Claro que a data te ajuda a se situar, mas quantas e quantas vezes não deixamos de visualizar algo porque é antigo? Isso força o usuário a pesquisar um pouquinho mais… todos aprendemos com isso…

    Responder
  8. Nilson

    De qualquer maneira, se o post for sequêncial, o usuário terá que ficar buscando (se não souber a data ou o título do mesmo).

    Responder
  9. Rogerio

    Bom dia, tenho uma dúvida com relação a essa alteração. Por que a data daqui do site não foi removida para conseguir essa otimização?

    Responder
    • Ubiratan Cunha

      Olá Rogério,

      Como explicado nos comentários anteriores, essa não é uma regra, e sim uma possibilidade que deve ser avaliada em cada caso.

      Responder
  10. Fábio Santos

    Concordo que não é uma tática que vai servir para qualquer blog ou conteúdo. Textos noticiosos, por exemplo, precisam se localizar no tempo. Acho também que é importante para o usuário saber quando a informação foi publicada. E outra. Se eu quiser encontrar o conteúdo justamente pela data de publicação, como fica?

    Abraço!

    Responder
  11. Joubert Barbosa

    A dica é boa, mas no cômpito, não acho interessante. Nesse caso estaríamos priorizando os motores de busca e não os usuário. Agora, como a galera comentou antes, talvez alguns segmentos de mercado permita isso.

    Abraço.

    Responder
  12. Dermeval

    A minha dúvida é a seguinte: não pode acontecer o contrário também.

    Um postagem recente do meu blog, por não possuir data o Google resolver colocar depois de uma postagem mais antiga de outro blog que tenha a data de referência?

    Responder
    • Ubiratan Cunha

      Dermeval,

      Conforme comentado pelo próprio Fábio acima, a retirada da data do post não conta como um fator de ranqueamento, e portanto, não será isso que vai modificar seu posicionamento em relação ao conteúdo publicado pelos concorrentes.

      Responder
  13. André Luiz

    Acho a dica interessante do ponto de vista técnico mas sou totalmente contra sua aplicação. Como é uma implementação totalmente baseada no processo de indexação (e no snippet da SERP) e que contraria o comportamento “natural” dos usuários (procurar material mais atual), acho que cai no campo de grey hat e chega perto do black hat.

    Conceitualmente e na minha humilde opinião, pelo menos.

    Além disso, mesmo nos segmentos de mercado em que a atualização do conteúdo possa não ser tão importante, como já foi citado acima, acho que a prerrogativa de desconsiderar a data como um fator relevante deve ser do usuário.

    Abraço a todos,

    Responder
  14. Jeferson

    Quando li o post pensei a mesma coisa que os colegas acima questionaram. Bem, acho que existem conteúdos que jamais serão antigos, mas outros se tornam obsoletos em dias.

    Não existe algum plugin, ou sei lá, alguma possibilidade de informar qual o post deve ter e qual deve não ter a data?

    Isso seria muito interessante, pois o quem criou o conteúdo saberia se aquilo vai ficar obsoleto ou não.

    Abçs…

    Responder
    • Lucas Kauz

      Exatamente isso que pensei, mesmo que não concorde com a técnica, não pude deixar de pensar numa solução para alguns problemas. Por exemplo, poderia ser colocada uma condicional, onde o post mais antigo (a partir de x data) não exiba a data, seria um código extremamente simples que resolveria isso. Outra coisa fazer também esta condicional de acordo com as propriedades do post (ex. Categoria)

      Responder
  15. Harlane Castro

    Também concordo com o que todos estão falando, é frustrante encontrar um post sem data, mas encontrei uma alternativa para isso.

    Como a data irá fazer falta para uso humano, e não do robô de buscas, uma alternativa seria o uso de uma pequena imagem contendo a data no início do post. Se conseguíssemos colocar ela via CSS seria perfeito, pois não indexaria no Google, mas caso precisasse ser por html também daria certo. Se o Google não levasse em conta o ALT e o TITTLE da imagem em sua decisão de relevância, poderia até preenche-los e garantir além de tudo um conteúdo com acessibilidade.

    Responder
  16. Carlos

    Me admira ler um artigo desse aqui… seria interessante o Ubiratan argumentar os comentários negativos a respeito do assunto, e não apenas os que de certa forma concordam com o seu posto de vista.

    Na verdade a galera de SEO parece estar dando tiro pra qualquer lado! Concordo com o amigo quando diz que Isso deveria ser considerado um blackhat…

    Responder
    • Ubiratan Cunha

      Carlos,

      O propósito aqui não é influenciar os resultados dos mecanismos de buscas, uma vez que a retirada da data não tem nenhuma influência como fator de ranqueamento. O objetivo é só evitar que o usuário descarte o acesso ao seu site por pensar que uma data antiga é sinônimo de conteúdo obsoleto.

      Existem alguns tipos de sites onde o conteúdo não fica datado com o tempo, ex: sites de receitas, sites que contenham fatos históricos, sites que vendem produtos e etc. E mesmo em sites onde o conteúdo pode ficar desatualizado, nada impede de se fazer “reotimização” e atualização de bons textos.

      Fiz esse teste em um site pessoal e verifiquei que as visitas tiveram um aumento e o bounce rate, assim como o tempo médio no site permaneceram os mesmos.

      Enfim, se achar que esta sugestão pode ser boa, testar é a chave.

      Responder
  17. Tiago Dias

    Talvez alguns casos de uso:
    - posts de resenhas de livros, filmes e outros produtos ( embora haja a informação de data de publicação/veiculação/lançamento ).
    - um “wiki” de qualquer assunto.
    - um site de referências seja lá do que for: linguagem de programação, posts de seo ( sendo referência tem q ser atualizado sempre, dá até pra mandar pro feed o post reciclado/velho ), máquinas, carros, bulas de remédio.

    Entenda que quero dizer que ( independente de ser WP ) tu pode ir além do que foi proposto neste post e para determinados conteúdos não publicar a data de postagem. Basta saber definir bem o conteúdo adequado para essa situação e codar um pouquinho mais.

    Responder
  18. Arthur Solero

    Achei estranha essa dica, já tinha ouvido sobre o assunto, mas nunca imaginei que essa prática seria recomendada aqui. A Agência Mestre mesmo não a utiliza por aqui, e assim como os demais que comentaram, eu acho que a prática é péssima para os usuários.

    Em todo caso, fiquei curioso para saber a porcentagem de aumento nas visitas.

    Abraços.

    Responder
  19. Jeferson

    É impossível remover a data dos motores de busca, removendo a data do post, porém mantendo a data dos comentários?

    No meu site uso wordpress, onde cada postagem é um tópico totalmente atemporal. No entando, em cada tópico, há discussões diárias nos comentários.

    Responder
    • Ubiratan Cunha

      Jeferson,

      Conforme comentado no artigo, se você remover apenas a data do post, mas mantiver as datas nos comentários, o Google utilizará como referência a data do comentário. Ou seja, neste caso, não faria diferença alguma…

      Responder
  20. Teles

    Isso me lembrou de longe uma técnica que ensinava à usar o logotipo como um para melhorar o ranking no Google.
    Naquele caso eu achei que, se o Google realmente esperasse que um logo – que,por definição, deveria ser uma imagem – se apresentasse como um cabeçalho, a política de ranking do Google é que estaria errada.
    Nesse caso, supondo-se que o Google resolva dar preferência por posts mais novos, não considero existir um erro de política, apenas uma característica dele.
    Porém muitos posts são relevantes independente de que idade eles tem – dependendo do tema abordado, e isso deveria fazer parte da política do Google na hora de indexar blogs.
    Ou seja, na minha opinião, não deveríamos deixar de informar ao usuário a data de um post para melhorar a colocação desse post em um buscador.

    Responder
  21. Deblyn Prado

    A dica é boa, contudo existe uma série de “poréns” a serem levados em conta.
    Eu como usuário sinto-me bastante incomodado quando não encontro a data de publicação de uma notícia.
    Agora, pensando como desenvolvedor e na responsabilidade de manter um site/blog a omissão da data me obrigaria a ter um texto bem mais elaborado. E caso eu tenha uma equipe que é responsável pela publicação teria que passar todos pelo aprimoramento.

    Como disse acho a dica até válida, mas deve ser muito bem pensada e analisada antes de ser adotada.

    Responder
    • Saulo Machado

      Não acho que se encaixe como Black Hat, mas como muitos comentaram é uma dica altamente questionável .
      Ao não fornecer as datas dos posts você reforça o ato de clicar para conferir o conteúdo, mas isso pode acarretar em uma repulsa se a pessoa se sentir tapeada por ler conteúdo antigo.
      Pessoalmente, acho que existem maneiras melhores de promover seu blog.

      Responder
  22. Guilherme

    Interessante o post

    Gostaria de saber o porque o google panda não está punindo o Portais grandes. Eu posso listar aqui uma lista de uns 30 portais, que 99% do conteúdo são copiado de outros, e continua liderando as buscas.

    Responder
    • Eduardo

      Pior, além de não punir eu tenho visto algumas keywords onde eles tão dominando a serp com rede interna de sites. Utilizando blackhat descarado, mais de 10 ads e vários “acima da dobra” e praticamente 1 paragrafo de texto.

      Dá até vergonha de olhar a qualidade dos sites da network da uol.

      Responder
  23. Welington

    Acho desnecessário e manipulador, artigos criativos ultrapassam o tempo, são linkados e recomendados. Todos conhecem o Leed Zepelin e nem todos vão saber quem é o Justim daqui a alguns anos.

    Discordo do Ricotta:

    “Na verdade esta estratégia não infringe nenhuma das diretrizes para webmasters”
    - Não crie páginas com comportamento mal-intencionado…

    Isto é um comportamento mal intencionado
    Se eu fosse buscar por Jogo Palmeiras e Corinthians e sem datas imagine o tempo que eu ia perder na busca, podendo ver um jogo de 2007 num blog que subiu devido ao grande conteudo de comentarios..

    Responder
  24. Charles David Web

    Depende muito de cada usuário, no meu caso gosto de ver post com data e sites sempre atualizados. Fico desconfiado quando não há data em saber de quando é o artigo.
    No caso desse seu artigo não precisaria de data mesmo, pois é um tutorial não irá mudar o jeito de fazer, e quando são noticias de tecnologia, creio que fica mais chamativo com a data, em saber que tal produto está atualizado.

    Responder
  25. Rodrigo

    Ótima dica!
    Cada caso é um caso…
    Em um blog de receitas (culinária) que eu fiz para uma pessoa a dica é altamente recomendada, ou vão parar de fabricar o açucar e a receita não vai mais ser útil?
    Pelo que eu entendi o objetivo desta dica é justamente para esses tipos de casos, onde o conteúdo não perde seu valor ao passar do tempo…

    — Em um país que só existem críticos, vai aqui o meu muito obrigado pelo espírito de compartilhamento!

    Responder
  26. jeferson

    Quanto comentário Nosense viu.

    Depende de cada site.

    Imagine um site/blog semelhante ao IMDB. O artigo, no caso, informações sobre o filme, é atemporal. Você não precisa saber a data da postagem. Toda informação sobre o filme, inclusive a data de lançamento dele, estará inclusa na postagem e jamais será alterada.

    Responder
  27. Guilherme

    Sobre data, é tão facil resolver isso, basta uma imagem com a data do post, e ponto final.

    A única coisa que eu sei é que este google panda não está com nada, nota Zero para ele, acredito que eles não punem os portais de sucesso porque atrasaria o lado deles em questão de adsence, e os que estão começando agora que se dane.

    Responder
  28. Deivid

    A dica não é nova, mas o modo como foi abordada é que gerou margem para discussão.

    Tenho sites aqui que fiz o seguinte:

    Artigos em categorias de notícias e atualidades, a data é mostrada, para deixar o usuário sabendo que aquela notícia é recente.

    Os artigos como dicas, receitas, e afins, não é mostrada a data, por que o conteúdo é relevante independente de quanto foi criado.

    Isso é possível de fazer através da edição de single diferente para cada categoria no WP.

    Responder
  29. Paulo Draeta

    Olá,

    Só vejo vantagem em tirar as datas se for sumir a linha inteira que fica embaixo do Título, com isso o adsense vai acabar ganhando posição melhor no post e ganhando mais visibilidade.

    Responder
  30. Fábio

    Po meus amigos. Acho que aqui não tem nenhum robô né ? Está na cara que esta dica não se aplica a todos os casos, mas só porque isso não está explícito no artigo, você não precisa ficar travado igual um computador, dando erro por falta de dados.

    Na minha opinião, muitas pessoas também aplicaram uma visão muito técnica para esta questão, coisa que não condiz com a realidade dos usuários que acessam a maioria dos sites citados. Muita gente não acessa site sabendo que a informação é antiga e, de fato, a dica exposta no site poderia ajudar a contornar esta situação.

    Outra coisa… se isto for blackhat, então colocar o título do artigo antes do nome do blog também é, já que não ajuda o usuário. Pelamor né ?

    Responder
  31. Caio Vidal

    Realmente da uma boa subida no ranking das postagens, subi 3 posições na minha palavra chave só retirando a data do post.
    Muito boa a dica.

    Responder
  32. Marcelo

    Isso é um exagero…

    Use a técnica de SEO que quiser, se não tiver bom conteúdo não adianta nada

    Os usuários já estão se ligando que os primeiros links do google não significam os de melhor conteúdo, mas os que têm melhor estratégia de SEO.

    Claro que sempre haverá os novatos, os preguiçosos… mas e a qualidade desses acessos??
    As regras do google mudaram por isso, mas tem gente que ainda não entendeu… e quer ser es-per-to de qualquer jeito

    Responder
  33. fernanda

    Eu detesto qdo fazem isso em sites. Nunca sei se a notícia é atual ou não. Se é pra pensar em usuário, acho que não rola.

    Responder
  34. cristiano.internet

    do ponto do usuário também detesto não saber a data – já que em varejo e tecnologia data são fundamentais… bom – saber ao certo o que Google faz ninguém sabe galera – é tudo testes testes e mais testes que temos que viver fazendo – somos escravos do SEO! rs

    Responder
  35. Sandro

    Eu entendi o seu ponto de vista. Conteúdos interessantes não tem data. É uma pena que algumas pessoas descartem material que poderia ser aproveitado por causa da data,

    Responder
  36. jonas klein

    Olá eu acho boa essa dica mas realmente dependendo do conteúdo do seu blog ou site eu acho que essa dica não deve ser aplicada, por exemplo no meu blog WordPress onde eu trato temas em fim questões ligadas ao internet marketing eu já acho melhor não exibir a data dos posts, detalhe eu retire só
    a data dos posts mas não retirei a data dos comentários,

    e se você digitar no Google a URL do meu blog você vai ver que não aparece a data dos posts, e a alteração que fiz no meu blog foi só retira um shortcodeces que diz [post_date] e na Configuração dos Links Permanentes, eu marquei a caixa que diz Estrutura Personalizada e escrevi /%postname%/

    gora eu acho que você pode colocar manualmente a data no final da sua pagina ou do seu artigo que o Google quado for exibir o seu site no resultado da pesquisa não vai mostra a data de publicação, mas o
    seu visitante vai poder ver a data de publicação da sua pagina ou post no final,

    OBS eu não testei isso é só uma sugestão você é que vai ter que fazer essa alteração no seu site depois faze uma pesquisa no Google para vê se deu certo…

    um abraço a todos

    Responder
    • Clayton Magrin

      Vou fazer um teste aqui. Vou fazer isso que você falou, coloquei a data no fim do post, antes dos comentários e ver se aparece no Google ou se faz alguma diferença nas pesquisas. Agora não estava usando e ficou melhor, vamos ver agora.

      Responder
  37. Diogo

    Assim como o Google pode analisar a data e deixar com baixa relevância os posts com data avançada, ele pode trazer benefícios aos recentes

    Responder
  38. Gabriel Félix

    Olá. Vi essa postagem hoje. Não sei porque eu retirei ontem a data das minhas postagens e deixei na página interna com a data. Ou seja na página principal não terá a data, mas quando a pessoa clicar aparece. Será que funciona assim?

    Responder
  39. João Camargo

    Achei interessante, mas li os comentários acima e cheguei numa conclusão. Eu prefiro deixar com datas e conforme o tempo vai passando, releio as postagens mais antigas e vejo quais merecem atenção e faço um reescrita do tema, seria até legal fazer algum tipo de comparação, por exemplo. Afinal mudamos de opinião em relação a muitas coisas.
    Abs!

    Responder
  40. Richard

    Olá, desculpa ser atrevido aqui para pentelhar, mas fica uma dúvida: será que isso faz mesmo sentido? Sempre achei que quando o Google classifica por data, o fator levado em considera seria algo como a data da indexação, por exemplo, e não uma data na página, que por sinal, pode não ser exatamente a data de publicação daquele post, mas outra data qualquer…

    Responder
  41. Dario

    Estou passando por outro problema

    Estou utilizando o Jetpack e usando a função wp_list_comments() para listar o comentários, mas o ruim é que o google não está indexando nenhum comentários do meu blog.

    Responder
  42. Elio Magalhães

    Cheguei até aqui procurando uma solução para retirar as datas dos meus artigos, mas porquê? Simples, o nicho do meu site (serviços) é atemporal, as datas são irrelevantes, pois os serviços prestados serão os mesmos durante muitos anos ou com pequenas alterações, mas os principais serão sempre mantidos. Afinal nenhuma empresa vai querer acabar com seus principais serviços!

    Essa questão de data em post não está diretamente relacionada á sua atualização, uma vez que, existe a possibilidade de republicar um artigo com a data atualizada e ainda assim manter o mesmo conteúdo de anos atrás.

    Não acho que retirar a data da publicação de um artigo seja algo para enganar o usuário, isso depende exclusivamente do nicho do site, é obvio que se você administra um website de notícias, esportes, tecnologia, moda e relacionados será de suma importância mostrar a data de suas publicações.

    Por outro lado se você é o webmaster de um site de receitas, serviços, filmes e similares a apresentação da data passa a ser irrelevante e sua exibição acaba surtindo um efeito indesejado de parecer que o conteúdo é desatualizado.

    Acredito que o intuito do Ubiratan tenha sido de mostrar que retirar a data dos posts de determinados nichos assegura que conteúdo de boa qualidade não se perca na web por causa de meras datas que nada contribuem para o usuário ou o assunto abordado.

    Gostei das dicas e vou implementá-las. O uso só depende de bom senso!

    Responder
  43. wellington

    Ola, Gostei do post, é bem interessante, mas me ficou uma dúvida.

    - Se é mesmo importante retirar as datas, por que aqui no Agência Mestre tem data em todos os pontos citados?

    Responder
  44. Gian

    Independente dos comentários, eu penso que a técnica é interessante sim. Eu tinha um blog, que estou pensando em retomar, sobre críticas de cinema – as quais, pra mim, são atemporais – e a técnica seria eficiente sim. Pois minha opinião ou a opinião das pessoas dificilmente muda com relação a filmes. E algumas resenhas antigas podem ser mais interessantes que uma resenha recente.

    Responder
  45. Rodrigo

    Uma ideia seria mostrar a data somente por 1 ano e depois remover a data do post antigo. Tem como fazer isso usando a mesma função que mostra a data no post.

    Resta saber se, quando o google revisitar o post, ele vai ver que não tem mais data e parar de mostrar a data na SERP.

    Acontece isso? Se eu remover a data de post já indexados o Google remove a data nos resultados de busca?

    Responder
  46. Vitor Bruno

    Depende muito do conteúdo do site.

    Como leio bastante notícias, a data é super importante para mim.
    Mas há casos (como o blog que o Gian citou) que a data não importa tanto. Como um site de pensamentos, por exemplo.

    Tem outra, Pouquíssimos usuários conhecem como alterar a data na hora da pesquisa.

    Responder
  47. Brynner Ferreira

    Como foi dito em um comentário, aplicar esta técnica vai depender do tipo de conteúdo do site, se temporal ou não.

    De qualquer forma, é ruim pro usuário ver um post sem data. Eu pelo menos, não gosto, e vi que outras pessoas comentaram que também não. Então eu pensei na possibilidade de converter o texto da data em imagem, com isso o Google não indexa a data, e o usuário consegue visualizá-la. Mas como fazer isso? Com a função imagestring() do PHP.

    Documentação: http://php.net/manual/en/function.imagestring.php
    Resultado: http://brynner.net/labs/php/img/imagestring.php

    Responder
  48. Maxmiler

    Percebi que o plugin Yoast SEO dá esta opção nas configurações do próprio plugin.

    Este é o caminho: Títulos e Metadados » Tipos de posts | desmarque a opção “Mostrar a data na prévia do snippet?” . O interessante é que este recurso pode ser usado nas páginas e nas postagens.

    Fiz o teste e realmente é uma forma mais fácil de retirar a data das páginas de resultado do Google, mas mantendo-a disponível para o usuário ao acessar a página.

    Bem, se estiver errado pode corrigir.

    Responder
  49. Jeferson

    No plugin SEO de um site que tenho, a opção está desmarcada, e ainda assim, aparece no Google para algumas páginas “# days ago”, enquanto outras a data em si.
    Já em outro site wp que segui este tutorial, meses atrás, nenhum resultado do Google para meu site tem data.
    Logo, suponho que somente removendo do código fonte mesmo, conforme o tutorial

    Responder
  50. kleber

    Por que vocês não retira as datas dos posts e do comentário para as visitas aumentarem?
    E a outra pergunta seria esta técnica depende de site pra site ? E se depende qual as dependência no caso? quais sites se enquadra para está técnica ?
    Abraço.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>