Táticas de Link Building para Imobiliárias

{+}Link building para Mercado Imobiliario

Olá assinantes da Agência Mestre,

Como de costume eu procuro visitar o nosso grupo de discussão dos ex-alunos do nosso curso para conferir as discussões sobre SEO que acontecem por lá onde, hoje, me deparei com um caso muito interessante: um dos membros do nosso grupo conta que é um Corretor de Imóveis e está pensando em trocar links com imobiliárias da região e de outros estados para, desta forma, conseguir melhorar os seus rankings do website.

Entendendo que esta discussão é uma boa para ensinar a como fazer de forma correta, discuti internamente com o time da Agência Mestre, resultando em várias idéias para imobiliárias. Vejamos a discussão.

Esqueça Troca de Links

A primeira coisa que eu preciso mencionar é: esqueça a troca de links, ela é perigosa, pode resultar em penalização e o Google já possui alguns algoritmos para detecção deste tipo de estratégia.

Evite também as famosas estratégias 3-way, onde o seu website A recebe um link do website B e você, com o seu website C, faz um link para o website B. O Google já possui algoritmos para tentar detectar este tipo de rede, onde, quanto mais você abusa, maiores as chances de detecção.

É o tipo de estratégia que eu nunca faria, correndo um risco muito alto para um retorno muito baixo.

Estratégias de Link Building

Quando falamos em link building, um dos grandes segredos é pensar aberto, entendendo o que o seu nicho precisa, o que as pessoas esperam que você faça, mas também olhando o que elas não esperam que você forneça, mas que se você fornecer, elas irão gostar. Dado este “mantra”, fizemos um brainstorm aqui na Agência Mestre, procurando identificar possibilidades para o ganho de links de forma white hat. Vamos a elas:

Conteúdo

Sem sombra de dúvidas, o conteúdo é uma boa base para atrair links. O importante de entender aqui é que existem formas de você escrever para atrair mais links, focando nas necessidades do seu nicho. Para uma imobiliária, podemos levantar uma área de conteúdo, seja um blog, ou seja outro nome, com assuntos do tipo:

  • Diretos e deveres de quem aluga um imóvel/apartamento/casa
  • Documentos necessários para alugar um imóvel/apartamento/casa
  • Documentos necessários para comprar um imóvel/apartamento/casa
  • O que precisa para se financiar um imóvel/apartamento/casa
  • Quebrou um cano do meu imóvel/apartamento/casa alugado, de quem é a responsabilidade?
  • Como fazer um laudo de vistoria?
  • Como fazer um contrato de locação?
  • Vizinho barulhento? Conheça os seus direitos
  • Como embalar os seus pertences na mudança de imóvel/apartamento/casa

Estes são alguns assuntos que você pode encontrar facilmente em perguntas do Yahoo! Respostas ou até mesmo nas SERPs .

Aqui basta você entender que quando responder as dúvidas e instruir o mercado, você irá receber links naturalmente, de forma escalável, onde uma vez produzido, você apenas espera que as pessoas te referenciem ao longo do tempo.

Ebooks

Ainda falando de conteúdo mas de outra forma, um dos modelos mais simples de se ganhar links é organizar um ebook gratuito, com muitas das dúvidas apontadas acima, ensinando e educando o usuário. Este tipo de material normalmente é referenciado por diversos blogs e portais, quando, obviamente, escrito e organizado de forma muito inteligente e boa.

É fácil pensar em alguns exemplos, tais como “Manual para Alugar um Apartamento”, “Guia de Compra da Casa Própria” ou ainda “Formas de Economizar Energia na Minha Casa”. Todas estas idéias de ebooks podem ser produzidas, dando a comunidade um conteúdo de alta qualidade, com boas ilustrações, onde você irá oferecê-lo através de uma landing page no seu website, a qual irá atrair referências naturalmente.

Estatísticas e Press Releases

Uma das coisas que mais motivam e embasam matérias em jornais e grandes portais são os dados divulgados por empresas de um determinado ramo de atuação. Neste cenário do mercado imobiliário, você pode realizar uma publicação (Press Release) sobre a taxa de venda de imóveis nos últimos 6 meses ou ainda comentar sobre a evolução dos preços comparando com a taxa de inflação do país.

Se você não quiser publicar um Press Release como a sugestão acima, você pode criar páginas com os índices da região, tais como preços, quantidade média de banheiros e quartos, tamanho médio de apartamento / casa relacionado ao preço. Todos estes dados são importantes para quem irá escrever uma matéria. Ainda nesta página de estatísticas você pode investir em gráficos de, por exemplo, um índice de valorização ao longo dos anos e uma projeção para os próximos meses.

Falando de dados, é muito interessante liberar estatísticas e informações sobre escolas, hospitais, supermercados e similares para cada região que a sua imobiliária atende. Imagine que a pessoa interessada em um imóvel precisa saber se irá adquirir algo próximo, ao menos, de um supermercado.

Infográficos

Os infográficos são armas bem interessantes para quem trabalha com link building. Através deles, podemos criar peças que viralizam com uma velocidade muito rápida. Ao unir um bom design a dados interessantes, como os mostrados acima, você pode criar uma peça muito interessante.

Um exemplo simples de infográfico é obter o preço médio dos imóveis de sua atuação e comparar com dados brasileiros. Outro exemplo seria montar um mapa de quantidade de escolas, hospitais, departamentos de polícia ou bancas de jornais por região de atuação da sua imobiliária.

Badges

Uma ação muito simples que muitas imobiliárias não se dão conta ser possível é a simples criação de um “selo”, uma imagem, dizendo, “sou consultor imobiliário da empresa X”. Se a sua empresa é renomada, os seus consultores terão o maior prazer de expor a todos o seu badge.

Widgets

As widgets são outra grande forma de divulgar o seu conteúdo e estimular o ganho de links. Através de aplicações baseadas nos dados que a sua imobiliária oferece podemos criar algumas “ferramentinhas interessantes”.

Um exemplo simples é uma calculadora de financiamento de um imóvel. Mostrando qual o valor das prestações, em quantos anos e como ficaria o valor caso você ofereça um valor maior de entrada para o financiamento. É algo simples de se fazer, mas que tem a possibilidade de crescimento de links.

Ainda falando de cálculos, uma oferta de widget interessante é um simulador de gastos do casal ao mudar para um novo imóvel. Pense no novo IPTU, no aluguel ou parcelas do financiamento. Como ficaria isso se você fechar o negócio? Você pode expandir para solteiros, famílias com X pessoas ou ainda repúblicas de estudantes. Basicamente você oferece algo como “se eu fosse morar ali, quanto eu gastaria?”.

Afiliação

Quer aumentar as suas vendas e ainda crescer a quantidade de links? Crie um programa de afiliados! Ofereça para webmasters formas de anunciar os seus imóveis para venda / aluguel e ao fechar negócio envie a eles uma comissão.

É uma idéia simples, que se feita de forma correta, pode angariar links de diversas formas além de aumentar as vendas da sua imobiliária.

Apps para Mobile

Por fim, uma das idéias mais crescentes no cenário imobiliário: as apps para mobile. Com o aumento da venda de smartphones no Brasil, as pessoas estão cada vez mais inseridas no mercado de Apps para estes dispositivos. Logo, criar um aplicativo, onde as pessoas interessadas em imóveis possam consultar em tempo real, com um simples botão para telefonar para a sua imobiliária, pode fazer a diferença futuramente no mercado.

Pensando em links, o exemplo mais importante que podemos comentar é da Tecnisa, que lançou a primeira App do mercado imobiliário brasileiro e a sua página da App é a 4ª mais linkada do website. Precisamos duvidar que uma página de app atrai links?

Conclusões

O mercado imobiliário não é diferente de outros nichos, nele você consegue explorar diversas idéias de link building, angariando links de qualidade com estratégias de qualidade. É importante que você não caia em estratégias de baixa qualidade, que podem comprometer o seu website.

Espero que vocês tenham gostado deste passo-a-passo, mostrando do que o nosso time é capaz de pensar e como trabalhamos com estas idéias, tornando-as realidade.

Gostaria de fazer uma menção final de agradecimento aos meus colegas de trabalho que contribuíram com este artigo: Leandro Riolino, Fabiane, Frank, Nathalia, Gabriel, Ronaldo Balzi e Nestor.

Créditos da imagem para propertysnaps.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “Táticas de Link Building para Imobiliárias”

  1. Tássia Torres

    Olá, realmente não é fácil conseguir links no nicho imobiliário, tem que ter estratégias fortes para se conseguir links que ajudam! Meu site é http://www.tassiacorretora.com e tenho lutado bastante para conseguir bons blacklinks mas em fim vou procurar trabalhar as dicas citadas aqui !

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>