Dark Posts – Promovendo só para um público específico

Por Juliana Frade


Dark Post – Promovendo só para um público específico

O que mais gosto em trabalhar com Facebook é o leque de opções de publicidade que ele nos oferece.

Aliás, se você ainda fica meio perdido entre estas opções, fizemos um Guia de Anúncios de Facebook Ads bem legal aqui. Vale a pena ter guardadinho na sua aba de favoritos 😉

Mas, com tantas formas de anunciar, a gente acaba meio perdido na hora de escolher realmente quem queremos atingir com nossa publicidade. Para isso, os Dark Posts são umas das minhas saídas preferidas!

O que é Dark Post?

Veja se você se encaixa nesta situação: Você cria um post X para a fanpage Y, decide promover o post, mas a regra dos 20% de imagem dos anúncios não aprova e você é obrigado a fazer o trabalho todo de novo, muitas vezes replicando postagens e tornando a página repetitiva demais.

Ou ainda: Você está em fase de testes de publicações na fanpage que está administrando, precisa anunciar diferentes posts para públicos muito específicos e se vê montando mil anúncios para cada um dos públicos, perdendo a chance de falar exatamente com cada um deles de formas diferentes.

Ou o caso aqui da Agência Mestre: Temos Cursos todo mês e é necessário publicações com aviso de novas turmas abertas sempre (além de alertas de preços com desconto e lembretes de inscrição), ou seja, se a gente não manter muitos outros posts de assuntos diferentes, a fanpage acaba sempre martelando “Curso, Curso, Curso” e se torna cansativa e desinteressante.

Algum destes casos é familiar para você?
Então Keep Calm que o Dark Post pode te ajudar!

Como o próprio nome subentente, Dark Post é um Post “Escondido”, ou seja, é uma publicação como qualquer outra que você faz na sua fanpage, com a diferença que ele não aparece na timeline da página.

Mas afinal, qual é a vantagem do Dark Post?

A mágica é que, se ele não aparece na sua timeline, você pode anunciá-lo para grupos diferentes de pessoas, falando de forma diferente com cada uma delas, e até produzir anúncios com Audiência Personalizada e LookaLike (falamos sobre isso aqui) em formas diferentes de acordo com o assunto de cada campanha.

Ou seja, você pode fazer um post escondido para pessoas que se interessam por Adoção de Cachorros, por exemplo, com um texto levando a pessoa para abrigos de cães de São Paulo, e direcionar seu anúncio só para pessoas de São Paulo, e depois fazer outro post escondido para pessoas de Curitiba, levando para os abrigos de Curitiba, e ainda interagir com estas pessoas de forma mais pessoal.

Para facilitar a explicação, preparei um passo-a-passo de Campanha do nosso Curso de SEO, onde minha intenção é ser ULTRA específica com o público que vou anunciar.

Quero atingir as pessoas que mostraram interesse pelo nosso Curso, mas ainda não efetuaram sua inscrição. E mais: quero falar pessoalmente com cada uma delas, chamando pelo NOME.

Achou difícil/impossível? Olha só que simples!

Passo a Passo: Criando a Audiência Customizada

Antes de tudo, quero criar meu Público Personalizado, já que vou anunciar para uma parcela muito específica de pessoas. Para isso, é o passo-a-passo de Custom Audience natural:

Passo 1

No Power Editor, selecione o número de sua conta e vá em Públicos, depois clique em Criar Público e Públicos Personalizados.

Público Personalizado Power Editor

Passo 2

Preencha o perfil do seu público e escolha seu arquivo de emails no Bloco de Notas.
Já que vou anunciar diretamente pelo nome, subi um Bloco de Notas somente com emails de “Julianas” que demonstraram interesse pelos cursos anteriores, mas não se inscreveram.

Dados do Público Power Editor

Passo 3

O carregamento vai ser concluído e, como a mensagem diz, pode demorar até uma hora para que a lista seja aceita pelo Facebook.

Carregamento de Público Power Editor

Clique em Verificar Atualizações para recarregar o status da sua lista.

Status de Público Power Editor

Passo 4

Pronto! Assim que sua lista for aceita, o Público Personalizado está pronto para receber os anúncios que quiser direcioná-los.

Público Pronto Power Editor

Passo a Passo: Dark Post

Passo 1

No Power Editor, crie normalmente uma campanha para separar seus anúncios de Dark Posk com orçamento e período de veiculação que preferir.

Criar Campanha Power Editor

Passo 2

Vá em Gerenciar Páginas e escolha a página que você quer fazer a publicação. Lembre-se esta é a página que aparecerá como dona do conteúdo que foi anunciado.

Gerenciar Páginas Power Editor

Passo 3

Clique em Criar Publicação.

Criar Publicação Power Editor

Passo 4

Escolha se quer criar uma publicação de Link, Foto, Vídeo ou Status, escreva o conteúdo e direcione para o local onde quer anunciar (no meu caso, apenas Brasil).

Criando Publicação Power Editor

Passo 5

Pronto! Sua publicação foi criada e, se estiver com a lua ao lado, quer dizer que é um Dark Post!

Dark Post Criado Power Editor

Passo 6

Selecione a publicação que acabou de fazer, confira se está tudo certinho e clique em Criar Anúncio.

Criar Anúncio Power Editor

Passo 7

Uma janela pedindo confirmação de conta vai aparecer para você selecionar qual conta entrará o anúncio e depois outra janela aparecerá pedindo que diga qual campanha aquele anúncio fará parte (criamos a campanha lá no #1, lembra?).

Selecionar Campanha Power Editor

Passo 8

Preencha os campos de criação do anúncio normalmente, mas, no meu caso, o público será personalizado, então deve-se clicar em Opções Avançadas e escrever em Públicos Personalizados o nome da lista de emails que fiz lá no Custom Audience (aquela lista só com “Julianas”). Depois é só clicar em Enviar, lá no canto superior direito, como normalmente.

Público Personalizado Power Editor

Passo 9

Pronto! Carregamento concluído e é só esperar o Facebook aprovar para começar a veicular.

Carregamento Dark Post

Aguardando Aprovação de Post Power Editor

“Enquanto isso, nas Timelines das Julianas…”

Depois de aprovado, o anúncio será veiculado somente às Julianas, donas dos emails da minha lista, interessadas no Curso e que moram no Brasil. Mais ninguém pode vê-lo!

Dark Post Aprovado

Simples, não é?
Imagine! Quem é que não ia gostar de ser impactado por um post chamando pelo nome e tudo?

E você, já fez alguma campanha com Dark Post e Custom Audience? Conte-nos nos comentários!

LEIA MAIS
Footprints – O que São e Como Utilizá-las

Footprints – O que São e Como Utilizá-las

Em um trabalho de link building uma das principais tarefas é entender o nicho que se está trabalhando e, em seguida, indentificar oportunidades de se ganhar links. É neste momento que podemos fazer uso de footprints, ou seja, marcas deixadas por sistemas ou gerenciadores de conteúdo. Neste artigo explicamos como utilizar estas footprints para lhe ajudar no trabalho de aquisição de links de qualidade.

Remover Página do Google: Métodos e Implicações

Remover Página do Google: Métodos e Implicações

De tempos em tempos a pergunta sobre como remover uma página dos resultados de uma busca do Google reaparece. Ao contrário do que a grande parte dos profissionais pode imaginar, simplesmente bloquear no robots.txt não é a única opção e nem é a melhor – por si só. Neste artigo, apresento soluções para diversas circunstâncias na remoção de conteúdo e a consequência de cada método.

SEO: Subdomínios ou Subdiretórios? O que é melhor usar?

SEO: Subdomínios ou Subdiretórios? O que é melhor usar?

Uma das dúvidas mais comuns na organização de arquitetura e estratégia de SEO é quanto ao uso de subdomínios e subdiretórios. Simplesmente não existe um opção que seja melhor em todos os casos, mas, pelo contrário, cada caso tem uma melhor solução e, em cada estratégia, ou subdomínio ou subdiretório podem se encaixar melhor. Neste artigo para assinantes, levanto os prós e contras de cada alternativa e mostro casos de uso de cada estratégia em diferentes situações.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?