Artigos Premium

Press Release e SEO

Por Ana Carla Soane

O Press Release é uma importante ferramenta para SEO, mas precisa ser devidamente otimizado. É necessária dedicação à produção do release, tanto quanto ao SEO para se obter o melhor proveito do release em Search Engines.

Ana Carla Soane

{+}press_releaseOlá leitores da Agência Mestre!

No artigo de hoje irei tratar de Press Releases e como eles podem colaborar em sua estratégia de SEO e mais, principalmente, como otimizá-los para que tenham uma maior visibilidade.

O que é um Press Release?

Press Release é um comunicado de imprensa, ou seja, é um documento que visa informar ações do assessorado, seja ele uma pessoa ou uma empresa, a fim de contribuir com a notícia dos meios de comunicação, encaixando o autor ou o objeto do PR no contexto do fato em questão.

O veículo que optar por divulgar este comunicado, pode publicá-lo na integra, em formato de uma matéria pronta, ou servir como base de informação para uma pauta, ou ainda induzir o jornalista a procurar a fonte para maiores detalhes.

No site da Nokia, por exemplo, ela disponibiliza vários Press Releases – a maioria deles são para divulgação de novos produtos.

Otimizando Press Release

Otimizar os Press Releases para Search Engines é fundamental. Muito já se debateu nos últimos anos quanto a eficácia desses comunicados como ferramenta de SEO, mas a verdade é que ela é muito eficiente. Agências de notícias não param de surgir oferecendo trabalhos de Press Release, Article Distribution etc., principalmente no mercado externo, concentrado em sua maioria nos EUA.

Mas qual a Importância de Otimizar um Press Release?

Ao otimizar um Press Release você está colaborando para que pessoas ao buscarem sobre a sua empresa, marca ou produto, nos mecanismos de busca, encontrem notícias relacionadas a você ou sua empresa.

O trabalho de SEO em um Press Release tende a ter melhores rankings e consequentemente uma maior visibilidade, afinal, o release é um conteúdo relevante para rankear tanto na área de notícias do Google, quanto no Yahoo! Notícias, ambos, fontes muito consultadas e de confiança.

Além disso, o comunicado é uma página com forte chance de receber backlinks naturalmente e de mais qualidade (sites/portais de notícias), com o texto âncora focado no seu conteúdo. Quanto melhor o conteúdo, maior as chances de divulgação e links. Quanto melhor a otimização do release, maior a chance de conseguir bons rankings com ele.

Dicas para Otimizar o Seu Press Release

Uso do Texto Âncora em Seus Links

O uso do texto âncora perfeito nos links do seu Press Release nem sempre é possível, isso depende das diretrizes do site que está prestando o serviço. Mas a simples presença de links no texto serão suficientes para que os leitores do Press Release acessem o seu site.

Conhecer as diretrizes dos sites é essencial, pois assim, além de um link para a página inicial do site que está oferecendo o release, é possível também conseguir links para páginas internas do site. Aumentando ainda mais o valor do release para quem recebe e para quem divulga.

Cuidado com a Linguagem

É muito importante ter em mente que este comunicado de imprensa é uma notícia de cunho jornalístico e assim deve ser escrita. Jargões, gírias e português coloquial devem ser eliminados do texto.

Independentemente do SEO, a história deve ser voltada para o seu público alvo. Pesquise como os seus leitores e consumidores costumam se dirigir a sua marca ou empresa, como eles procuram por você nos mecanismos de busca.

Otimize as 250 Primeiras Palavras

Ao escrever o release você deverá ter mais atenção as primeiras 250 palavras. Essas palavras são essenciais, pois elas mostraram, geralmente, os resultados de uma pesquisa e dão uma visão geral sobre o assunto que será tratado no restante do texto, ou seja, tem por finalidade ser um resumo do press release.

Sabe-se, também, que a primeira parte do conteúdo, devidamente otimizado, tráz resultados positivos em rankings nas Search Engines.

Feedback com os seus Leitores

Saiba o que as pessoas acharam do seu Press Realese. Pergunte aos seus clientes, a bloogueiros, a jornalistas, e, claro, ao seu público alvo, não só para ter um feedback, mas para saber a real opinião deles com relação a sua marca.

Para isto basta apenas enviar um e-mail pessoal ou ligar para o seu cliente, jornalista ou blogueiro e obter as informações e opiniões que deseja. Uma outra forma de conseguir o feedback é incentivando-os a expressar sua opinião seja por um formulário de contato, um comentário no Press Release ou até mesmo uma matéria sobre o mesmo.

Evite o Uso de Informações Sazonais ou Temporais

O uso de informações sazonais ou temporais faz com que o seu press release pareça desatualizado após algum tempo. Evite usar datas, dados de pesquisas referentes a um determinado período de tempo ou qualquer outro tipo de informação que possa vir a ser considerada desatualizada. Ficar atento a estes detalhes pode fazer com que seu press release seja atemporal e torne-se uma referência em um assunto, por exemplo.

Estruturação do Seu Texto

A montagem do visual do texto é tão importante quanto o conteúdo que se deseja passar. Algumas dicas de como produzir conteúdo contam com:

• Deixar o título óbvio e destacado
  • No primeiro parágrafo, mencione o nome da sua empresa
  • Valorizar os 2 primeiros parágrafos
  • Usar parágrafos curtos envoltos por espaço vazio (espaço entre os parágrafos)
  • Uso de imagens bem feitas e elucidativas
  • Uso de listas para destacar pontos importantes
  • Uso de subtítulos para especializar o conteúdo
  • Uso de efeitos de texto (negrito e itálico)
  • Uso de referências

Todas as dicas para web writing se aplicam na produção do Press Release.

Inove na Forma de Divulgar sua Informação

Divulgar a informação em forma de texto nem sempre é a melhor opção. Tente inovar quando for fazer um press release.

Utilizar-se do logo da empresa é fundamental pois irá ajudar no seu branding. Existem várias formas “alternativas” ao modo escrito tradicional que podem e vão fazer muito sucesso quando bem aplicadas:

• Podcasts
  • Vídeos
  • Gráficos
  • Fotos

Tudo isso serve também para ilustrar o tema do seu Press Release e torná-lo mais interessante e interativo para os usuários. É uma tática quase infalível. Lembre-se de otimizar suas imagens e também os vídeos.

Seguir algumas dessas dicas pode ser crucial para o sucesso ou fracasso do seu Press Release. Você já teve alguma experiência com esse tipo de divulgação? Compartilhe-as conosco.

Dark Posts – Promovendo só para um público específico

Os Dark Posts podem ser a forma mais simples e vantajosa de atingir o público exato que sua marca precisa, sem encher sua página de conteúdo repetido ou atolar a conta de anúncios direcionados. Veja o passo-a-passo aqui!

Remover Página do Google: Métodos e Implicações

De tempos em tempos a pergunta sobre como remover uma página dos resultados de uma busca do Google reaparece. Ao contrário do que a grande parte dos profissionais pode imaginar, simplesmente bloquear no robots.txt não é a única opção e nem é a melhor – por si só. Neste artigo, apresento soluções para diversas circunstâncias na remoção de conteúdo e a consequência de cada método.

SEO: Subdomínios ou Subdiretórios? O que é melhor usar?

Uma das dúvidas mais comuns na organização de arquitetura e estratégia de SEO é quanto ao uso de subdomínios e subdiretórios. Simplesmente não existe um opção que seja melhor em todos os casos, mas, pelo contrário, cada caso tem uma melhor solução e, em cada estratégia, ou subdomínio ou subdiretório podem se encaixar melhor. Neste artigo para assinantes, levanto os prós e contras de cada alternativa e mostro casos de uso de cada estratégia em diferentes situações.