Parte da otimização de um site está ligada a maneira como você escreve e dispõe as informações nas páginas do seu site. E isso, por consequência, está ligado à usabilidade do site, que trata de deixar um site amigável aos olhos de qualquer pessoa, trata de deixá-lo fácil de entender. Ambos itens são essenciais para o sucesso dos seus artigos e páginas.

Mas antes de começar a escrever, é importante conhecer como as pessoas lêem na Internet. E a maioria não lê, mas “escaneia” as páginas. E quem comprova o fato é o site useit.com, especializado em Usabilidade na Internet:

f_reading_pattern_eyetracking-e1358186446485

Naturalmente, as áreas em vermelho indicam onde as pessoas mais olham quando estão analisando uma página. O importante a se observar é que o padrão de leitura se mantém na forma de um F.

Padrão F de Leitura e Escrita

Como as pessoas lêem seguindo esse padrão em F, nada mais óbvio do que escrever nesse padrão. O que ele indica é que as pessoas lêem da esquerda para a direita e de cima para baixo, dando especial atenção para o primeiro parágrafo, seguindo uma busca por mais informação e a leitura de outro parágrafo. Esse é o padrão geral de leitura, portanto, deve ser também o de escrita, para capturar a atenção do visitante nos pontos certos.

Dicas de Como Escrever na Web

Como é preciso primeiro conquistar o leitor para que depois ele de fato leia todo o conteúdo da página, algumas dicas devem ser seguidas para não perdê-lo no meio do caminho, ou seja, o momento que ele escaneia a página:

  • Título da página claro e destacado
  • Valorizar os 2 primeiros parágrafos – diga logo o que vai ser encontrado na página
  • Evite parágrafos introdutórios com “blá-blá-blá”
  • Escreva parágrafos curtos envoltos por espaço vazio (espaço entre os parágrafos)
  • Use imagens bem feitas e elucidativas
  • Use listas para destacar pontos importantes
  • Use subtítulos para especializar o conteúdo
  • Use efeitos de texto (negrito e itálico)
  • Cite referências e faça outros links

Por fim, vale ressaltar também o uso do português correto na escrita ou, pelo menos, com o mínimo de erros, e que não sejam escritos textos longos demais, a menos que seja necessário; e sempre leia muito, leia o que você escreve e leia o que os outros escrevem. Até a próxima!