Tráfego Pago

Novos Formatos de Anúncios no Instagram

Por Raquel Pereira

Conheça os novos formatos de anúncio que o Instagram está implementando para auxiliar os gestores de tráfego!

Raquel Pereira

Se você está procurando uma maneira eficaz de promover sua marca nas redes sociais, o Instagram Ads é uma das melhores opções disponíveis atualmente. 

Com a possibilidade de segmentar seu público-alvo de forma detalhada e personalizada, essa ferramenta de publicidade da Meta pode ajudar a alcançar resultados impressionantes em termos de engajamento, conversões e vendas. 

Neste artigo, vamos explorar algumas das últimas novidades do Instagram Ads e como você pode aproveitá-las para aumentar o sucesso de suas campanhas de marketing digital. Continue lendo para descobrir!

Mas, se você está em busca de ajuda para começar a anunciar no Instagram, clique aqui e conheça nossos serviços!

Instagram Anuncia Novos Recursos para Aumentar o Alcance de Anúncios de Lembrete

A rede social lançou nesta segunda-feira (30), novos recursos para facilitar o processo de criação de anúncios no formato “lembrete” e ajudar os profissionais de marketing a alcançar mais clientes em potencial.

Os recursos incluem:

  • Visibilidade de Stories do Instagram: os anúncios de lembrete agora podem ser apresentados nos Stories do Instagram, permitindo que as empresas aumentem a visibilidade e melhorem a eficiência;
  • Configuração do Gerenciador de anúncios: os anúncios de lembrete também poderão ser criados diretamente no Gerenciador de anúncios, o que elimina o requisito anterior de usar apenas postagens orgânicas para criar um anúncio de lembrete.

Segundo compartilhado pelo Instagram, esses recursos estão sendo disponibilizados e têm como objetivo expandir o alcance das marcas, para que possam interagir com mais clientes em potencial e aumentar o seu reconhecimento, gerando mais conversões e um melhor retorno sobre o investimento (ROI).

Além disso, ao agilizar o processo de criação de anúncios nesse formato, o Instagram também simplifica a vida dos profissionais de marketing, potencialmente economizando tempo.

O que são “Anúncios de Lembrete”?

Os Reminder Ads (ou “Anúncios de Lembrete”), são um formato da plataforma lançado no início de 2023. Esse formato permite que as marcas utilizem um CTA de “lembrete” para gerar engajamento e expectativa dos usuários.

Basicamente, ao clicar no CTA, o usuário deixa uma interação com aquele anúncio da marca e – posteriormente – é avisado sobre um evento, oferta ou lançamento da empresa para o qual ele demonstrou interesse.

Os anúncios de lembrete oferecem aos usuários a opção de se inscrever para receber notificações sobre os eventos nos quais estão interessados. As pessoas que aceitarem receberão três notificações push antes do evento para ajudar a mantê-las informadas e engajadas.

Para as marcas, essa é uma forma de gerar engajamento, converter mais leads e gerar dados de interação (ou dados primários), para entender mais sobre o interesse dos usuários que converteram para o seu evento/lançamento.

A Meta está lançando novos recursos para anúncios no Reels do Instagram

Pensando em melhorar o desempenho dos criativos de anúncios no formato Reels, a Meta está atualizando recursos no Instagram para otimizar e facilitar o processo de criação de campanhas para os gestores de tráfego e – ainda – melhorar a experiência do usuário para os compradores.

Leia também: Explicando o Algoritmo: Como o Instagram Classifica seus Conteúdos

Confira todas as novidades que foram anunciadas no último dia 11 de outubro:

Anúncios de Coleção

Dentre as novidades, a Meta está incorporando os “Anúncios de coleção”, um formato que já está disponível no Instagram Reels e agora será expandido para o Facebook Reels. 

Ele consiste na criação de anúncios no formato de vídeo ou carrossel de imagens, com a inclusão de imagens menores que podem ser clicadas pelo usuário e apresentar mais informações sobre os produtos.

(Imagem: Meta News | Reprodução)

Os anúncios de coleção estão em período de teste, por isso, não foram disponibilizados globalmente para todos  os usuários, mas a Meta sinalizou que esse lançamento deve ocorrer em breve.

Parece familiar? Para os usuários do TikTok – talvez – esse formato seja familiar. Ele é um dos mais utilizados em campanhas de anúncios no TikTok Ads.

Anúncios de carrossel de “Momentos” para vários destinos

Além das coleções de anúncios, a Meta pretende facilitar a ação das marcas ao direcionarem clientes em potencial para suas páginas de produtos ou serviços.

Com o formato de anúncios de “Carrossel de Momentos”, a big tech está incorporando novos recursos de call to action (CTA) para diferentes destinos em seus anúncios de carrossel – tanto no Facebook quanto no Instagram Reels – para dispositivos iOS e Android.

Segundo compartilhado em seu anúncio oficial:

“As empresas agora poderão direcionar as pessoas para várias páginas de produtos, o que pode ajudá-las a encontrar mais facilmente os itens que procuram e aumentar as vendas.”

Funcionalidade de deslizar para a esquerda

Deslize para descobrir mais sobre uma marca. Essa proposta – também popular na “rede vizinha” – acaba de chegar ao Instagram e Facebook Reels.

Basicamente, trata-se de um recurso das campanhas de anúncios do Reels que permitem linkar para as suas páginas e criar um CTA que induz o usuário a “deslizar para a esquerda” ao invés de rolar o feed e perder seu anúncio de vista.

(Imagem: Meta News | Reprodução)

Com ele, os gestores de tráfego podem potencializar a geração de leads ao levar os potenciais clientes para uma página do site de forma ágil, enquanto os usuários têm uma experiência de compra positiva e fácil.

Pacote criativo Advantage+

E, claro, com os avanços cada vez mais acelerados das tecnologias de IA, a Meta não poderia deixar de comentar sobre suas novas soluções de automação que estão sendo integradas ao Pacote Criativo Advantage+, como:

  • Otimizações automáticas de criativos: A Meta está adicionando novos elementos de automação para otimização de criativos no Ads Manager. Dentre eles, podemos destacar: conversão automática de mídia em 9:16,variação de proporção de aspecto, aprimoramento de imagem e vídeos e movimento e profundidade 3D;
  • Música: os gestores de tráfego que utilizam o Meta Ads agora podem adicionar músicas aos seus anúncios de “imagem única” no Reels, para ajudar a aumentar o engajamento;
  • Adequação da Marca: conforme compartilhado, a big tech também está lançando um controle de filtro de inventário de adequação de marca e sua solução de verificação de adequação de marca de terceiros com o Meta Business Partner, Zefr, para Facebook e Instagram Reels. Basicamente, uma ferramenta que garante aos anunciantes que suas campanhas não serão exibidas próximas a conteúdos impróprios.

Leia também: Instagram Está Explorando Elementos de IA Generativa

Por que a Meta está desenvolvendo esses recursos e quando estarão disponíveis?

Segundo comentado por um porta-voz da Meta, os criativos no Reels representam os melhores desempenhos de campanhas e, com o aumento no consumo desses conteúdos, as soluções oferecidas pela big tech precisam ser proveitosas para ambas as partes: consumidor, marca e Meta:

“À medida que as pessoas passam mais tempo assistindo Reels no Facebook e Instagram – as reproduções de Reels ultrapassam 200 bilhões por dia no Facebook e Instagram – estamos construindo maneiras de tornar os anúncios de Reels mais envolventes para as pessoas e mais eficazes para os anunciantes.”

Além disso, como mostramos durante este artigo, alguns dos novos recursos anunciados pela Meta – que já estão disponíveis – são inspirados em funcionalidades já existentes no TikTok Ads, o que levou a Meta a atualizar suas possibilidades. 

Instagram Atualiza Políticas de UGC para Aumentar Oportunidades de Colaboração de Conteúdos

Em maio deste ano, o Instagram anunciou uma atualização nas suas políticas de marketing de afiliados, renomeando seus anúncios de “Conteúdo de Marca” para “Anúncios de Parceria” (você pode conferir mais sobre a mudança ainda neste artigo).

Com essa mudança, a rede social possibilitou que as marcas promovessem mais formatos de conteúdos dos usuários, não apenas aqueles com o rótulo “Parceria Paga”. Conforme compartilhado pela própria Meta:

“Os anunciantes agora podem impulsionar mais tipos de conteúdo orgânico do Instagram como anúncios de parceria, incluindo conteúdo de marca com o rótulo de parceria paga, postagens do Instagram Collab, @menções, tags de pessoas, tags de produtos e outros conteúdos sem o rótulo de parceria paga.”

Na prática, o processo de permissão para anúncios de parceria continua o mesmo: o criador pode ativar a opção “Permitir que o parceiro de marca impulsione”, dando à empresa a capacidade de usar a publicação para seus próprios anúncios.

(Imagem: Social Media Today | Reprodução)

No entanto, a mudança fornece uma nova gama de possibilidades de monetizar UGC (User Generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo Usuário), expandindo o potencial de parceria dos criadores e das marcas.

Anúncios de Conteúdo no Instagram agora são Anúncios de Parceria

Conforme anunciado no dia 5 de maio, o Instagram está mudando a nomenclatura dos anúncios de “conteúdo de marca” para anúncios de “parceria”. Essa atualização, apesar de parecer pequena, oferece novas oportunidades para marcas e criadores colaborarem em esforços de publicidade, permitindo que os anunciantes expandam o conteúdo originário de um criador ou de outra conta parceira.

Como funcionam os novos Anúncios de Parceria?

Os anúncios de parceria permitem que os anunciantes promovam uma variedade mais ampla de conteúdo orgânico do Instagram, incluindo conteúdo de marca com o rótulo de parceria paga, postagens do Instagram Collab, @mentions, tags de pessoas, tags de produtos e outros conteúdos que não apresentam o rótulo de parceria paga.

Dessa forma, essa atualização permite que as marcas aproveitem melhor o conteúdo gerado por usuários, aumentando o envolvimento e a visibilidade de suas campanhas publicitárias.

Segundo o Instagram, os anúncios de parceria são o método mais eficiente e transparente para anunciantes e parceiros trabalharem juntos em campanhas publicitárias. Conforme dados de testes iniciais mostraram, as campanhas que combinam anúncios de parceria com anúncios business-as-usual (BAU) resultam em taxas de cliques 53% maiores, custo por ação 19% menor e uma probabilidade de 99% de superar os anúncios BAU por conta própria.

Além disso, a atualização também torna os anúncios de parceria ainda mais fáceis de usar, permitindo que os anunciantes criem novos anúncios de parceria no Gerenciador de Anúncios sem precisar de uma postagem existente, dando maior flexibilidade para as marcas e possibilitando a criação de novas campanhas publicitárias a partir de conteúdo já disponível ou a partir de ideias novas e originais.

Novos formatos de anúncios do Instagram

Pensando em maximizar sua receita e expandir as possibilidades para os anunciantes, o Instagram está testando quatro novos formatos de anúncios para impulsionar as vendas de final de ano. Confira quais são as novidades!

Anúncios AR

O primeiro anúncio do Instagram é o lançamento de uma versão beta de anúncios AR, disponíveis tanto para feed quanto para stories.

(Imagem: Social Media Today | Reprodução)

Esses anúncios são construídos na plataforma Spark AR, e são criados para ilustrar melhor a disposição de produtos, convidando os usuários a interagirem com esse “efeito” e instigar a curiosidade para mais informações sobre ele. Você pode incluir o posicionamento de móveis virtuais em sua casa ou o teste de direção de um carro no aplicativo, por exemplo.

De acordo com a Meta, essa é uma forma das empresas começarem a expandir sua relação com o engajamento:

“Ao dar às empresas ferramentas para criar experiências mais personalizadas e imersivas hoje, vamos ajudá-las a impulsionar o desempenho e a se preparar para o metaverso.”

AR/VR e o Metaverso

A grande aposta da Meta é expandir a inclusão do Metaverso nos dia a dia das pessoas, afinal, a relação do público com AR (Augmented Reality ou Realidade Aumentada) ainda está em passos iniciais se comparada à VR (Virtual Reality ou Realidade Virtual).

O grande diferencial é que, com a criação desses objetos virtuais em 3D, a Meta consegue instigar mais o interesse das pessoas pelo seu novo universo virtual e avança seu pensamento sobre as abordagens de anúncios.

Anúncios na aba “Explorar”

Além dele, o Instagram também anunciou a possibilidade de incluir anúncios na aba “Explorar” do aplicativo, onde os usuários costumam encontrar publicações de diversas contas, baseadas no comportamento e nas preferências de conteúdo que ele demonstra.

(Imagem: Social Media Today | Reprodução)

O novo bloco de anúncios poderá aparecer para os usuários logo na primeira página da aba. Com relação ao tamanho do anúncio, o Instagram não esclareceu se todos terão o destaque do exemplo, mas, de qualquer forma, esse bloco aumenta a possibilidade de exibir seus produtos no feed de descoberta principal do aplicativo, algo que até o momento só era possível de forma orgânica.

De acordo com o Instagram, essa é uma nova forma de alcançar os usuários “nos primeiros estágios de descoberta de novos conteúdos com os quais eles se importam”.

Anúncios no feed do perfil

Outra proposta do Instagram, direcionado principalmente para influenciadores e criadores de conteúdo, é a possibilidade de incluir anúncios dentro do feed pessoal de cada usuário. Dessa forma, sempre que um usuário chegar até um perfil e clicar em uma publicação, ele poderá ver anúncios ao rolar o feed daquela conta.

Anúncios de “vários anunciantes”

Para aprimorar ainda mais os anúncios, o Instagram está investindo mais em Inteligência Artificial para exibir anúncios de empresas semelhantes às que o usuário já teve contato. De acordo com a rede social:

“Quando uma pessoa expressa intenção comercial ao se engajar com um anúncio, entregamos mais anúncios de outras empresas que podem ser de seu interesse, impulsionados pelo aprendizado de máquina.”

A intenção é colocar cada vez mais as marcas em contato com os usuários interessados, impulsionando a possibilidade de conversão com base em dados de intenção.

(Imagem: Social Media Today | Reprodução)

Conte com a Agência Mestre para gerar mais resultados com Tráfego Pago!

O Meta Ads (que engloba o Facebook Ads e o Instagram Ads), é apenas um dos diversos canais de mídia paga que a sua empresa pode utilizar para alcançar metas audaciosas no meio digital!

As possibilidades são muito amplas e investir aleatoriamente em campanhas que não são estrategicamente pensadas para o seu negócio pode gerar mais prejuízos do que retornos. Por isso, é preciso entender onde a sua audiência está e o que ela busca em cada canal antes de iniciar uma estratégia.

Independentemente se você atua no mercado B2B ou B2C, existe uma estratégia de tráfego pago ideal para o seu negócio! Descubra como a Agência Mestre pode te ajudar a desenvolvê-la conhecendo nosso serviço personalizado de Mídia Mestre.

LEIA MAIS

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Melhor Horário Para Anunciar no Google ou Facebook

Confira neste artigo como alcançar mais pessoas e descubra qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?