Redes Sociais

Instagram Está Explorando Elementos de IA Generativa

Por Raquel Pereira

Descubra as novas funcionalidades de IA do Instagram e prepare-se para o futuro da criação de conteúdo.

Raquel Pereira

O Instagram, uma das principais plataformas de mídia social do mundo, está passando por algumas transformações importantes para se adaptar às novas tecnologias de IA.

Recentemente, a Meta anunciou que está trabalhando para integrar elementos de inteligência artificial generativa na rede social, uma mudança que pretende otimizar a maneira como os usuários interagem com a plataforma.

Confira alguns dos recursos de IA que estão sendo desenvolvidos para o Instagram:

Novas ferramentas de IA Generativa

Apesar dos esforços do Instagram estarem mais concentrados no Threads recentemente, a Big Tech não deixou a sua rede de compartilhamento de fotos e vídeos de lado.

Segundo compartilhado pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg:

“No ano passado, vimos alguns avanços realmente incríveis na IA generativa e isso nos dá a oportunidade de agora pegar essa tecnologia, impulsioná-la e incorporá-la a cada um de nossos produtos”.

Zuckerberg destacou os avanços significativos na inteligência artificial generativa e ainda expressou o desejo de incorporar essa tecnologia em todos os produtos da empresa e, com o Instagram sendo uma das principais plataformas da Meta, a rede social estará na vanguarda dessa revolução.

Leia também: Instagram: Relatório de Previsões de Tendências para 2023

Confira as principais novidades anunciadas e algumas imagens compartilhadas por Alessandro Paluzzi sobre a aparência desses recursos:

Chatbot de IA

Semelhante à ferramenta My AI chatbot do Snapchat, o Instagram está experimentando uma nova interface de usuário conversacional, integrada às suas mensagens diretas (DMs).

Com o novo “chatbot de IA do Instagram”, os usuários poderão “chamar” essa ferramenta em suas DMs regulares (como o Bing no Skype), permitindo-lhes fazer perguntas sobre vários tópicos, tudo em tempo real.

Imagem de Alessandro Paluzzi, publicada em Social Media Today.

Resumo de DMs

Além do chatbot, os usuários terão acesso a uma ferramenta de IA que poderá resumir as mensagens dos usuários, economizando tempo para os criadores e marcas que recebem muitos DMs por dia, por exemplo.

Adam Mosseri, chefe do Instagram, já havia compartilhado que as interações no Instagram estão mudando para DMs, portanto, essa ferramenta pode ser muito útil para impulsionar o engajamento na rede.

Etiquetas em Conteúdo Gerado por IA

Além das ferramentas para DMs, o Instagram está planejando adicionar mais transparência ao conteúdo gerado por IA, com novas etiquetas que indicarão quando uma imagem foi criada por IA, por exemplo.

Imagem de Alessandro Paluzzi, publicada em Social Media Today.

 

Leia também: Explicando o Algoritmo: Como o Instagram Classifica seus Conteúdos

Criação de Adesivos com IA Generativa

Outra ferramenta na qual o Instagram está trabalhando permitirá aos usuários criar gráficos personalizados com base em prompts de texto, o que vai possibilitar a criação de conteúdo visual de IA diretamente na plataforma, que pode ser adicionado a qualquer postagem do Instagram.

Imagem de Alessandro Paluzzi, publicada em Social Media Today.

Ou seja, a criação de “adesivos” e “GIFs para o Instagram” ficará mais simples, permitindo que as marcas e os criadores tornem suas postagens ainda mais personalizadas e criem um senso de comunidade, compartilhando suas próprias “figurinhas” com seus seguidores.

Ferramentas de Edição Visual

Seguindo a ideia de criação de elementos visuais com base em prompts de textos, a rede social também está desenvolvendo ferramentas de IA que permitirão aos usuários remover ou substituir elementos de suas postagens durante o processo de criação, facilitando a edição de pequenos pontos em suas publicações.

Isso inclui o “AI brush”, que permitirá aos usuários substituir partes de suas imagens, usando IA para preencher as lacunas, e o “Restyle”, que permitirá aos usuários recriar seções de uma imagem carregada usando prompts de texto.

Quando os novos recursos de IA do Instagram estarão disponíveis?

Ainda não há uma data específica para quando esses recursos estarão disponíveis, mas é seguro dizer que podemos esperar ver mais funções de IA se integrando ao nosso feed do Instagram em breve.

Essas ferramentas representam os primeiros passos em uma nova era de interação com a mídia social e, à medida que essas ferramentas melhoram, os usuários também poderão aprimorar o uso delas e tornar a interação com essas redes sociais ainda mais personalizadas e únicas.

O futuro da Criação de Conteúdo com IA

As ferramentas de IA, como as que estão sendo desenvolvidas para o Instagram, têm o potencial de transformar a maneira como criamos e consumimos conteúdo, assim como o ChatGPT revolucionou a pesquisa online.

Elas podem automatizar tarefas repetitivas, permitindo aos criadores de conteúdo se concentrar em aspectos mais criativos e estratégicos de seu trabalho, ajudando na personalização do conteúdo para atender às preferências individuais dos usuários, melhorando a experiência do usuário e aumentando o engajamento.

Durante o evento Cannes Lions International Festival of Creativity, a vice-presidente global de marketing de anúncios do Google, Marie Gulin-Merle, abordou a possibilidade dos profissionais de marketing voltarem a “se concentrarem no marketing” graças aos avanços de IA. Confira os detalhes sobre esse encontro conferindo o conteúdo da nossa última Newsletter Semanal.

A criação de adesivos com IA generativa, por exemplo, permitirá aos usuários do Instagram criar gráficos personalizados com base em prompts de texto. Isso não apenas economiza tempo, mas também abre novas possibilidades para a expressão criativa. Da mesma forma, as ferramentas de edição visual baseadas em IA permitirão aos usuários remover ou substituir elementos de suas postagens, dando-lhes mais controle sobre o conteúdo que criam.

No entanto, é importante notar que, embora a IA possa oferecer muitos benefícios, também apresenta desafios, afinal, questões como responsabilidade de IA relacionadas a privacidade, segurança e ética precisam ser cuidadosamente consideradas à medida que continuamos a integrar a IA em nossas plataformas de mídia social.

À medida que continuamos a explorar o potencial dessa tecnologia, podemos esperar ver uma revolução na maneira como criamos e consumimos conteúdo.

Descubra como você pode se tornar um especialista em criação de conteúdo com IA! Conheça nosso curso exclusivo sobre o chatbot mais popular da atualidade: o Mestres do ChatGPT. Com nossas aulas, você pode dominar a ferramenta e extrair o máximo de suas estratégias digitais.

LEIA MAIS

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?